“É uma fraude”. Exploração de lítio em Portugal “não é viável”

(dr) Dakota Minerals

Prospecção de lítio em Montalegre

O presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude considera que a exploração de lítio em Portugal não é viável e que o uso de fundos comunitários neste sentido pode ser considerado uma fraude.

Óscar Afonso, presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude, tem uma opinião forte em relação à exploração de lítio em Portugal. Na sua opinião, só num contexto em que as reservas mundiais acabem é que as reservas nacionais são viáveis.

“A evolução dos preços, com a dimensão das reservas e com os custos fixos e variáveis associados ao projeto, não consigo perceber como é que pode ser viável“, disse, em declarações à Rádio Renascença.

E vai mais longe, dizendo mesmo que um eventual uso de fundos comunitários para construir uma refinaria de lítio em território nacional pode ser visto como uma fraude.

“Se eu achar que as pessoas sabem que aquilo não é rentável e mesmo assim avançam, porque o objetivo é aceder a fundos comunitários, que compensam isso e, portanto, não se importam, isso é uma coisa fraudulenta em relação às pessoas que lá vivem e em relação ao resto da Europa. Se eu acreditar que as pessoas sabem isso e, mesmo assim, querem avançar: é uma fraude“, atirou.

O presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude explica que as reservas nacionais são “insignificantes” e que, por isso, não se justifica a sua exploração.

O ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, mostra-se convencido que as explorações de lítio no país possam arrancar no primeiro trimestre de 2020, após a aprovação de “novas exigências ambientais”.

“Para haver um concurso para a prospeção e depois a eventual concessão dos nove locais que estão determinados, com sendo aqueles onde há uma maior existência de lítio, tem de ser precedido de uma nova lei, para que haja um conjunto de garantias, à cabeça, nomeadamente, ambientais”, disse Matos Fernandes.

Ainda em janeiro, a “febre do lítio” em Portugal foi destacada na imprensa internacional. É realçada a resistência que se tem sentido por parte das populações locais.

A exploração da mina do Barroso, segundo David Archer, CEO da Savannah Resources, empresa britânica que apresentou um projeto de exploração para a mina, pode diretamente criar 200 postos de trabalho e outros 400 indiretamente.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Já há muito que tinha percebido que o principal negócio não é a extração de litio, mas sim a corrida aos milhões de fundos!!
    Essas multinacionais mafiosas já estão habituadas a estes esquemas e, se não houvesse fundos/subsídios, eles nem sequer punham os pés em Montalegre, etc!…
    Vamos lá ver o que essa Savannah Resources vai fazer e quanto empregos vai criar… e quantos milhões vai receber…

    • Tu és um gajo do caraças. Vês o que mais ninguém vê e não vês o que todos veem. Continua assim e pelo meio vai ao médico ver se tirar as palas

      • O Hidrogénio é que vai bombar!
        E tu és ingénuo e nao devias acreditar no pai natal, corres o risco de ficar mal…
        a própria impresa de exploração de lítio foi criada em meses… a pressão que está a ser feita para isto ir para a frente… é tudo aldrabões para meter dinheiro ao bolso…
        Vem um gajo dizer o contrario e ele é que está errado… povo cego pela merda do futebol e das novelas…

  2. Vai ser como em África: 95% dos lucros ficam na empresa concessionária e 5% para Portugal, obviamente distribuídos pelos bolsos dos amigos do costume….

    • Mas qual África e quais lucros?
      Vai ser como no resto da Europa: milhões para os bolsos das multinacionais (e “amigos”) para “prospeção” e nada de extração!!
      Vamos esperar para ver quanto lítio será extraído e quantos empregos serão criados…
      A única coisa que é certa é que os milhões de fundos vão ser “usados”!…

  3. Eu também gostava de saber como estaria o país se não fossem os fundos comunitários. Deram para muita coisa e para muitos roubarem. Estaria pior que nos tempos do Salazar.

RESPONDER

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …