“Gangues” de ratos esfomeados invadem ruas de várias cidades nos EUA

Peter Boylan / Wikimedia

Os humanos não foram os únicos cujas vidas foram interrompidas pela pandemia de covid-19. Milhões de ratos que vivem debaixo das ruas de grandes cidades nos Estados Unidos viram o seu mundo ficar de pernas para o ar.

Geralmente, os ratos vivem em locais como esgotos e linhas de metro durante o dia e aventuram-se nas ruas à noite, quando tudo é mais tranquilo, para se deleitarem com os restos de comida deixados pelos restaurantes nos contentores do lixo.

Mas, de acordo com a revista Newsweek, com o confinamento deixou de haver tantos restos de comida à sua disposição e, por isso, estes animais passaram a ser vistos na rua em plena luz do dia.

“Não sabíamos que dependiam tanto do nosso lixo para sobreviver. A pandemia provou o quão dependentes são de nós”, disse Bobby Corrigan, especialista em roedores e consultor de gestão de pragas que desenvolveu programas de controlo de roedores para o Departamento de Saúde e Higiene Mental da cidade de Nova Iorque.

Em maio, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças alertaram que os ratos estavam a tornar-se cada vez mais agressivos na busca por alimento, uma vez que os restaurantes no país continuam fechados.

Segundo a mesma publicação, nos últimos tempos, os grupos de ratos estão a procurar em toda a parte por novas fontes de alimento, entrando em conflitos frequentes e, muitas vezes, recorrendo ao canibalismo e ao infanticídio.

O lado positivo desta ‘guerra’ é que os humanos não estão entre as vítimas. “Eles não vêm atacar os nossos tornozelos, nem tentam atacar-nos quando estamos a dormir”, brincou Corrigan.

Os Estados Unidos contabilizam 118 mil mortes e cerca de 2,2 milhões de infeções desde o início da pandemia, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.