“Gangues” de ratos esfomeados invadem ruas de várias cidades nos EUA

Peter Boylan / Wikimedia

Os humanos não foram os únicos cujas vidas foram interrompidas pela pandemia de covid-19. Milhões de ratos que vivem debaixo das ruas de grandes cidades nos Estados Unidos viram o seu mundo ficar de pernas para o ar.

Geralmente, os ratos vivem em locais como esgotos e linhas de metro durante o dia e aventuram-se nas ruas à noite, quando tudo é mais tranquilo, para se deleitarem com os restos de comida deixados pelos restaurantes nos contentores do lixo.

Mas, de acordo com a revista Newsweek, com o confinamento deixou de haver tantos restos de comida à sua disposição e, por isso, estes animais passaram a ser vistos na rua em plena luz do dia.

“Não sabíamos que dependiam tanto do nosso lixo para sobreviver. A pandemia provou o quão dependentes são de nós”, disse Bobby Corrigan, especialista em roedores e consultor de gestão de pragas que desenvolveu programas de controlo de roedores para o Departamento de Saúde e Higiene Mental da cidade de Nova Iorque.

Em maio, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças alertaram que os ratos estavam a tornar-se cada vez mais agressivos na busca por alimento, uma vez que os restaurantes no país continuam fechados.

Segundo a mesma publicação, nos últimos tempos, os grupos de ratos estão a procurar em toda a parte por novas fontes de alimento, entrando em conflitos frequentes e, muitas vezes, recorrendo ao canibalismo e ao infanticídio.

O lado positivo desta ‘guerra’ é que os humanos não estão entre as vítimas. “Eles não vêm atacar os nossos tornozelos, nem tentam atacar-nos quando estamos a dormir”, brincou Corrigan.

Os Estados Unidos contabilizam 118 mil mortes e cerca de 2,2 milhões de infeções desde o início da pandemia, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …