O ministro da Defesa francês avisou hoje que o país só irá entregar os dois navios de guerra encomendados pela Rússia se houver sinais de paz duradoura na Ucrânia.
“É preciso que haja um processo de cessar-fogo respeitado e um percurso político que leve ao regresso da paz”, afirmou Jean-Yves Le Drian a uma rádio francesa.
A Rússia tem sido acusada pelo ocidente de armar e financiar uma revolta no leste da Ucrânia e as sanções impostas pela União Europeia e os EUA sobre aquele país complicaram o compromisso francês de entregar dois navios de guerra de classe Mistral de 1,2 mil milhões de euros encomendados antes da crise.
“Vejo que estão a ser feitos esforços pela paz, mas enquanto os mesmos não forem tangíveis ou verificáveis não podemos tomar uma decisão”, frisou o ministro da Defesa.
Já em Novembro a França informou estar a atrasar a entrega do primeiro navio, prevista para o outono de 2014.
As tréguas de Setembro de 2014, seguidas de um acordo de cessar-fogo, ajudaram a acalmar os combates mais pesados mas os confrontos continuam no leste da Ucrânia e Kiev reportou a morte de quase 20 soldados nas últimas três semanas.
/Lusa