Fox News convida falso conselheiro de defesa sueco para explicar falso atentado de Trump

Após as observações do presidente dos EUA sobre a suposta crise de segurança na Suécia, a Fox News tentou chegar ao fundo do que realmente está a acontecer no país nórdico.

Mas, numa irónica reviravolta, o “conselheiro sueco de defesa e segurança nacional”, que o canal convidou, era afinal um completo estranho aos serviços de defesa do país.

A 23 de fevereiro, a Fox News exibiu um episódio do programa Bill O’Reilly com Nils Bildt, apresentado como um “conselheiro de defesa e segurança nacional sueco”.

O programa tinha como objectivo explicar a situação a que o presidente Donald Trump se estaria a referir, quando, na semana passada, insinuou que tinha havido um atentado que na noite anterior na Suécia.

Ninguém percebeu de que é que Trump estava a falar, nem mesmo a própria embaixada da Suécia em Washington, que pediu ao líder americano que esclarecesse o que queria dizer exactamente o presidente norte-americano.

Mais tarde, Trump explicou no Twitter onde tinha obtido as informações: na Fox News.

“A minha declaração sobre o que está a acontecer na Suécia foi em referência a uma reportagem que foi transmitida na FoxNews sobre imigrantes & Suécia”.

O ex-primeiro-ministro sueco, Carl Bildt, superou todos os outros comentários quando chamou a atenção que “o ano passado houve 50% mais assassinatos, só em Orlando, na Flórida, onde Trump discursou no outro dia, do que em toda a Suécia”.

E a Fox News, o mesmo meio que forneceu a Trump a reportagem sobre o “caos” na Suécia, levou uma semana a encontrar um analista que explicasse de uma vez por todas o que realmente está a acontecer no país escandinavo.

Infelizmente, a pessoa que o canal noticioso apresentou como “conselheiro de defesa e segurança nacional” é conhecido como tal apenas pela própria equipa Fox News – porque nenhum funcionário oficial sueco ouviu falar do misterioso Nils Bildt.

“O ‘perito sueco’ da Fox News, Nils Bildt, para discutir a Suécia. Problema? Não é um “conselheiro sueco de Segurança Nacional”, tem uma condenação criminal nos EUA.”

O jornal sueco Dagens Nyheter cita Marie Pisäter, funcionária do Ministério da Defesa da Suécia, que diz que ninguém com o nome de Nils Bildt ali trabalha. O jornal entrou em contacto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia, que também negou ter o misterioso analista ao seu serviço.

Além disso, Johan Wiktorin, um (verdadeiro) analista de defesa sueco refutou qualquer conhecimento de um colega chamado Nils Bildt.

Então, quem é Nils Bildt?

De acordo com a imprensa sueca, o homem em causa, nascido Nils Tolling, emigrou para os EUA em 1994, tendo mudado o nome de família para Bildt em 2003. É proprietário de várias empresas de segurança nos EUA.

David Tabacoff, produtor executivo do programa de Bill O’Reilly, tentou explicar a escolha do personagem. “O nosso booker fez inúmeras perguntas e falou com algumas pessoas, que recomendaram Nils Bildt. Depois de o entrevistar e verificar a sua biografia, concordámos que seria um bom convidado para o tema naquela noite”.

Bildt explicou o erro. “Foi um editor da Fox News que escolheu o título, eu não tinha controle sobre a escolha. Sou apenas um analista independente baseado nos EUA”.

A Fox prometeu que Bill O’Reilly abordaria a questão no seu programa desta segunda-feira. Mas dado o registo recente da Fox na cobertura de tópicos suecos, meio mundo aguarda com curiosidade o que vai o apresentador dizer desta vez.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Então não se vê logo que tudo está óptimo na Suécia, aliás está melhor do que nunca!
    Como exemplo disso basta ver este vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=XcjcpKY0hpo
    Quem defender e gostar dos refugiados que vá ter com eles, pode ser que mude de opinião, se for mulher é quase certo que será violada, se for homem a grande probabilidade é de ser roubado e espancado! Esta gente é um luxo!
    Que linda Maravilha…

RESPONDER

A Terra em 4K. Empresa vai transmitir vídeos do Espaço em tempo real

A empresa Momentus assinou um novo contrato que fornecerá transporte e implementação no Espaço para a Sen, uma empresa britânica que está atualmente a construir um serviço de streaming de vídeo 4k e em tempo …

Hertz abre falência nos Estados Unidos, mas sobrevive em Portugal

O presidente executivo da Hertz Portugal afirmou esta quarta-feira que, apesar do inevitável “dano reputacional”, a falência da empresa nos EUA não afeta a sua atividade no país, onde opera de forma “independente” em regime …

Sintomas da doença de Lyme podem ser perigosamente confundidos com covid-19

Alguns dos sintomas característicos da doença de Lyme podem ser confundidos com covid-19. Isto pode trazer sérias consequências devido ao diagnóstico tardio da doença. Quando doenças semelhantes a uma gripe se desenvolvem em pessoas que passam …

Revelada a lotação máxima de várias praias portuguesas

Em contexto de pandemia de covid-19, o número de banhistas que pode entrar numa determinada praia será controlado. Foi revelada a lotação máxima das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de …

Café na Coreia do Sul contrata um robô-barista para evitar a propagação da covid-19

O café Daejon, na Coreia do Sul, "contratou" um barista-robô para servir bebidas aos seus clientes, tentando evitar assim a propagação da pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo …

Incêndios: PSD aponta falta de meios aéreos e avisa que covid-19 não justifica atrasos

O PSD apontou hoje falta de meios aéreos de combate a incêndios no terreno e acusou o Governo de ter ficado "aquém" nas reformas e mudanças na floresta, avisando que a pandemia de covid-19 não …

Lançamento da SpaceX adiado devido ao mau tempo

O lançamento da SpaceX, que estava previsto para hoje, foi adiado devido às condições meteorológicas. Haverá uma nova tentativa no sábado, às 20h22 de Lisboa. O esperado era que a SpaceX lançasse esta quarta-feira dois astronautas …

"Não consigo respirar". Protestos nos EUA pela morte de homem negro às mãos da polícia

Milhares de pessoas protestaram, esta terça-feira à noite, em Minneapolis, cidade no estado norte-americano do Minnesota, contra a morte de George Floyd, um homem negro que acabou por falecer depois de um episódio com a …

Um em cada três americanos não acredita que o azeite vem das azeitonas

Um terço dos norte-americanos entrevistados numa sondagem disse não acreditar ou não ter certeza de que o azeite vem das azeitonas. O produto alimentar é usado por menos de metade das famílias do país. Uma sondagem …

A pandemia separou casais de namorados. Dinamarca abre fronteiras a quem prove estar numa relação

Esta segunda-feira, a Dinamarca diminuiu o controlo na fronteira com outros países nórdicos e com a Alemanha para que casais transfronteiriços, separados pela pandemia, se reencontrem. A partir desta segunda-feira, os casais separados pela pandemia podem …