Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Álvaro Millán / Flickr

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros.

Os números são avançados este domingo pelo Jornal de Notícias na sua edição impressa, que dá conta que as verbas foram atribuídas a vários setores, como a indústria, agricultura, ambiente ou tecnologia e tiveram na base fundos europeus.

Trata-se de subsídios oriundos de instrumentos financeiros como o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo Social Europeu e o programa Portugal 2020.

A investigação, iniciada em 2015, levou a abertura de 443 inquéritos-crime e remeteu 120 processos para o Ministério Público. O mesmo matutino detalha que foram constituídos 297 arguidos e detidas 13 pessoas.

Ao jornal, fonte da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, explicou que a fraude em causa passava por submeter candidaturas a determinadas verbas sem intenção de as aplicar no projeto apresentado a concurso e posterior desvio para outros fins.

Alguns casos incluíam a criação de empresas fictícias e a falsificação de faturas.

O Jornal de Notícias escreve ainda que o valor total destas fraudes dava para “salvar” a TAP duas vezes. A companhia área portuguesa, recorde-se, vai ser alvo de uma reestruturação no valor de 1,2 mil milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Essas fraudes têm sido na sua maioria praticadas pelos governos de Portugal sejam da Direita ou da Esquerda a porcaria é igual.
    Tudo com o aval do presidente da República.

  2. Problema fácil de resolver a nível europeu, país que não cumpra perde direitos, a nível nacional, funcionário corrupto mais candidato oportunista, perda de direitos, prisão e multa pesada, o problema está é que o país tornou-se num ninho de corrupção, já são mais os corruptos do que os honestos.

  3. E ainda á gente com cara de lata para virem aqui criticar autoridades de outros países de corruptos!!
    Haja paciência.

  4. O português é sempre o mesmo, os ladrões são sempre os politicos “VERDADE” mas não se esqueçam do comum cidadão que inventa empresas como muitas outras situações diferentes para roubar o estado, que é o nosso País, politicos sim mas há mais que se escondem atrás deles grandes e pequenos, sim porque grão a grão enche a galinha o papo.

  5. “Salvar” a TAP, em si mesmo, é uma fraude. “Salvar” qualquer empresa, como se fosse uma vaca sagrada, é uma fraude. As empresas não são para “salvar”, são para gerir bem ou então naturalmente falir e dar espaço a outras que façam diferente e melhor. Há que salvar é as pessoas, especialmente as pobres almas que já foram doutrinadas a achar que há empresas especiais que são para “salvar”. Não há, é só e apenas fraude. Fraude. Fraude dos contribuintes e fraude das outras empresas que têm que concorrer com a vaca sagrada.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …