Francisco garante que Igreja Católica não vai tolerar abusos sobre menores

O Papa Francisco disse este domingo no Vaticano que a Igreja Católica não vai “tolerar” quaisquer abusos sobre menores e defendeu a necessidade de “punir” os abusadores.

“Esta é uma tragédia: não devemos tolerar abusos de menores, temos de defender os menores e devemos punir severamente os abusadores”, declarou, desde a janela do apartamento pontifício, ao saudar os membros da Associação ‘Meter’.

Francisco recordou que esta instituição luta “há muitos anos contra todas as formas de abuso de menores”.

“Obrigado pelo vosso compromisso e continuem com coragem”, disse Francisco ao grupo, que se reuniu na Praça de São Pedro, para acompanhar a recitação da oração do Regina Coeli.

A delegação incluía voluntários empenhados na protecção de menores, famílias de crianças abusadas e vítimas da pedofilia. A iniciativa assinalou o 20.º Dia das Crianças Vítimas da Violência.

As crianças são abusadas por todos, não há uma categoria social específica. São devastadas na sua intimidade e os seus corpos são objecto do tráfico e do mercado”, explicou à Rádio Vaticano o padre Fortunato Di Noto, fundador da ONG.

O Papa Francisco reafirmou em fevereiro a política de ‘tolerância zero’ na Igreja Católica para casos de abuso sexuais e criticou os bispos que ignoram ou encobrem estas situações.

“Um bispo que muda de paróquia, um sacerdote quando se reconhece um caso de pedofilia, é um inconsciente e a melhor coisa que pode fazer é apresentar a renúncia“.

“Está claro?”, disse o Papa Francisco aos jornalistas, no regresso a Roma, durante o voo de regresso da sua visita ao México.

Bom Dia

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As garantias dele valem muito pouco, principalmente quando se fala da maior organização mafiosa do mundo – a igreja católica!
    Com cardeais pedófilos e corruptos (que nem sequer “respeitam” o Papa) é difícil garantir alguma coisa!…

    • este “ele” só conhece o que se calhar não quer conhecer. certo que existe pedofilia e corrupção na igreja católica. mas este papa reconheceu e basta-lhe a si “ele” reconhecer isso, sem vomitar ódio. quantas mais igrejas e/ou outras organizações reconheceram a existência destes e de outros crimes no seu seio ? quantas outras organizações tem a sua parte social e humanitária em acção espalhada pelo mundo ? “ele” sabe discernir ? leia p.f. as outras notícias “relacionadas” nesta e faça um esforço de raciocínio.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …