Gangue internacional extorquiu milhares de euros a fingir afiar facas

Consultórios de dentistas, hospitais e empresas foram alvo de um gangue internacional, constituído por famílias ciganas de vários países europeus, que extorquiu centenas de milhares de euros sob o falso pretexto de afiar facas e ferramentas.

O caso é reportado pelo Jornal de Notícias (JN) que fala de uma espécie de “multinacional do crime”, notando que “meia dúzia de famílias, espalhadas por países europeus”, criaram um verdadeiro gangue internacional que, ao longo de 10 anos, conseguiu extorquir centenas de milhares de euros a empresas e hospitais em Portugal.

O esquema passava por oferecer serviços de afiação de facas e de ferramentas a preços mais baixos do que os do mercado. Mas, na verdade, os instrumentos nunca eram afiados, o que não impedia os burlões de cobrarem “quantias astronómicas”, como nota o JN.

Entre as empresas burladas está a Herdade do Esporão de José Roquette, ex-presidente do Sporting, que, em 2009, pagou 23.541 euros “por um “banho de titânio” a tesouras, discos, martelos e correntes”, como refere o JN.

O Hospital de Valongo pagou 19 mil euros pela suposta afiação de 300 instrumentos, e o Hospital de Anadia desembolsou 2800 euros, segundo o mesmo diário.

O gangue actuava sob ameaças de morte, utilizando a etnia cigana “como arma”. “Não sabes com quem te meteste, somos ciganos”, alertavam, segundo o JN, frisando que ameaçavam “cortar as mãos”, “partir as pernas”, “matar” ou enviar “um grupo de 30 ou 50 ciganos” para pegarem fogo à empresa ou hospital.

Os crimes terão ocorrido entre 2002 e 2013, com seis clãs de famílias ciganas de Espanha, França, Itália, Alemanha e Holanda. Estes suspeitos viajavam até Portugal em “rulotes e auto-caravanas”, seguidos de automóveis de luxo, como Mercedes, BMW e Audi, que lhes davam cobertura como representantes credíveis de uma suposta empresa espanhola.

As autoridades portuguesas conseguiram acusar apenas 53 elementos do gangue, três dos quais estão em prisão preventiva. Por cumprir, estão 50 mandados de detenção europeus, o que impede a marcação de uma data para o julgamento.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Que maldade prender esta gente, então e a proteção às minorias étnicas? Vá lá, peguem, que é bom.
    Nota: acabo de ver aqui mais abaixo um artigo relacionado “três milhões de euros para integrar ciganos no mercado” Será que vão integrar os “amoladores” de facas? De qualquer modo aqui na minha zona, os ciganos já estão bem integrados no mercado, perdão, nas feiras.

  2. É tão previsível (e triste) ver a rapidez com que os ‘santos’ e ‘iluminados’, livres de ‘pecado’, de ‘raça superior’ a qualquer outra, aproveitam uma notícia deste tipo com o simples e único propósito de denegrir toda uma raça (seja ela qual for), por causa de um número qualquer de criminosos da raça X ou Y. Criminosos que são, que sejam entregues à Justiça e devidamente julgados. Agora, terei eu o direito de julgar o seu comentário (“Sousa”) – como exemplo máximo de sabedoria e consciência (leia-se com a devida ironia) – estendendo o mesmo resultado de julgamento a TODOS os que partilham a sua própria raça (muito possivelmente, que até será idêntica à minha na sua categorização)? Acima de tudo, pertenço à raça humana (“2. Bondoso, benfazejo, compassivo. // “humano”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa). Vamos tentar todos evoluir mais um bocadinho, sim?…

    • É… por isso é que o Bolsonaro (e mais 3 filhos!) é político profissional há 30 anos e o Brasil é o que se sabe!…
      Mas, mais interessante do que isso, foi vê-lo ainda hoje a fazer um discurso numa daquelas igrejas brasileiras manhosas que, a extorquir dinheiro aos palermas, perdão, aos fieis, fazem deste gangue internacional de ciganos, uns autênticos meninos de coro!!!
      Ou seja, ele diz que vai atacar os bandidos/criminosos/corruptos, mas ganhou as eleições principalmente com o apoio de um bando criminosos que todos os meses “roubam” milhões ao fieis, a quem vendem a “graça de deus”!!
      Está-se mesmo a ver o belo resultado que isso vai dar…

  3. “Gangue internacional extorquiu milhares de euros a fingir afiar facas” nada de relevante ao lado de “Gangue da geringonça continua a extorquir milhares de milhões de euros a fingir governar”

RESPONDER

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …