Furos de gás em Aljubarrota e Pombal ameaçam vestígios arqueológicos

As prospeções de gás natural em Aljubarrota e em Pombal, já anunciadas para 2019 serão feitas em terrenos de “elevada sensibilidade arqueológica”, apontam os estudos de Impacto Ambiental (EIA) das duas explorações, em discussão pública desde quarta-feira no portal Participa.

De acordo com o jornal Público, que revela esta quinta-feira a situação, a epxploração de gás – a cargo da empresa Australis Oil & Gas -, vai abranger cerca 2510 quilómetros quadrados onshore – em terra – na Bacia Lusitânica, e deverá ter a “duração máxima de dez meses de trabalho de campo”.

De acordo com os relatórios, os impactos mais significativos da prospeção estão relacionados com o facto de o local escolhido fazer parte de um território de “elevada sensibilidade arqueológica e espeleo-arqueológica”.

“As fontes documentais dão nota da existência de vestígios de ocupação humana desde períodos bastante remotos a céu aberto e em gruta”, lê-se nos EIA.

No caso particular da exploração de Aljubarrota, nota o matutino, o facto desta estar próxima a locais com “imóveis classificados e em vias de classificação ou outros monumentos, sítios e áreas protegidas por lei” pode “condicionar a configuração ou a execução do projeto”.

“A diversidade e a abundância de vestígios arqueológicos, arquitetónicos e etnográficos registados numa área alargada à volta da área de implantação do projeto indiciam uma elevada sensibilidade arqueológica”, frisam ainda os documentos.

Os estudos de Impacto Ambiental das duas prospeções de gás ficam em consulta pública até ao próximo dia 27 de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

IVA da luz a 6%. Ministro sugere que famílias mudem para potência mais baixa

O ministro do Ambiente e Transição Energética não afastou a extensão a redução do IVA da luz a mais contratos, mas sugeriu que as famílias mudassem para a potência mais baixa para poderem beneficiar da …

CGTP. Milhares de trabalhadores manifestam-se contra a precariedade. Professores juntam-se ao protesto

Milhares de trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se esta quinta-feira a Lisboa para integrar a manifestação nacional que a CGTP promove em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Segundo João Torres, dirigente …

Bruno de Caravalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …