Vaporettos “venezianos” vão ligar Porto e gaia já este verão

nucleotidingsofjoy / Flickr

Um vaporetto em Veneza

Os vaporettos a ligar as ribeiras de Porto e Gaia vão começar a circular este verão, divulgou esta segunda-feira o presidente da Câmara de Gaia, que revelou já ter tido aval da APDL para a circulação naquela margem.

“É para arrancar este verão”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, à margem da cerimónia do hasteamento da Bandeira Azul 2015 no concelho que mais uma vez atingiu o pleno nos 15km de praias e que acabou de investir 500 mil euros em iluminação ecoeficiente.

Anunciado em fevereiro, o projeto de ligar as duas ribeiras com as embarcações típicas de Veneza, em Itália, “já tem o OK” da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana (APDL) para o lado de Gaia, de onde os barcos partirão do cais de atracagem do Clube Fluvial Portuense.

Os vaporettos aguardam agora a autorização para a margem do Porto, onde terá de ser acautelado que a rota não colida com outras já atribuídas, informou a APDL

Concluído esse processo, caberá à APDL a abertura de concurso, que dará preferência, por imposição legal, à operadora que fez a proposta caso esta queira concorrer.

Segundo Vítor Rodrigues, as ligações fluviais em vaporettos terão partidas “de 15 em 15 minutos” com um preço de bilhete “não só para turistas”.

A ligação entre os dois centros históricos surge graças a “uma articulação entre Porto e Gaia” e será também “um atrativo turístico”, acrescentou o autarca, que também ontem divulgou o interesse em incluir no concurso da Estradas de Portugal uma travessia pedonal exterior no tabuleiro inferior da ponte Luís I como forma de melhorar a mobilidade entre os dois concelhos.

Em fevereiro o presidente da Câmara do Porto revelou o interesse da cidade na intenção do operador turístico Taylor’s de implementar um transporte de barco entre as duas margens do Douro.

Rui Moreira disse então que a embarcação da Taylor’s poderia “usar a plataforma de S. Nicolau, a montante do parque de estacionamento da Alfândega”, onde “está o barco da capitania [do Porto]”.

Contactada pela Lusa, a Taylor’s não quis confirmar a autoria do projeto turístico que foi debatido em reunião de câmara do Porto e divulgado pelas duas autarquias, escusando-se a dar qualquer informação sobre os vaporettos uma vez que, disse, a empresa não está “a comunicar nada”.

A Lusa tentou ouvir a Câmara do Porto mas tal não foi possível até ao momento.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Infantas Cristina e Elena vacinaram-se em Abu Dhabi

As Infantas Elena e Cristina de Borbón foram vacinadas em Abu Dhabi, durante uma visita ao pai, o rei emérito Juan Carlos, que se refugiou no verão do ano passado. Segundo o The Guardian, a Família …

Rúben Amorim renova contrato com o Sporting até junho de 2024

O treinador Rúben Amorim prolongou por mais uma época o contrato com o Sporting, até 30 de junho de 2024, anunciou esta quinta-feira o clube. O treinador de 36 anos sucedeu em 5 de março de …

Estatísticas no futebol: "Os coletes até evitam lesões"

O presente e o futuro dos números, na perspetiva de Hernâni Ribeiro. Em Portugal ainda não há uma utilização massiva dos dados estatísticos no futebol. Daqui a 10 ou 15 anos, cada clube vai ter alguém …

Empresário brasileiro nega ter tido acesso ao avião apreendido com 500 quilos de cocaína

O empresário brasileiro Rowles Magalhães Silva negou ter tido acesso à chave do avião privado apreendido em Salvador, Brasil, com mais de 500 quilogramas de cocaína a bordo e que tinha como destino o aeródromo …

UE quer 78% da população empregada até 2030. 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano

Um estudo publicado recentemente mostra que 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano. A Comissão Europeia vai propor uma meta de ter 78% da população da União Europeia (UE) empregada até 2030. De …

Príncipe Filipe “melhorou ligeiramente”, mas já há protocolo em caso de óbito real

Numa altura em que está prestes a completar 100 anos de idade, o marido da Rainha Isabel II encontra-se internado desde 16 de Fevereiro. Esta semana o duque de Edimburgo foi transferido de hospital devido …

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …