Função Pública envelhecida: um quarto dos funcionários tem mais de 55 anos

alancleaver_2000 / Flickr

No início de 2018, quase 12 mil funcionários públicos tinham mais de 65 anos. Somados aos trabalhadores com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos, representam já um quarto do total dos funcionários do Estado.

No início deste ano, eram quase 12 mil os funcionários públicos com mais de 65 anos. Somados aos que têm idades compreendidas entre 55 e 64 anos, representam já 25% dos trabalhadores da função pública. Pelo contrário, os trabalhadores com menos de 24 anos são pouco mais de 12.500, um quebra de 35% nos últimos seis anos.

O envelhecimento da função pública foi uma das preocupações de Mário Centeno, apresentada numa audição na Comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social esta quarta-feira.

Segundo o Diário de Notícias, o ministro sublinhou a necessidade de renovação e de esta necessitar de ser feita com tempo, para acautelar a formação de novos quadros e a aposta numa administração pública que proporcione boas condições de trabalho e, ao mesmo tempo, seja melhor organizada e gerida.

Apesar de espelhar a situação que se verifica no reto do país, o envelhecimento na função pública acentuou-se de forma mais intensa devido ao aperto nas entradas de novos trabalhadores no período da troika.

Em 2011, a administração pública contava com 19.414 funcionários com menos de 25 anos (2,7%), enquanto que os que tinham idade entre os 55 e os 64 anos eram 111.900 e os que estavam à beira da reforma totalizavam 5111 (0,8%).

Em junho de 2017, os mais novos caíram para 12.569, enquanto que os mais velhos avançaram para 160.953 (55-64 anos). Os que se encontravam à beira da reforma duplicaram para 11.410.

Desta forma, conclui o jornal, em seis anos os trabalhadores com ais de 55 anos viram o seu peso aumentar de 16% para 25% do total.

Também os sindicatos da administração pública estão atentos a este problema relacionado com o envelhecimento, tendo sido um dos motivos que levou a que a política de recrutamento tenha sido incluída no protocolo negocial que a Federação dos Sindicatos da Administração Pública e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado assinaram com a secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Fátima Fonseca.

Helena Rodrigues, presidente do STE, frisou que “o rejuvenescimento é uma necessidade mas não pode traduzir-se apenas em palavras, tem de ser acompanhada de medidas”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A medida é p/ TODOS e não só p/ a FP. Se estão a alargar o anos p/ se ir p/ a reforma estão á espera de quê? As pessoas terão de trabalhar até mais tarde, é evidente. Não se pode viver de ar e vento…
    E a FP ainda quando vai p/ a reforma tem reformas bem mais altas que os trabalham p/ os privados.

    Se a FP chora então que dirão os outros trabalhadores…

  2. As reformas só são mais altas se os funcionários públicos descontarem mais, e como isso é habitual, não há que estranhar. Mesmo assim, há reformas no sector privado mais elevadas do que no público, apesar de quem a recebe ter descontado menos em relação a todo o tempo de descontos.

  3. Funcionarios publicos envelhecidos, desmotivados, desatualizados, no topo de carreira e com salarios chorudos, subsidios e bonificações, a ocupar lugares de chefia ou com baixas medias e a meter cunhas para familiares e amigos, e ainda levam grandes reformas para casa face ao que descontaram.
    Os mais novos, entram e fazem o seu trabalho e o dos colegas mais velhos, ganham uma miséria, não tem carreira nem progressão, não tem expetativas e rapidamente desanimam e desmotivam fazendo do serviço publico aquilo que temos hoje.
    O governo, seja ele qual for, governa-se a si e aos seus, não pensa no pais nem no longo prazo.
    Casa onde não há pao todos ralham e ninguém tem razão.

RESPONDER

PGR abre inquérito ao caso do procurador europeu José Guerra

O Ministério Público instaurou um inquérito ao caso da nomeação do procurador europeu no seguimento da participação criminal apresentada pela Ordem dos Advogados e de uma denúncia anónima. "Na sequência de denúncia apresentada pela Ordem dos …

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …

Segurança Social avalia pais que impediram filhos de ir às aulas de Cidadania

O pai dos dois estudantes impedidos de frequentar as aulas obrigatórias de Cidadania e Desenvolvimento assegura que levará o caso até às últimas instâncias. O processo continua sem acordo e com a Segurança Social em …