Função Pública envelhecida: um quarto dos funcionários tem mais de 55 anos

alancleaver_2000 / Flickr

No início de 2018, quase 12 mil funcionários públicos tinham mais de 65 anos. Somados aos trabalhadores com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos, representam já um quarto do total dos funcionários do Estado.

No início deste ano, eram quase 12 mil os funcionários públicos com mais de 65 anos. Somados aos que têm idades compreendidas entre 55 e 64 anos, representam já 25% dos trabalhadores da função pública. Pelo contrário, os trabalhadores com menos de 24 anos são pouco mais de 12.500, um quebra de 35% nos últimos seis anos.

O envelhecimento da função pública foi uma das preocupações de Mário Centeno, apresentada numa audição na Comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social esta quarta-feira.

Segundo o Diário de Notícias, o ministro sublinhou a necessidade de renovação e de esta necessitar de ser feita com tempo, para acautelar a formação de novos quadros e a aposta numa administração pública que proporcione boas condições de trabalho e, ao mesmo tempo, seja melhor organizada e gerida.

Apesar de espelhar a situação que se verifica no reto do país, o envelhecimento na função pública acentuou-se de forma mais intensa devido ao aperto nas entradas de novos trabalhadores no período da troika.

Em 2011, a administração pública contava com 19.414 funcionários com menos de 25 anos (2,7%), enquanto que os que tinham idade entre os 55 e os 64 anos eram 111.900 e os que estavam à beira da reforma totalizavam 5111 (0,8%).

Em junho de 2017, os mais novos caíram para 12.569, enquanto que os mais velhos avançaram para 160.953 (55-64 anos). Os que se encontravam à beira da reforma duplicaram para 11.410.

Desta forma, conclui o jornal, em seis anos os trabalhadores com ais de 55 anos viram o seu peso aumentar de 16% para 25% do total.

Também os sindicatos da administração pública estão atentos a este problema relacionado com o envelhecimento, tendo sido um dos motivos que levou a que a política de recrutamento tenha sido incluída no protocolo negocial que a Federação dos Sindicatos da Administração Pública e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado assinaram com a secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Fátima Fonseca.

Helena Rodrigues, presidente do STE, frisou que “o rejuvenescimento é uma necessidade mas não pode traduzir-se apenas em palavras, tem de ser acompanhada de medidas”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A medida é p/ TODOS e não só p/ a FP. Se estão a alargar o anos p/ se ir p/ a reforma estão á espera de quê? As pessoas terão de trabalhar até mais tarde, é evidente. Não se pode viver de ar e vento…
    E a FP ainda quando vai p/ a reforma tem reformas bem mais altas que os trabalham p/ os privados.

    Se a FP chora então que dirão os outros trabalhadores…

  2. As reformas só são mais altas se os funcionários públicos descontarem mais, e como isso é habitual, não há que estranhar. Mesmo assim, há reformas no sector privado mais elevadas do que no público, apesar de quem a recebe ter descontado menos em relação a todo o tempo de descontos.

  3. Funcionarios publicos envelhecidos, desmotivados, desatualizados, no topo de carreira e com salarios chorudos, subsidios e bonificações, a ocupar lugares de chefia ou com baixas medias e a meter cunhas para familiares e amigos, e ainda levam grandes reformas para casa face ao que descontaram.
    Os mais novos, entram e fazem o seu trabalho e o dos colegas mais velhos, ganham uma miséria, não tem carreira nem progressão, não tem expetativas e rapidamente desanimam e desmotivam fazendo do serviço publico aquilo que temos hoje.
    O governo, seja ele qual for, governa-se a si e aos seus, não pensa no pais nem no longo prazo.
    Casa onde não há pao todos ralham e ninguém tem razão.

RESPONDER

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …

Encontrado túmulo milenar de príncipe com coleção de peças valiosas

Em Corinaldo, perto da costa do Adriático, no norte da região italiana de Marche, a descoberta de um túmulo do século VII a.C. trouxe luz a diversos aspetos da Cultura Picena. Os picentinos foram um povo …