Fox News convida falso conselheiro de defesa sueco para explicar falso atentado de Trump

Após as observações do presidente dos EUA sobre a suposta crise de segurança na Suécia, a Fox News tentou chegar ao fundo do que realmente está a acontecer no país nórdico.

Mas, numa irónica reviravolta, o “conselheiro sueco de defesa e segurança nacional”, que o canal convidou, era afinal um completo estranho aos serviços de defesa do país.

A 23 de fevereiro, a Fox News exibiu um episódio do programa Bill O’Reilly com Nils Bildt, apresentado como um “conselheiro de defesa e segurança nacional sueco”.

O programa tinha como objectivo explicar a situação a que o presidente Donald Trump se estaria a referir, quando, na semana passada, insinuou que tinha havido um atentado que na noite anterior na Suécia.

Ninguém percebeu de que é que Trump estava a falar, nem mesmo a própria embaixada da Suécia em Washington, que pediu ao líder americano que esclarecesse o que queria dizer exactamente o presidente norte-americano.

Mais tarde, Trump explicou no Twitter onde tinha obtido as informações: na Fox News.

“A minha declaração sobre o que está a acontecer na Suécia foi em referência a uma reportagem que foi transmitida na FoxNews sobre imigrantes & Suécia”.

O ex-primeiro-ministro sueco, Carl Bildt, superou todos os outros comentários quando chamou a atenção que “o ano passado houve 50% mais assassinatos, só em Orlando, na Flórida, onde Trump discursou no outro dia, do que em toda a Suécia”.

E a Fox News, o mesmo meio que forneceu a Trump a reportagem sobre o “caos” na Suécia, levou uma semana a encontrar um analista que explicasse de uma vez por todas o que realmente está a acontecer no país escandinavo.

Infelizmente, a pessoa que o canal noticioso apresentou como “conselheiro de defesa e segurança nacional” é conhecido como tal apenas pela própria equipa Fox News – porque nenhum funcionário oficial sueco ouviu falar do misterioso Nils Bildt.

“O ‘perito sueco’ da Fox News, Nils Bildt, para discutir a Suécia. Problema? Não é um “conselheiro sueco de Segurança Nacional”, tem uma condenação criminal nos EUA.”

O jornal sueco Dagens Nyheter cita Marie Pisäter, funcionária do Ministério da Defesa da Suécia, que diz que ninguém com o nome de Nils Bildt ali trabalha. O jornal entrou em contacto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia, que também negou ter o misterioso analista ao seu serviço.

Além disso, Johan Wiktorin, um (verdadeiro) analista de defesa sueco refutou qualquer conhecimento de um colega chamado Nils Bildt.

Então, quem é Nils Bildt?

De acordo com a imprensa sueca, o homem em causa, nascido Nils Tolling, emigrou para os EUA em 1994, tendo mudado o nome de família para Bildt em 2003. É proprietário de várias empresas de segurança nos EUA.

David Tabacoff, produtor executivo do programa de Bill O’Reilly, tentou explicar a escolha do personagem. “O nosso booker fez inúmeras perguntas e falou com algumas pessoas, que recomendaram Nils Bildt. Depois de o entrevistar e verificar a sua biografia, concordámos que seria um bom convidado para o tema naquela noite”.

Bildt explicou o erro. “Foi um editor da Fox News que escolheu o título, eu não tinha controle sobre a escolha. Sou apenas um analista independente baseado nos EUA”.

A Fox prometeu que Bill O’Reilly abordaria a questão no seu programa desta segunda-feira. Mas dado o registo recente da Fox na cobertura de tópicos suecos, meio mundo aguarda com curiosidade o que vai o apresentador dizer desta vez.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Então não se vê logo que tudo está óptimo na Suécia, aliás está melhor do que nunca!
    Como exemplo disso basta ver este vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=XcjcpKY0hpo
    Quem defender e gostar dos refugiados que vá ter com eles, pode ser que mude de opinião, se for mulher é quase certo que será violada, se for homem a grande probabilidade é de ser roubado e espancado! Esta gente é um luxo!
    Que linda Maravilha…

RESPONDER

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …

Amazon está a remover produtos que promovem a cura contra o coronavírus

A Amazon está a retirar os produtos que alegam "matar" o coronavírus e a avisar os utilizadores da desinformação em torno deste tema. Há empresas e vendedores a aproveitarem-se do mediatismo do coronavírus e a promover …

Autoridades revelam que atropelamento em desfile de Carnaval foi intencional

O atropelamento de pelo menos 15 pessoas num desfile de carnaval hoje em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado. Henning Hinn, da diretoria de polícia …