“Febre do lítio” em Portugal destacada na imprensa internacional

(dr) Dakota Minerals

Prospecção de lítio em Montalegre

A exploração do Lítio em Portugal está em destaque na imprensa internacional esta segunda-feira. É realçada a resistência que se tem sentido por parte das populações locais.

O OZY, em parceria com o Financial Times, publicou uma reportagem em que relata a disputa existente pela exploração do chamado ‘ouro branco’ e a resistência popular que tem encontrado.

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram mais de duas dezenas de solicitações de prospeção no ano passado, embora as empresas mineiras continuem à espera dos concursos prometidos pelo Governo.

O ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, mostra-se convencido que as explorações de lítio no país possam arrancar no primeiro trimestre de 2020, após a aprovação de “novas exigências ambientais”.

“Para haver um concurso para a prospeção e depois a eventual concessão dos nove locais que estão determinados, com sendo aqueles onde há uma maior existência de lítio, tem de ser precedido de uma nova lei, para que haja um conjunto de garantias, à cabeça, nomeadamente, ambientais”, disse Matos Fernandes.

O governante concretizou que só após a aprovação do decreto-lei, “o concurso de exploração de lítio está em condições de ser lançado“.

O OZY destaca a resistência da população de Covas do Barroso, em Boticas, no distrito de Vila Real. Os habitantes da região temem que “a paisagem seja afetada, a água seja poluída e que a agricultura sustentável da qual a economia local depende seja perturbada”.

Está prevista a construção de uma refinaria de lítio no porto de Leixões, de forma a aproveitar ao máximo o valor do minério. O Governo espera conseguir atrair com as cinco áreas mais promissoras cerca de 3,2 mil milhões de euros em investimento.

Para além da preocupação das populações com as suas regiões, está também a ideia de que os carros elétricos não são a melhor forma de reduzir as emissões de dióxido de carbono.

“Durante a última década, os investimentos na agricultura orgânica e no turismo sustentável em pequena escala ajudaram a reviver as comunidades locais no interior rural do norte de Portugal, uma região que apenas começava a recuperar dos devastadores incêndios florestais de 2017″, lê-se na reportagem.

Por outro lado, David Archer, CEO da Savannah Resources, empresa britânica que apresentou um projeto de exploração para a mina do Barroso, tem uma opinião diferente. Archer acredita que durante os 15 anos de exploração útil da mina serão eliminados 110 milhões de toneladas em emissões de dióxido de carbono, já que não será necessário importar o lítio da China.

Além disso, explica que a exploração da mina pode diretamente criar 200 postos de trabalho e outros 400 indiretamente. O Governo e os municípios também saem a ganhar, com 250 milhões de euros estimados em impostos e royalties.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este caso do lítio deveria ser investigado a fundo. Tudo isto é muito suspeito. A forma como as concessões estão a ser “negociadas” e “atribuídas” e a quem, é de facto muito estranho. Cheira a negócio, corrupção e luvas bem quentinhas agora para o inverno… e verão.

  2. E porque razão uma refinaria em Leixões e não na área de exploração do minério? E porque não uma fábrica de baterias no país em vez de o minério sair da refinaria direitinho aos barcos para ir criar postos de trabalho e riqueza acrescentada noutros países? Sempre os mesmos vendedores da pátria!

  3. Ainda não perceberam que não querem retirar qualquer lítio de Portugal?
    O que interessa é arrecadar os milhões de fundos/subsídios para a prospeção, etc e depois vão cantar para outra freguesia!..

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …