/

Trump condena “atentado de ontem à noite na Suécia” (que não aconteceu)

18

@now7grandkids / Twitter

A internet não perdoa mais um “facto alternativo” de Donald Trump

O Presidente norte-americano aludiu no sábado a um atentado terrorista na Suécia, inexistente, para justificar a sua política anti-imigração, num discurso que levou o ex-primeiro-ministro sueco Carl Bildt a perguntar o que teria Donald Trump fumado.

“Olhem para o se passa na Alemanha, olhem para o que se passou ontem à noite na Suécia. A Suécia, quem haveria de pensar? A Suécia. Eles acolheram muitos refugiados e agora têm problemas como nunca imaginaram que iriam ter”, afirmou Donald Trump num discurso na Florida em defesa da sua política antirrefugiados e anti-imigração.

A Suécia tem uma longa tradição de acolhimento de refugiados e imigrantes, e recebeu 163 mil pedidos de refúgio em 2015. Desde então, o país limitou o número anual de pessoas que pode acolher.

Porém, na sexta-feira à noite não aconteceu nada relevante na Suécia.

O caso mais recente de ataque terrorista ocorreu em dezembro de 2010, em Estocolmo, quando um cidadão sueco nascido no Iraque detonou dois explosivos, matando-se apenas a si próprio. Inevitavelmente, este novo “facto alternativo” não demorou a ter reacções de entidades oficiais, na imprensa, e nas redes sociais.

O tabloide Aftonbladet publicou um artigo endereçado ao presidente com o título: “Isto aconteceu na Suécia na noite de sexta-feira, Mr. President”. Em seguida, são listados alguns eventos, como o de um homem que foi atendido no hospital com várias queimaduras, um alerta de avalanche e a perseguição da polícia a um motorista bêbado.

A inesperada declaração de Trump animou as redes sociais, que inundaram a ‘hashtag’ #lastnightinSweden (ontem à noite na Suécia), onde Trump foi ridicularizado um pouco por todo o mundo.

Um dos primeiros a reagir foi o ex-primeiro-ministro sueco Carl Bildt, que perguntou: “A Suécia? Um atentado? O que é que ele tem andado a fumar?“.

Gunnar Hökmark, deputado sueco do Parlamento Europeu, publicou uma mensagem: “#ontemànoitenaSuécia o meu filho deixou cair o seu cachorro-quente na fogueira. Que triste! Como poderia ele saber?”.

Mensagens inundaram também a @sweden, a conta oficial do país no Twitter, que é administrada por um sueco diferente em cada semana. A responsável desta semana, Emma, que se descreve como uma bibliotecária e mãe, afirmou que a conta tinha recebido 800 menções em quatro horas.

“Não, nada aconteceu aqui na Suécia. Não ocorreu nenhum ataque terrorista aqui. Nada. As principais notícias agora são sobre Melfest”, disse, referindo-se à competição para escolher o artista que representará a Suécia na Eurovisão.

“Não, senhor Trump. Isto não é nenhum ataque químico realizado por terroristas. Isto chama-se Aurora Boreal“, diz o actor e historiador holandês Bart van Ree no Twitter.

O jornalista Damien Fletcher garantiu no Twitter que Donald Trump irá proteger a Suécia contra incidentes de terror como o desta sexta-feira à note, em que uma vaca atravessou a estrada.

Esta não é a primeira vez que membros da administração Trump, e agora o próprio, se referem a ataques terroristas inexistentes – justificados posteriormente como lapsos.

No início do mês, durante uma entrevista, a assessora Kellyanne Conway, que tornou famosa a frase “factos alternativos”, referiu-se ao “massacre de Bowling Green” – um massacre que nunca existiu – para explicar a política do novo presidente dos EUA contra a entrada de muçulmanos no país.

Também o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, falou por três vezes numa semana acerca do atentado de Atlanta, no Estado da Geórgia, antes de se lembrar que o mesmo tinha na verdade acontecido em Orlando, na Florida.

E o próprio presidente dos EUA ficou visivelmente atrapalhado, na conferência de imprensa desta quinta-feira, quando um jornalista da NBC o confrontou, em directo, dizendo-lhe que tinha acabado de dar informações falsas sobre a sua vitória no colégio eleitoral.

Trump justifica comentário com o que viu na televisão

Donald Trump clarificou o comentário que fez em relação à Suécia, durante um discurso na Flórida, justificando o equívoco com algo que viu na televisão Fox News.

“A minha declaração sobre o que se está a passar na Suécia era uma referência a uma história emitida na Fox sobre imigrantes na Suécia”, escreveu na rede social Twitter, sem mais explicações.

A porta-voz da Casa Branca Sarah Huckabee Sanders explicou que o comentário de Trump aludia a uma suposta relação entre o aumento do crime e os imigrantes e refugiados, não se referindo a incidentes em concreto.

ZAP // DW / RF1 / Ciberia

18 Comments

  1. É incrível como é que alguém como Donald Trump chega a presidente dos EUA. Só prova que o ser humano é mesmo o animal mais estúpido da face da Terra. Como é possível tal pessoa ser eleita!… Uma Super Potência como os EUA, de um momento para o outro torna-se algo sem qualquer credibilidade. E tudo graças ao próprio Povo ter escolhido alguém cujas competências a vários níveis deixa muito a desejar.
    Por vezes dou comigo a pensar…o que é que levou a que milhões de pessoas votassem em Donald Trump?
    Este é um caso em que a realidade supera qualquer ficção. Nem mesmo os melhores realizadores a nível mundial alguma vez pensaram em tal guião para um filme…e que grande filme!
    E qual será o final deste “filme”?!… Alguém consegue adivinhar?

    • Apesar de uma grande parte daquele povo ter votado nele… na realidade uma boa maioria tentou que ele não fosse eleito… aquele sistema eleitoral é que permitiu que aquela “coisa” fosse eleita… Algo está mal…

  2. “Fake news”???… estava ele a falar de quê quando disse “…you look at what happened last night in Sweden…”???… “last night”???!!!… Estás a querer atirar areia para os olhos de quem???!!!…

    • Ele não diz que foi atentado na Suécia, diz que foram violações e crimes perpetrados por muçulmanos. Mais uma notícia desonesta e falsa sobre Trump. As pessoas não fazem ideia de que o Trump tem sido perseguido e atacado pela Elite globalista mundial, o que inclui todos os meios de comunicação social artistas, cantores, actores, políticos, ex-políticos, numa cabala unida contra Trump. Trump está a tomar medidas económicas incríveis nos EUA e os meios de comunicação social nem mencionam – as bolsas sobem até recordes, Trump baixou os impostos e taxas juro para quase zero para os bancos e cidadãos mais pobres, garantiu o regresso das fábricas americanas aos EUA e milhares de novos postos de trabalho, vai fazer o muro do méxico para impedir o flagelo da entrada de drogas mexicanas nos EUA, garante a segurança dos EUA a muitos níveis, mas os media distorcem tudo o que Trump diz ou faz. Basta ver a intensa guerra movida contra o Trump, gozando sistematicamente com ele, na tentativa de virar a opinião pública contra ele, e de incitar a um atentado à vida de Trump. Querem matá-lo, querem destroná-lo, pois Trump é a maior ameaça que os Globalistas da Nova Ordem Mundial alguma vez tiveram à sua hegemonia que já dura há séculos neste planeta, com o objectivo de manter as pessoas pobres e doentes, escravizadas. Não há razão para haver pobreza e guerras no mundo, nem movimentos de refugiados, totalmente criados pelos globalistas na Arábia Saudita, com o objectivo de colonizar a Europa com o Islamismo, para criar divisão, terrorismo, conflito, e estes donos e senhores do mundo conseguirem continuar a reinar e a governar no meio do caos e ordenar guerras a seu bel-prazer, como aconteceu com o 11 Setembro – totalmente fabricado pelos Globalistas, governo-sombra secreto dos EUA e da CIA. Até a CIA está contra o Trump e quer assassiná-lo como fizeram com o Kennedy. Acordem, não sejam como o resto da carneirada. Informem-se noutros sites sem ser nestes media corruptos! (Infowars) (Breitbart) (Drudgereport) (RT) Pesquisem canais alternativos de notícias e independentes e honestas!. Trump está a ajudar a humanidade está a acordar e a perceber que temos sido escravizados, quer libertar-nos, dar-nos prosperidade, e estes canais de notícias desonestos querem matá-lo! Literalmente antes que ele os denuncie como corruptos e malignos que são!

