Função Pública envelhecida: um quarto dos funcionários tem mais de 55 anos

alancleaver_2000 / Flickr

No início de 2018, quase 12 mil funcionários públicos tinham mais de 65 anos. Somados aos trabalhadores com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos, representam já um quarto do total dos funcionários do Estado.

No início deste ano, eram quase 12 mil os funcionários públicos com mais de 65 anos. Somados aos que têm idades compreendidas entre 55 e 64 anos, representam já 25% dos trabalhadores da função pública. Pelo contrário, os trabalhadores com menos de 24 anos são pouco mais de 12.500, um quebra de 35% nos últimos seis anos.

O envelhecimento da função pública foi uma das preocupações de Mário Centeno, apresentada numa audição na Comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social esta quarta-feira.

Segundo o Diário de Notícias, o ministro sublinhou a necessidade de renovação e de esta necessitar de ser feita com tempo, para acautelar a formação de novos quadros e a aposta numa administração pública que proporcione boas condições de trabalho e, ao mesmo tempo, seja melhor organizada e gerida.

Apesar de espelhar a situação que se verifica no reto do país, o envelhecimento na função pública acentuou-se de forma mais intensa devido ao aperto nas entradas de novos trabalhadores no período da troika.

Em 2011, a administração pública contava com 19.414 funcionários com menos de 25 anos (2,7%), enquanto que os que tinham idade entre os 55 e os 64 anos eram 111.900 e os que estavam à beira da reforma totalizavam 5111 (0,8%).

Em junho de 2017, os mais novos caíram para 12.569, enquanto que os mais velhos avançaram para 160.953 (55-64 anos). Os que se encontravam à beira da reforma duplicaram para 11.410.

Desta forma, conclui o jornal, em seis anos os trabalhadores com ais de 55 anos viram o seu peso aumentar de 16% para 25% do total.

Também os sindicatos da administração pública estão atentos a este problema relacionado com o envelhecimento, tendo sido um dos motivos que levou a que a política de recrutamento tenha sido incluída no protocolo negocial que a Federação dos Sindicatos da Administração Pública e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado assinaram com a secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Fátima Fonseca.

Helena Rodrigues, presidente do STE, frisou que “o rejuvenescimento é uma necessidade mas não pode traduzir-se apenas em palavras, tem de ser acompanhada de medidas”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A medida é p/ TODOS e não só p/ a FP. Se estão a alargar o anos p/ se ir p/ a reforma estão á espera de quê? As pessoas terão de trabalhar até mais tarde, é evidente. Não se pode viver de ar e vento…
    E a FP ainda quando vai p/ a reforma tem reformas bem mais altas que os trabalham p/ os privados.

    Se a FP chora então que dirão os outros trabalhadores…

  2. As reformas só são mais altas se os funcionários públicos descontarem mais, e como isso é habitual, não há que estranhar. Mesmo assim, há reformas no sector privado mais elevadas do que no público, apesar de quem a recebe ter descontado menos em relação a todo o tempo de descontos.

  3. Funcionarios publicos envelhecidos, desmotivados, desatualizados, no topo de carreira e com salarios chorudos, subsidios e bonificações, a ocupar lugares de chefia ou com baixas medias e a meter cunhas para familiares e amigos, e ainda levam grandes reformas para casa face ao que descontaram.
    Os mais novos, entram e fazem o seu trabalho e o dos colegas mais velhos, ganham uma miséria, não tem carreira nem progressão, não tem expetativas e rapidamente desanimam e desmotivam fazendo do serviço publico aquilo que temos hoje.
    O governo, seja ele qual for, governa-se a si e aos seus, não pensa no pais nem no longo prazo.
    Casa onde não há pao todos ralham e ninguém tem razão.

RESPONDER

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …