Francisco garante que Igreja Católica não vai tolerar abusos sobre menores

O Papa Francisco disse este domingo no Vaticano que a Igreja Católica não vai “tolerar” quaisquer abusos sobre menores e defendeu a necessidade de “punir” os abusadores.

“Esta é uma tragédia: não devemos tolerar abusos de menores, temos de defender os menores e devemos punir severamente os abusadores”, declarou, desde a janela do apartamento pontifício, ao saudar os membros da Associação ‘Meter’.

Francisco recordou que esta instituição luta “há muitos anos contra todas as formas de abuso de menores”.

“Obrigado pelo vosso compromisso e continuem com coragem”, disse Francisco ao grupo, que se reuniu na Praça de São Pedro, para acompanhar a recitação da oração do Regina Coeli.

A delegação incluía voluntários empenhados na protecção de menores, famílias de crianças abusadas e vítimas da pedofilia. A iniciativa assinalou o 20.º Dia das Crianças Vítimas da Violência.

As crianças são abusadas por todos, não há uma categoria social específica. São devastadas na sua intimidade e os seus corpos são objecto do tráfico e do mercado”, explicou à Rádio Vaticano o padre Fortunato Di Noto, fundador da ONG.

O Papa Francisco reafirmou em fevereiro a política de ‘tolerância zero’ na Igreja Católica para casos de abuso sexuais e criticou os bispos que ignoram ou encobrem estas situações.

“Um bispo que muda de paróquia, um sacerdote quando se reconhece um caso de pedofilia, é um inconsciente e a melhor coisa que pode fazer é apresentar a renúncia“.

“Está claro?”, disse o Papa Francisco aos jornalistas, no regresso a Roma, durante o voo de regresso da sua visita ao México.

Bom Dia

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As garantias dele valem muito pouco, principalmente quando se fala da maior organização mafiosa do mundo – a igreja católica!
    Com cardeais pedófilos e corruptos (que nem sequer “respeitam” o Papa) é difícil garantir alguma coisa!…

    • este “ele” só conhece o que se calhar não quer conhecer. certo que existe pedofilia e corrupção na igreja católica. mas este papa reconheceu e basta-lhe a si “ele” reconhecer isso, sem vomitar ódio. quantas mais igrejas e/ou outras organizações reconheceram a existência destes e de outros crimes no seu seio ? quantas outras organizações tem a sua parte social e humanitária em acção espalhada pelo mundo ? “ele” sabe discernir ? leia p.f. as outras notícias “relacionadas” nesta e faça um esforço de raciocínio.

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …