//

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

2

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada entre os dois países.

O anúncio foi feito pela ministra da Indústria, Comércio e Turismo espanhola, Reyes Maroto, em declarações ao jornal espanhol El Periodico.

Segundo a ministra, Espanha poderá começar a receber turistas a partir de 22 de junho, se o fizerem de acordo com as condições de segurança estabelecidas. Os primeiros a reabrir serão as ilhas Canárias e Baleares.

As fronteiras espanholas estão fechadas desde março, como uma das medidas para conter a propagação do novo coronavírus, permitindo apenas a passagem de trabalhadores transfronteiriços e condutores de mercadorias. A decisão surge após o Parlamento espanhol decidir prolongar o estado de emergência até 20 de junho.

Questionado pelo Diário de Notícias, fonte do Ministério da Administração Interna português disse que ainda não há uma decisão tomada sobre a reabertura das fronteiras com Espanha. Segundo o mesmo jornal, o acordo era manter o encerramento até 15 de junho e reavaliar a situação epidemiológica nos dis países para decidir o que fazer depois dessa data.

Já em declarações à agência Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros português manifestou-se surpreendido com o anúncio por Espanha de uma reabertura da fronteira comum a 22 de junho e sublinhou que quem decide sobre a reabertura da fronteira portuguesa “é naturalmente Portugal”.

Augusto Santos Silva disse à Lusa que o anúncio “não se inscreve” no quadro de “cooperação estreita” entre os dois Governos para a gestão da fronteira comum. “Quem decide sobre a abertura da fronteira portuguesa é naturalmente Portugal e Portugal quer fazê-lo em coordenação estreita com o único Estado com o qual tem uma fronteira terrestre, Espanha”, acrescentou, precisando que já estão a ser pedidos “esclarecimentos ao Governo de Espanha”.

De acordo com o DN, a decisão tem de ser conjunta e tomada após conversações entre o ministro Eduardo Cabrita e o seu homólogo espanhol Fernando Grande-Marlaska.

Esta semana, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, admitiu manter encerradas as fronteiras terrestres e aérea com Espanha, enquanto existisse uma quarentena interna no país vizinho, ou seja, até ao fim de junho.

Espanha tinha decidido que iria abrir fronteiras em julho e promete dar garantias de segurança sanitária aos turistas, desafiando os espanhóis a planificarem as suas férias em território nacional.

O país vizinho foi um dos países bastante afetados pela pandemia de covid-19, tendo superado os 240 mil casos e 27 mil mortes.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Um dos poucos aspectos positivos desta grande trapalhada da China é voltarmos a ser quase um país normal com fronteiras. Até nos dá uns vislumbres da soberania que outrora tivemos e pela qual muito sangue os nossos “avós” derramaram.

  2. Portugal precisa do turismo Espanhol sem margem de dúvidas mas,acho que os nossos amigos Espanhois pensam que Portugal faz parte de Espanha.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.