/

Furacão Willa faz 4000 deslocados e causa “apagões” no México

Ángel Hernández / EPA

Furacão Willa aproxim-se do México

O furacão Willa atingiu cidades costeiras, vilas piscatórias e quintas no México com ventos de 195 quilómetros por hora na noite de terça-feira (madrugada de hoje em Lisboa), causando ‘apagões’ de energia, mas sem registo de vítimas.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que a tempestade de categoria 3 atingiu terra perto de Isla del Bosque, no estado de Sinaloa. As autoridades federais adiantaram que houve relatos de apagões de energia em alguns locais e danos em estruturas frágeis que tinham telhados de zinco.

A avaliação dos danos está a ser dificultada pela escuridão e pela interrupção das comunicações. O furacão Willa, contudo, está a perder força enquanto prossegue o seu caminho em terras mexicanas.

O Willa atingiu terra a cerca de 80 quilómetros a sudeste de Mazatlan, uma cidade que tem grandes hotéis e cerca de meio milhão de pessoas.

As chuvas torrenciais começaram à tarde e as autoridades mexicanas informaram que foram obrigadas a deslocar mais de 4.250 pessoas em cidades costeiras, tendo montado 58 abrigos antes da chegada da tempestade.

O furacão também atingiu as Ilhas Marias, situadas a cerca de 100 quilómetros do continente, nas quais se encontram uma reserva natural e uma prisão federal.

O Willa pode ser um dos furacões mais fortes a atingir a costa pacífica do México, depois do furacão Patricia em 2015, que foi o furacão mais forte já observado no planeta.

O ano de 2018 já viu 10 grandes furacões só na zona nordeste do Pacífico. Um número crescente de grandes furacões, juntamente com uma maior propensão de tempestades a sofrer “intensificação rápida”, são consequências esperadas de águas oceânicas mais quentes, resultantes das alterações climáticas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.