Nas candidaturas a apoios, houve quem declarasse danos em construções que já estavam abandonadas ou em ruínas antes dos incêndios.
14 667 processos de candidatura a apoios dos agricultores afetados pelos incêndios de outubro do ano passado foi interpostos. Desses, o Ministério da Agricultura detetou 339 tentativas de fraude, alerta o Correio da Manhã.
Na maioria dos casos estarão candidaturas para quem sofreu prejuízos entre os mil e os cinco mil euros. Uma das situações mais detetadas terá sido a a apresentação da mesma candidatura, para o mesmo terreno, por diferentes titulares e/ou a diferentes medidas.
Houve também quem declarasse danos em construções que já se encontravam abandonadas ou em ruínas antes da ocorrência dos incêndios e que registasse danos superiores aos realmente sofridos, revela aquele jornal.
Pelo que apurou o CM junto de fonte do Ministério da Agricultura, todas as candidaturas que apresentaram discrepâncias de valores até 10% superiores aos montantes estabelecidos foram validadas. As que estavam num intervalo entre os 11% e 34% acima do valor determinado foram ajustadas para o preço real. Já as superiores a 35% terão sido rejeitadas pela tutela.
Ao longo de todo o processo de atribuição das indemnizações aos agricultores prejudicados pelos fogos de 2017 – tanto os de Pedrógão Grande, em junho, como os de outubro, que afetaram 44 concelhos da zona Centro – foram atribuídas verbas na ordem dos 62 milhões de euros. Segundo o Ministério da Agricultura, liderado por Capoulas Santos, foram apoiados, através do regime simplificado, um total de 23 746 agricultores.
Os autores dessas falsas candidaturas, deviam ser punidos criminalmente por tentativa de obtenção ilegal de dinheiros públicos.
sempre oportunistas ….
Pois é, não é São. E a gente os vê até pela janela.
O camarada Victor abaixo generaliza. Na verdade não somos tos e mesmo na hora de pagar alguns sonegam.
mesmo, parece que quem não se arma em chico esperto, não é bem visto
Típico dos tugas
Portanto, deves ser um verdadeiro tuga!…
Espetadores atentos