Fox News convida falso conselheiro de defesa sueco para explicar falso atentado de Trump

Após as observações do presidente dos EUA sobre a suposta crise de segurança na Suécia, a Fox News tentou chegar ao fundo do que realmente está a acontecer no país nórdico.

Mas, numa irónica reviravolta, o “conselheiro sueco de defesa e segurança nacional”, que o canal convidou, era afinal um completo estranho aos serviços de defesa do país.

A 23 de fevereiro, a Fox News exibiu um episódio do programa Bill O’Reilly com Nils Bildt, apresentado como um “conselheiro de defesa e segurança nacional sueco”.

O programa tinha como objectivo explicar a situação a que o presidente Donald Trump se estaria a referir, quando, na semana passada, insinuou que tinha havido um atentado que na noite anterior na Suécia.

Ninguém percebeu de que é que Trump estava a falar, nem mesmo a própria embaixada da Suécia em Washington, que pediu ao líder americano que esclarecesse o que queria dizer exactamente o presidente norte-americano.

Mais tarde, Trump explicou no Twitter onde tinha obtido as informações: na Fox News.

“A minha declaração sobre o que está a acontecer na Suécia foi em referência a uma reportagem que foi transmitida na FoxNews sobre imigrantes & Suécia”.

O ex-primeiro-ministro sueco, Carl Bildt, superou todos os outros comentários quando chamou a atenção que “o ano passado houve 50% mais assassinatos, só em Orlando, na Flórida, onde Trump discursou no outro dia, do que em toda a Suécia”.

E a Fox News, o mesmo meio que forneceu a Trump a reportagem sobre o “caos” na Suécia, levou uma semana a encontrar um analista que explicasse de uma vez por todas o que realmente está a acontecer no país escandinavo.

Infelizmente, a pessoa que o canal noticioso apresentou como “conselheiro de defesa e segurança nacional” é conhecido como tal apenas pela própria equipa Fox News – porque nenhum funcionário oficial sueco ouviu falar do misterioso Nils Bildt.

“O ‘perito sueco’ da Fox News, Nils Bildt, para discutir a Suécia. Problema? Não é um “conselheiro sueco de Segurança Nacional”, tem uma condenação criminal nos EUA.”

O jornal sueco Dagens Nyheter cita Marie Pisäter, funcionária do Ministério da Defesa da Suécia, que diz que ninguém com o nome de Nils Bildt ali trabalha. O jornal entrou em contacto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia, que também negou ter o misterioso analista ao seu serviço.

Além disso, Johan Wiktorin, um (verdadeiro) analista de defesa sueco refutou qualquer conhecimento de um colega chamado Nils Bildt.

Então, quem é Nils Bildt?

De acordo com a imprensa sueca, o homem em causa, nascido Nils Tolling, emigrou para os EUA em 1994, tendo mudado o nome de família para Bildt em 2003. É proprietário de várias empresas de segurança nos EUA.

David Tabacoff, produtor executivo do programa de Bill O’Reilly, tentou explicar a escolha do personagem. “O nosso booker fez inúmeras perguntas e falou com algumas pessoas, que recomendaram Nils Bildt. Depois de o entrevistar e verificar a sua biografia, concordámos que seria um bom convidado para o tema naquela noite”.

Bildt explicou o erro. “Foi um editor da Fox News que escolheu o título, eu não tinha controle sobre a escolha. Sou apenas um analista independente baseado nos EUA”.

A Fox prometeu que Bill O’Reilly abordaria a questão no seu programa desta segunda-feira. Mas dado o registo recente da Fox na cobertura de tópicos suecos, meio mundo aguarda com curiosidade o que vai o apresentador dizer desta vez.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Então não se vê logo que tudo está óptimo na Suécia, aliás está melhor do que nunca!
    Como exemplo disso basta ver este vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=XcjcpKY0hpo
    Quem defender e gostar dos refugiados que vá ter com eles, pode ser que mude de opinião, se for mulher é quase certo que será violada, se for homem a grande probabilidade é de ser roubado e espancado! Esta gente é um luxo!
    Que linda Maravilha…

RESPONDER

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …