Fundador e ex-vice-presidente do Chega expulso do partido

6

Hugo Delgado/LUSA

André Ventura

José Dias foi expulso devido a publicações nas redes sociais onde critica a direção do partido e aponta o dedo a André Ventura. O ex-militante diz estar a ser silenciado por ter uma opinião diferente.

O fundador e ex-vice-presidente do Chega José Dias, que foi também candidato autárquico, foi expulso do partido “devido a posts nas redes sociais e em grupos de militantes e simpatizantes do partido”.

O Conselho de Jurisdição Nacional justifica ainda a decisão com entrevistas onde Dias afirmou que “o partido não pode ser só André Ventura e seus amigos” e que “a direção é figura de corpo presente” porque é Ventura “quem decide tudo”.

O militante 14 do partido já tinha sido suspenso em agosto de 2022, poucos dias após o fundador ter criticado no Facebook o lugar escolhido para a rentrée do Chega, que seria. “André Ventura – o líder dos grandes pavilhões populares, dos restaurantes cheios e das tiradas inflamadas que o povo gosta de ouvir – aburguesou-se? Agora prefere os espaços alcatifados, espelhados e bem fechados, cheios de guarda-costas, com uma audiência reduzida a cerca de 300 fregueses e compadres a pagarem 30 euros por cabeça?”, escreveu.

A suspensão só terminava no final de Fevereiro, mas o Conselho decidiu avançar com a expulsão, relata o Expresso. José Dias afirma ao mesmo jornal que a expulsão se trata de uma “aberração jurídica” e que “nem no tempo de Marcello Caetano” se punia alguém “por artigos de opinião”.

José Dias acredita ainda que o timing da sua expulsão não foi uma coincidência e que esta foi decidida agora para evitar a sua presença na V Convenção Nacional do Chega, que se vai realizar entre os dias 27 e 29 de Janeiro em Santarém.

Recorde-se que a marcaçãp desta reunião se deve a um novo chumbo dos estatutos do Chega por parte do Tribunal Constitucional, que apontou uma “uma significativa concentração de poderes” em André Ventura, “problemas de transparência” e restrições à liberdade de expressão dos militantes.

ZAP //

6 Comments

  1. Realmente o efeito “Bolsonaro” , que tanto defende , sobe – lhe cada vez mais a cabeça e torna-se uma fonte de inspiração para o nosso Politiqueiro Populista A.V .

  2. Isto não é possível, até porque o andré ventura em letra pequena porque não merece mais ,ainda deve estar em Brasilia,
    porque ele disse que ia lá á posse do bolsonaro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.