Algo “nunca visto”. França prevê défice público de 9,4%, um recorde histórico

worldbank / Flickr

Bruno Le Maire

Bruno Le Maire, ministro da Economia francês

O ministro da Economia de França, Bruno Le Maire, anunciou que o défice público do país deverá ser de 9,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021. Um valor que constitui “um recorde histórico”.

Inicialmente, previa-se que o défice público francês fosse de 8,5% do PIB em 2021, mas esse número foi revisto para 9,4%. Este valor respeita ao défice agregado do Orçamento de Estado, da Segurança Social e das comunidades locais.

Trata-se de um valor “nunca visto para a economia francesa”, como analisa o jornal Le Figaro. Já o La Tribune fala de um “recorde histórico”.

Antes da crise provocada pela pandemia de covid-19, em 2019, o défice público situou-se nos 3,1%.

A derrapagem para 9,4% representa um “buraco” de 220 mil milhões de euros só no Orçamento de Estado, “quase 47 mil milhões a mais do que foi orçado na Lei financeira inicial”, aponta o Le Figaro.

O ministro da Economia salienta que este cenário é uma consequência das despesas extraordinárias motivadas pela pandemia de covid-19.

“É o prolongamento do esforço que fizemos para proteger a nossa economia e, ao mesmo tempo, o aumento da recuperação económica que queremos para ter um crescimento de 5% que continua a ser o nosso objectivo”, apontou Le Maire em declarações à France 2.

A situação vai obrigar o Governo francês a apresentar um Orçamento rectificativo já nesta semana, com mais de 15 mil milhões de euros para medidas de emergência adicionais, nomeadamente para financiar alguns sectores económicos e empresas em dificuldades.

A dívida pública francesa deverá engordar 117,2% este ano contra os 115,1% do ano passado, ainda segundo as estimativas.

Em comparação, note-se que as projecções da Comissão Europeia indicam que Portugal vai ter um défice público de 4,7% do PIB em 2021, com uma dívida pública de 127,2%.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quando chegar a hora da recuperação vão ter aí a comunidade islâmica a trabalhar em força para ajudar a França a erguer-se!

RESPONDER

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …