Vaporettos “venezianos” vão ligar Porto e gaia já este verão

nucleotidingsofjoy / Flickr

Um vaporetto em Veneza

Os vaporettos a ligar as ribeiras de Porto e Gaia vão começar a circular este verão, divulgou esta segunda-feira o presidente da Câmara de Gaia, que revelou já ter tido aval da APDL para a circulação naquela margem.

“É para arrancar este verão”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, à margem da cerimónia do hasteamento da Bandeira Azul 2015 no concelho que mais uma vez atingiu o pleno nos 15km de praias e que acabou de investir 500 mil euros em iluminação ecoeficiente.

Anunciado em fevereiro, o projeto de ligar as duas ribeiras com as embarcações típicas de Veneza, em Itália, “já tem o OK” da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana (APDL) para o lado de Gaia, de onde os barcos partirão do cais de atracagem do Clube Fluvial Portuense.

Os vaporettos aguardam agora a autorização para a margem do Porto, onde terá de ser acautelado que a rota não colida com outras já atribuídas, informou a APDL

Concluído esse processo, caberá à APDL a abertura de concurso, que dará preferência, por imposição legal, à operadora que fez a proposta caso esta queira concorrer.

Segundo Vítor Rodrigues, as ligações fluviais em vaporettos terão partidas “de 15 em 15 minutos” com um preço de bilhete “não só para turistas”.

A ligação entre os dois centros históricos surge graças a “uma articulação entre Porto e Gaia” e será também “um atrativo turístico”, acrescentou o autarca, que também ontem divulgou o interesse em incluir no concurso da Estradas de Portugal uma travessia pedonal exterior no tabuleiro inferior da ponte Luís I como forma de melhorar a mobilidade entre os dois concelhos.

Em fevereiro o presidente da Câmara do Porto revelou o interesse da cidade na intenção do operador turístico Taylor’s de implementar um transporte de barco entre as duas margens do Douro.

Rui Moreira disse então que a embarcação da Taylor’s poderia “usar a plataforma de S. Nicolau, a montante do parque de estacionamento da Alfândega”, onde “está o barco da capitania [do Porto]”.

Contactada pela Lusa, a Taylor’s não quis confirmar a autoria do projeto turístico que foi debatido em reunião de câmara do Porto e divulgado pelas duas autarquias, escusando-se a dar qualquer informação sobre os vaporettos uma vez que, disse, a empresa não está “a comunicar nada”.

A Lusa tentou ouvir a Câmara do Porto mas tal não foi possível até ao momento.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …