Função Pública. Governo usa progressões para garantir aumentos

alancleaver_2000 / Flickr

O Governo aprovou o novo salário mínimo de 635 euros na administração pública, mas as progressões aplicam-se antes das subidas salariais.

Esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, o Governo aprovou o aumento da remuneração base na administração pública de 580 para 635,07 euros. No entanto, uma parte dos trabalhadores atingirá este patamar através das progressões na carreira.

Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência, esclareceu ao Público que a progressão se faz em primeiro lugar. Desta forma, alguns funcionários públicos chegarão aos 635 euros usando os dez pontos que acumularam na avaliação. Na prática, só quem não está em condições de progredir será abrangido pelo decreto-lei que aumenta a remuneração base.

Segundo o Governo, uma parte dos 70 mil funcionários públicos serão abrangidos pelo aumento da remuneração mínima que chegará aos 635 euros por causa das progressões e não pela aplicação do decreto-lei.

Maria Manuel Leitão Marques explicou que o decreto-lei faz a atualização da remuneração base da administração pública e “não tem nada a ver com o regime de progressão de carreira”. Além disso, acrescentou, o aumento “é uma atualização salarial e não é tratado como uma valorização salarial”.

A diferença na terminologia usada não é inocente, uma vez que a “valorização salarial” limpa os pontos e não é este o caso, assegurou a ministra da Presidência.

A progressão ocorre antes da aplicação do decreto-lei. Desta forma, os trabalhadores em condições de progredir, progridem, e só depois se aplica o diploma que coloca a remuneração base da administração pública na quarta posição da Tabela Remuneratória (TRU), resume o matutino.

A ministra garante que a atualização aprovada “não prejudica nenhum trabalhador em funções públicas relativamente à sua progressão na carreira, a qual ocorre, em função dos pontos acumulados, a partir de 1 de Janeiro de 2019”.

No entanto, os sindicatos discordam, defendendo que todos os funcionários públicos que estão abaixo dos 635 euros devem ser aumentados para este nível salarial, por via da aplicação do decreto-lei. E, acrescentam, quem tiver os dez pontos necessários deve passar para a posição remuneratória seguinte que corresponde a um salário de 683 euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de "disparate" em Matosinhos, Costa promete "lição exemplar" à Galp. Empresa não comenta

António Costa deixou críticas ao encerramento da refinaria de Matosinhos, na sequência da decisão da Galp de concentrar as operações em Sines. A empresa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre as declarações. No domingo, o secretário-geral …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …