De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários.

Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários tornou-se um enorme sucesso em França. Segundo o Expresso, o objetivo do projeto é combater a fome a o desperdício alimentar.

Dounia Mebtoul é a mentora desta iniciativa que nasceu em junho de 2017, na capital francesa. A empreendedora social inspirou-se num projeto semelhante que conheceu em Londres enquanto esteve a estudar na capital britânica.

A Cantina do 18.º bairro de Paris foi o primeiro espaço do projeto solidário, inaugurado há dois anos num restaurante que pertence à mãe de Dounia. Atualmente, existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários, 19 dos quais na capital. A expectativa é que esse número duplique até ao final do ano.

De acordo com o jornal, cerca de meia centena de pessoas desloca-se por dia a cada um dos espaços que acolhe frigoríficos solidários. Não há um perfil específico: as portas estão abertas para quem precisa, desde sem-abrigo, estudantes ou famílias que vivem em situação de precariedade.

“Há pessoas que chegam a vir aqui três vezes por dia. Ninguém tem que se justificar. Se alguém passar por uma fase mais difícil, o que pode acontecer a todos, pode beneficiar com este projeto”, explicou Dounia Mebtoul, ao Parisien.

Os produtos colocados nestes frigoríficos solidários têm que estar dentro do prazo de validade e bem acondicionados. Além disso, tem que ser garantida a limpeza e a manutenção dos frigoríficos.

No âmbito do Orçamento Participativo, serão financiados 15 novos frigoríficos solidários em Paris, no valor de 1300 euros cada. O próximo passo, segundo Dounia Mebtoul, consistirá em exportar o projeto para outros países espalhados pelo mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …