Furos de gás em Aljubarrota e Pombal ameaçam vestígios arqueológicos

As prospeções de gás natural em Aljubarrota e em Pombal, já anunciadas para 2019 serão feitas em terrenos de “elevada sensibilidade arqueológica”, apontam os estudos de Impacto Ambiental (EIA) das duas explorações, em discussão pública desde quarta-feira no portal Participa.

De acordo com o jornal Público, que revela esta quinta-feira a situação, a epxploração de gás – a cargo da empresa Australis Oil & Gas -, vai abranger cerca 2510 quilómetros quadrados onshore – em terra – na Bacia Lusitânica, e deverá ter a “duração máxima de dez meses de trabalho de campo”.

De acordo com os relatórios, os impactos mais significativos da prospeção estão relacionados com o facto de o local escolhido fazer parte de um território de “elevada sensibilidade arqueológica e espeleo-arqueológica”.

“As fontes documentais dão nota da existência de vestígios de ocupação humana desde períodos bastante remotos a céu aberto e em gruta”, lê-se nos EIA.

No caso particular da exploração de Aljubarrota, nota o matutino, o facto desta estar próxima a locais com “imóveis classificados e em vias de classificação ou outros monumentos, sítios e áreas protegidas por lei” pode “condicionar a configuração ou a execução do projeto”.

“A diversidade e a abundância de vestígios arqueológicos, arquitetónicos e etnográficos registados numa área alargada à volta da área de implantação do projeto indiciam uma elevada sensibilidade arqueológica”, frisam ainda os documentos.

Os estudos de Impacto Ambiental das duas prospeções de gás ficam em consulta pública até ao próximo dia 27 de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cinco blocos operatórios iniciam paralisação de mais de um mês

Enfermeiros de cinco blocos operatórios de hospitais públicos iniciam esta quinta-feira uma greve de mais de um mês às cirurgias programadas, que pode adiar ou cancelar milhares de operações. A greve cirúrgica, decretada pela Associação Sindical …

Se é alérgico a amendoim, saiba que há uma luz ao fundo do túnel

A esperança é a última a morrer para as pessoas que são alérgicas a amendoins. Um estudo recente constatou que os participantes normalmente incapazes de tolerar a exposição a um décimo de um único amendoim …

Rover Marte 2020: NASA já escolheu o local de aterragem

A NASA anunciou na segunda-feira o local de aterragem para sonda da missão Marte 2020: um delta de um rio ancestral. A missão tem como objetivo provar que existiu vida no Planeta Vermelho. Mesmo que Marte esteja …

"Bactéria de Schrödinger" pode ser um marco na biologia quântica

Uma análise de um grupo de investigação da Universidade de Oxford, no Reino Unido, alegou sucesso no entrelaçamento de bactérias com fotões, as partículas de luz. A equipa estudou uma experiência realizada em 2016 por David …

Um sistema estelar na Via Láctea ameaça morrer com uma colossal explosão

Pela primeira vez, astrónomos encontraram um sistema estelar na Via Láctea que pode produzir uma explosão de raios gama - um dos fenómenos conhecidos mais brilhantes e energéticos do Universo. O sistema estelar é oficialmente chamado …

Autor de ameaça de bomba é professor universitário de baixa psiquiátrica

O diretor da Escola Superior de Educação e Comunicação, António Guerreiro, disse que a ameaça foi feita por um antigo docente da Universidade do Algarve. O suspeito terá sido levado para a esquadra. O autor da …

Pequena aldeia do Canadá acordou com um enorme icebergue à porta

A pequena aldeia de Ferryland, na península de Avalon, no Canadá, acordou neste fim-de-semana com um enorme icebergue "à porta". A massa de gelo ficou presa em águas pouco profundas na costa da Terra Nova …

Índia inaugura o seu primeiro hospital para elefantes

A Índia inaugurou o seu primeiro hospital para elefantes na passada sexta-feira no estado de Uttar Pradesh, no norte do país. As novas instalações são fruto do trabalho desenvolvido pela Wildlife SOS, uma organização sem …

Sul-coreano Kim Jong-yang é o novo presidente da Interpol

O sul-coreano Kim Jong-yang foi esta quarta-feira eleito presidente da Interpol para terminar o mandato iniciado pelo chinês Meng Hongwei, investigado por suspeitas de corrupção, anunciou a maior organização policial do mundo. Kim Jong-yang era já …

Estacionamento selvagem e atropelamentos. Lisboa quer regras para trotinetas elétricas

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou na terça-feira uma recomendação do CDS-PP para a criação de regras e boas práticas para as trotinetas elétricas na cidade. Os dois primeiros pontos do documento foram aprovados por unanimidade, …