/

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários.

Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários tornou-se um enorme sucesso em França. Segundo o Expresso, o objetivo do projeto é combater a fome a o desperdício alimentar.

Dounia Mebtoul é a mentora desta iniciativa que nasceu em junho de 2017, na capital francesa. A empreendedora social inspirou-se num projeto semelhante que conheceu em Londres enquanto esteve a estudar na capital britânica.

A Cantina do 18.º bairro de Paris foi o primeiro espaço do projeto solidário, inaugurado há dois anos num restaurante que pertence à mãe de Dounia. Atualmente, existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários, 19 dos quais na capital. A expectativa é que esse número duplique até ao final do ano.

De acordo com o jornal, cerca de meia centena de pessoas desloca-se por dia a cada um dos espaços que acolhe frigoríficos solidários. Não há um perfil específico: as portas estão abertas para quem precisa, desde sem-abrigo, estudantes ou famílias que vivem em situação de precariedade.

“Há pessoas que chegam a vir aqui três vezes por dia. Ninguém tem que se justificar. Se alguém passar por uma fase mais difícil, o que pode acontecer a todos, pode beneficiar com este projeto”, explicou Dounia Mebtoul, ao Parisien.

Os produtos colocados nestes frigoríficos solidários têm que estar dentro do prazo de validade e bem acondicionados. Além disso, tem que ser garantida a limpeza e a manutenção dos frigoríficos.

No âmbito do Orçamento Participativo, serão financiados 15 novos frigoríficos solidários em Paris, no valor de 1300 euros cada. O próximo passo, segundo Dounia Mebtoul, consistirá em exportar o projeto para outros países espalhados pelo mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.