Francisco Assis vai liderar delegação do Parlamento Europeu para o Mercosul

pseuropeias2014.pt

O PS anunciou que o seu cabeça de lista nas europeias, Francisco Assis, vai assumir a presidência da delegação do Parlamento Europeu para o Mercosul, sendo Carlos Zorrinho “vice” das relações diretas com o Brasil.

Em comunicado, o PS salienta que a formalização dos nomes vai ocorrer durante a sessão plenária do Parlamento Europeu que decorrerá a partir de segunda-feira em Estrasburgo.

As delegações a que ficarão ligados os dois últimos líderes da bancada socialista na Assembleia da República “são responsáveis pela ligação, reforço e aproximação de relações económicas, sociais e políticas entre os países parceiros”.

Quanto aos restantes eurodeputados socialista, o ex-ministro da Presidência Pedro Silva Pereira assume a vice-presidência da comissão dos Assuntos Constitucionais e Francisco Assis pertence à Comissão dos Assuntos Externos.

A ex-ministro Maria João Rodrigues vai pertencer à comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais, Elisa Ferreira à dos Assuntos Económicos e Monetários, Ricardo Serrão Santos à das Pescas, e Ana Gomes à Comissão de Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos.

Por fim, segundo o PS, Liliana Rodrigues, da Madeira, foi eleita para as comissões de Desenvolvimento Regional e dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros, e na comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, Carlos Zorrinho será o único representante português.

Os eurodeputados socialistas são ainda membros suplentes em mais sete comissões do Parlamento Europeu: Francisco Assis no Desenvolvimento; Maria João Rodrigues no Emprego; Carlos Zorrinho no Ambiente; Elisa Ferreira no Mercado Interno; Ricardo Serrão Santos na Agricultura; Ana Gomes nos Assuntos Externos; e Liliana Rodrigues na Educação e Cultura.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há 285 novos casos de covid-19 (97% são em Lisboa)

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …