Galiza exige certificado digital ou teste negativo em hotéis e restauração

A Galiza é a primeira região em Espanha a exigir o certificado de vacinação ou teste negativo à covid-19 para o acesso a hotéis e restaurantes nos municípios com elevada propagação do vírus, foi anunciado esta quarta-feira.

Esta medida, que já está em funcionamento em outros países, como Portugal e Grécia, pode ser lançada pela primeira vez em Espanha na Galiza, pois o Presidente da Junta da Galiza, Alberto Nuñez Feijóo, acredita que existe uma “base legal” para a sua aplicação.

Os documentos a serem exigidos para o acesso a hotéis, restaurantes ou bares podem ser um teste diagnóstico negativo para a covid-19 feito nas últimas 72 horas ou um certificado de vacinação ou recuperação da doença para todos os maiores de 12 anos, noticia a agência EFE.

No entanto, a ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias, questionada sobre a utilização do certificado digital da União Europeia para aquele fim, destacou que este documento tem como objetivo facilitar a mobilidade entre países para quem está vacinado, recuperou da doença ou realizou teste negativo.

Carolina Darias sublinhou que é necessário uma base jurídica que permita entrar em vigor a proposta da Galiza e garantiu que esta será analisada “em devido tempo, seja adequada ou não”.

Nas Ilhas Canárias, o executivo local, que revê todas as quintas-feiras o nível de alerta das diferentes ilhas, está a ponderar implementar a medida na quinta-feira, devido ao aumento de infeções. Para a tomada de decisão, o Governo liderado por Ángel Víctor Torres apresentará um relatório da comissão científica e dos serviços jurídicos, adiantaram à agência EFE fontes do executivo.

Outros países estão já a exigir o certificado de vacinação para o acesso a estabelecimentos, como a França, que vai passar a pedir este documento para o acesso a eventos culturais, centros comerciais, viagens de comboio ou entrada em bares e restaurantes. A medida deverá entrar em vigor no início de agosto, assim que foi votada na Assembleia Nacional.

Em Portugal já está em vigor a apresentação do teste negativo ou certificado de vacinação para o acesso ao interior dos restaurantes nos concelhos com maior incidência de covid-19 ao fim de semana.

Na Grécia, desde a semana passada que o interior de bares, restaurantes, discotecas, cinemas ou teatros está aberto, com capacidade de 85%, apenas para vacinados, havendo graves multas para os estabelecimentos que sirvam pessoas não vacinadas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …

Navio e cemitério egípcios encontrados em cidade submersa há mais de 1.000 anos

Um equipa de arqueólogos descobriu os destroços de um antigo navio egípcio que naufragou após ser atingido por blocos gigantes do famoso templo de Amon. Também foi encontrado um cemitério. O naufrágio ocorreu há cerca de …

Ferro espera que jovens resistentes à vacinação mudem de atitude

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, elogiou o processo de vacinação e disse esperar que os mais jovens mudem de atitude. Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova …

Governo cria 500 vagas no ensino superior para alunos desfavorecidos

O Governo vai criar 500 vagas no ensino superior e em cursos técnicos superiores profissionais, no ano letivo de 2022-23, destinados a alunos provenientes de zonas desfavorecidas. De acordo com o Público, a medida faz parte …

Consumir alimentos com ómega-3 pode aumentar a esperança de vida em cinco anos

Um novo estudo indica que ter altos níveis de ómega-3 no sangue pode aumentar a esperança de vida de um indivíduo em cinco anos. De acordo com o novo estudo, publicado The American Journal of Clinical …

Bebiana Cunha é a candidata do PAN à Câmara do Porto

Bebiana Cunha, líder parlamentar do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), é a candidata do partido à presidência da Câmara Municipal do Porto. A líder parlamentar do Pessoas-Animais-Natureza(PAN), Bebiana Cunha, de 35 anos, é a candidata do partido à presidência …

CP prevê perturbações na circulação de comboios a partir de hoje e até 15 de setembro

A CP - Comboios de Portugal prevê perturbações na circulação de comboios a partir de hoje, em todos os serviços, a nível nacional, e até 15 de setembro, devido a greves na empresa e na …