/

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

9

Álvaro Millán / Flickr

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros.

Os números são avançados este domingo pelo Jornal de Notícias na sua edição impressa, que dá conta que as verbas foram atribuídas a vários setores, como a indústria, agricultura, ambiente ou tecnologia e tiveram na base fundos europeus.

Trata-se de subsídios oriundos de instrumentos financeiros como o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo Social Europeu e o programa Portugal 2020.

A investigação, iniciada em 2015, levou a abertura de 443 inquéritos-crime e remeteu 120 processos para o Ministério Público. O mesmo matutino detalha que foram constituídos 297 arguidos e detidas 13 pessoas.

Ao jornal, fonte da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, explicou que a fraude em causa passava por submeter candidaturas a determinadas verbas sem intenção de as aplicar no projeto apresentado a concurso e posterior desvio para outros fins.

Alguns casos incluíam a criação de empresas fictícias e a falsificação de faturas.

O Jornal de Notícias escreve ainda que o valor total destas fraudes dava para “salvar” a TAP duas vezes. A companhia área portuguesa, recorde-se, vai ser alvo de uma reestruturação no valor de 1,2 mil milhões de euros.

ZAP //

9 Comments

  1. Essas fraudes têm sido na sua maioria praticadas pelos governos de Portugal sejam da Direita ou da Esquerda a porcaria é igual.
    Tudo com o aval do presidente da República.

  2. Problema fácil de resolver a nível europeu, país que não cumpra perde direitos, a nível nacional, funcionário corrupto mais candidato oportunista, perda de direitos, prisão e multa pesada, o problema está é que o país tornou-se num ninho de corrupção, já são mais os corruptos do que os honestos.

  3. E ainda á gente com cara de lata para virem aqui criticar autoridades de outros países de corruptos!!
    Haja paciência.

  4. O português é sempre o mesmo, os ladrões são sempre os politicos “VERDADE” mas não se esqueçam do comum cidadão que inventa empresas como muitas outras situações diferentes para roubar o estado, que é o nosso País, politicos sim mas há mais que se escondem atrás deles grandes e pequenos, sim porque grão a grão enche a galinha o papo.

  5. “Salvar” a TAP, em si mesmo, é uma fraude. “Salvar” qualquer empresa, como se fosse uma vaca sagrada, é uma fraude. As empresas não são para “salvar”, são para gerir bem ou então naturalmente falir e dar espaço a outras que façam diferente e melhor. Há que salvar é as pessoas, especialmente as pobres almas que já foram doutrinadas a achar que há empresas especiais que são para “salvar”. Não há, é só e apenas fraude. Fraude. Fraude dos contribuintes e fraude das outras empresas que têm que concorrer com a vaca sagrada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.