O próximo presidente do Sporting vai precisar de 60 milhões

Manuel de Almeida / Lusa

Bruno de Carvalho com José Maria Ricciardi

O banqueiro José Maria Ricciardi considerou na quarta feira, numa entrevista à TVI 24, que qualquer candidato a presidente do Sporting vai precisar duma avultada quantia em dinheiro, que poderá ascender a 60 milhões ou mais.

Para Ricciardi, que já foi apoiante de Bruno de Carvalho, a série de rescisões por justa causa terão impacto no montante que o próximo presidente do clube precisará.

“Não tenho uma estimativa mas dependerá do resultado das rescisões destes nove jogadores. Se for dada razão aos mesmos, e há uma probabilidade razoável que isso aconteça, infelizmente, por tudo o que se passou. Isso tem uma interferência nos valores”, disse citado pelo Diário de Notícias.

O banqueiro explicou que “as consequências dessas rescisões passarão por pagar os restantes anos de contrato aos jogadores e, além disso, haverá o contrato dos ativos”, alertando que a “perda poderá oscilar entre os 100 e os 200 milhões de euros”.

Ricciardi considerou também que a destituição do Conselho Diretivo suspenso pode ajudar a reverter as decisões dos jogadores. “Acredito que alguns jogadores possam voltar atrás. Não direi todos. Ou para ficar no Sporting ou para aceitarem ser negociados”.

Confrontado com o valor de 60 milhões, o banqueiro disse que “poderá precisar de mais porque corre-se esse risco. Esse será talvez o valor mínimo que esta SAD poderá precisar”, acrescentou.

A Assembleia Geral de dia 23 foi também abordada na entrevista. Ricciardi grantiu que estará “como sócio a votar”, apelando por isso “que todos os sócios possam ir a esta AG, onde se vai jogar o futuro de uma grande instituição como o Sporting.”

Ricciardi não descarta candidatura

Ricciardi não descartou a possibilidade de concorrer à presidência do clube, mas considerou que o problema não está na ordem do dia, realçando que as eleições só serão possíveis se os sócios votarem na AG de sábado. O banqueiro sublinhou a existência de “alternativas fortíssimas“.

“Qualquer candidatura terá de ser um pouco diferente das atuais a instituições como FC Porto ou Benfica. O Sporting está numa situação dramática – em pré-falência, pré-insolvência na SAD – e qualquer candidatura terá de ter uma capacidade económica e financeira muito para além do que seria o normal, até do ponto de vista desportivo”.

A candidatura terá ainda de “ser agregadora porque o Conselho Diretivo suspenso dividiu e partiu o clube. Nunca se viu em 112 anos de história andarem uns grupos contra outros”.

Questionado sobre as candidaturas de Dionísio Castro e Frederico Varandas, considerou que esta não é uma boa altura para debater essas propostas, uma vez que os sportinguistas “ainda não votaram se querem que esta direção continue ou não”.

Novamente  confrontado com a possibilidade de ser candidato, o banqueiro admitiu que “não está com falsas modéstias, mas existem outras alternativas fortíssimas no Sporting. Não faltarão sportinguistas que possam ser candidatos se os sócios assim o decidirem”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …