Fox News convida falso conselheiro de defesa sueco para explicar falso atentado de Trump

Após as observações do presidente dos EUA sobre a suposta crise de segurança na Suécia, a Fox News tentou chegar ao fundo do que realmente está a acontecer no país nórdico.

Mas, numa irónica reviravolta, o “conselheiro sueco de defesa e segurança nacional”, que o canal convidou, era afinal um completo estranho aos serviços de defesa do país.

A 23 de fevereiro, a Fox News exibiu um episódio do programa Bill O’Reilly com Nils Bildt, apresentado como um “conselheiro de defesa e segurança nacional sueco”.

O programa tinha como objectivo explicar a situação a que o presidente Donald Trump se estaria a referir, quando, na semana passada, insinuou que tinha havido um atentado que na noite anterior na Suécia.

Ninguém percebeu de que é que Trump estava a falar, nem mesmo a própria embaixada da Suécia em Washington, que pediu ao líder americano que esclarecesse o que queria dizer exactamente o presidente norte-americano.

Mais tarde, Trump explicou no Twitter onde tinha obtido as informações: na Fox News.

“A minha declaração sobre o que está a acontecer na Suécia foi em referência a uma reportagem que foi transmitida na FoxNews sobre imigrantes & Suécia”.

O ex-primeiro-ministro sueco, Carl Bildt, superou todos os outros comentários quando chamou a atenção que “o ano passado houve 50% mais assassinatos, só em Orlando, na Flórida, onde Trump discursou no outro dia, do que em toda a Suécia”.

E a Fox News, o mesmo meio que forneceu a Trump a reportagem sobre o “caos” na Suécia, levou uma semana a encontrar um analista que explicasse de uma vez por todas o que realmente está a acontecer no país escandinavo.

Infelizmente, a pessoa que o canal noticioso apresentou como “conselheiro de defesa e segurança nacional” é conhecido como tal apenas pela própria equipa Fox News – porque nenhum funcionário oficial sueco ouviu falar do misterioso Nils Bildt.

“O ‘perito sueco’ da Fox News, Nils Bildt, para discutir a Suécia. Problema? Não é um “conselheiro sueco de Segurança Nacional”, tem uma condenação criminal nos EUA.”

O jornal sueco Dagens Nyheter cita Marie Pisäter, funcionária do Ministério da Defesa da Suécia, que diz que ninguém com o nome de Nils Bildt ali trabalha. O jornal entrou em contacto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia, que também negou ter o misterioso analista ao seu serviço.

Além disso, Johan Wiktorin, um (verdadeiro) analista de defesa sueco refutou qualquer conhecimento de um colega chamado Nils Bildt.

Então, quem é Nils Bildt?

De acordo com a imprensa sueca, o homem em causa, nascido Nils Tolling, emigrou para os EUA em 1994, tendo mudado o nome de família para Bildt em 2003. É proprietário de várias empresas de segurança nos EUA.

David Tabacoff, produtor executivo do programa de Bill O’Reilly, tentou explicar a escolha do personagem. “O nosso booker fez inúmeras perguntas e falou com algumas pessoas, que recomendaram Nils Bildt. Depois de o entrevistar e verificar a sua biografia, concordámos que seria um bom convidado para o tema naquela noite”.

Bildt explicou o erro. “Foi um editor da Fox News que escolheu o título, eu não tinha controle sobre a escolha. Sou apenas um analista independente baseado nos EUA”.

A Fox prometeu que Bill O’Reilly abordaria a questão no seu programa desta segunda-feira. Mas dado o registo recente da Fox na cobertura de tópicos suecos, meio mundo aguarda com curiosidade o que vai o apresentador dizer desta vez.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Então não se vê logo que tudo está óptimo na Suécia, aliás está melhor do que nunca!
    Como exemplo disso basta ver este vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=XcjcpKY0hpo
    Quem defender e gostar dos refugiados que vá ter com eles, pode ser que mude de opinião, se for mulher é quase certo que será violada, se for homem a grande probabilidade é de ser roubado e espancado! Esta gente é um luxo!
    Que linda Maravilha…

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …