//

Algo “nunca visto”. França prevê défice público de 9,4%, um recorde histórico

1

worldbank / Flickr

Bruno Le Maire

Bruno Le Maire, ministro da Economia francês

O ministro da Economia de França, Bruno Le Maire, anunciou que o défice público do país deverá ser de 9,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021. Um valor que constitui “um recorde histórico”.

Inicialmente, previa-se que o défice público francês fosse de 8,5% do PIB em 2021, mas esse número foi revisto para 9,4%. Este valor respeita ao défice agregado do Orçamento de Estado, da Segurança Social e das comunidades locais.

Trata-se de um valor “nunca visto para a economia francesa”, como analisa o jornal Le Figaro. Já o La Tribune fala de um “recorde histórico”.

Antes da crise provocada pela pandemia de covid-19, em 2019, o défice público situou-se nos 3,1%.

A derrapagem para 9,4% representa um “buraco” de 220 mil milhões de euros só no Orçamento de Estado, “quase 47 mil milhões a mais do que foi orçado na Lei financeira inicial”, aponta o Le Figaro.

O ministro da Economia salienta que este cenário é uma consequência das despesas extraordinárias motivadas pela pandemia de covid-19.

“É o prolongamento do esforço que fizemos para proteger a nossa economia e, ao mesmo tempo, o aumento da recuperação económica que queremos para ter um crescimento de 5% que continua a ser o nosso objectivo”, apontou Le Maire em declarações à France 2.

A situação vai obrigar o Governo francês a apresentar um Orçamento rectificativo já nesta semana, com mais de 15 mil milhões de euros para medidas de emergência adicionais, nomeadamente para financiar alguns sectores económicos e empresas em dificuldades.

A dívida pública francesa deverá engordar 117,2% este ano contra os 115,1% do ano passado, ainda segundo as estimativas.

Em comparação, note-se que as projecções da Comissão Europeia indicam que Portugal vai ter um défice público de 4,7% do PIB em 2021, com uma dívida pública de 127,2%.

Susana Valente, ZAP //

1 Comment

  1. Quando chegar a hora da recuperação vão ter aí a comunidade islâmica a trabalhar em força para ajudar a França a erguer-se!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.