      • Eh lá!…
        Estamos a presenciar o nascimento de uma nova religião (que, como sempre, vive da ignorância dos tolos!) – depois dos radicais islâmicos, nada melhor os radicais Trampianos!
        E qual deles o pior…
        .
        Uma nota:
        Uma administração americana onde cerca de 20 pessoas que tem tanto dinheiro com um quarto da população americana, de certeza que não fazem parte da: “Elite globalista mundial”!…
        São claramente os salvadores da humanidade…

      • É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida…..

      • Ao Atenção: Subscrevo o seu comentário. O Trump tem ali consigo uns chibos que o estão a querer tramar.
        E os suecos confirmam os crimes e as violações. Mas a MainstreamFake News não os noticia nem tem coragem de noticiar a verdade do que está lá a acontecer! Aliás, só sabem é repetir, repetir,repetir os que as outras agências noticiosas deitam cá pra fora. Vejam a quem pertence os media nos EUA, e até aqui em Portugal, apenas 6 corporações detêm todos os media. Independentes que vão ao terreno ainda existem, mas são muito muito poucos.
        Agora quero ver se vão haver detenções no caso Pizzagte, isso sim ia abrir os olhos de muita gente, pois foi por isso que os Mainstreamfakemedia começaram a chamar os alternativos de “fake news”.

      • São pontos de vista. Todos devem ser respeitados…até não existir regras ou restrições nesse sentido.

      • Atencao…
        Era para nem lhe responder depois de outros o terem feito… mas como ainda apareceu o/a Ju… lá teve que ser…
        Ele não falou de atentado… tal como a assessora dele também não tinha inventado um atenatado que teria acontecido nos EUA (modo irónico ligado)…
        Mas vamos então por esse lado, visto que ele “emendou a mão” com a “história” de que viu algo na Fox (um canal, nada… mas mesmo nada… republicano)… e a Fox veio pouco depois também defender com a reportagem que passou sobre o aumento de crimes “ligados” à presença de refugiados… Então vamos logo por aí… Treta… “Fake news”… pois as próprias autoridades do país, que são as que melhor conhecem a realidade… desmentiram-nos categoricamente… e o que você e o/a Ju disseram sobre a Suécia não passam de tretas… ponto… você e outros arautos da desgraça não sabem mais do assunto do que os próprios…
        Infelizmente a maior parte das notícias sobre aquele tipo são verdadeiras… antes não fossem…
        Você até se esquece que aquela besta faz parte da tal “Elite globalista” de que você fala…
        Como é???!!!… artistas, cantores, actores, políticos, ex-políticos e já agora políticos (muitos deles republicanos), etc. contra o Trump… onde está a novidade no facto de as pessoas mais cultas de uma nação estarem contra uma besta???!!!… era de admirar se fosse o contrário… É interessante ver os resultados dele em alguns dos principais estados republicanos, especialmente nos grandes centros urbanos… onde só por sinal se localizam as pessoas mais cultas e de mentes mais esclarecidas…
        Aliás basta ver quais foram grande parte dos estados que lhe deram a maioria dos votos do colégio eleitoral e de que tipo é a maioria da população que votou nele… Embora pelo total de votos da população americana que votou eu não possa dizer que a maioria fosse de vistas tão curtas… afinal dos que votaram quase mais 3000000 não votaram nele e votaram na outra candidata… que reconheço que não seria grande coisa… pois tive pena que não tivesse sido o Bernie Sanders a ir a votos…
        Não me diga que a Ford significa as empresas todas!!!…
        Ele está preocupado com os pobres???!!!… Não nos goze… E já agora, onde está o tão maravilhoso plano de saúde que ele apregoava???… afinal o tipo não tinha absolutamente nada pensado/preparado… é uma vergonha aquele ser o único país desenvolvido do mundo a não ter cuidados básicos de saúde para a sua população…
        Trump a ajudar a Humanidade!!!… ele ajuda-se a si e aos seus (os que são como ele)…
        Trump e a sua equipe são dos que mais difundem e inventam “Fake news”… já o faziam antes da tomada de posse e continuaram a faze-lo logo depois… chegou a ser anedótico a história dos números de pessoas a assistir às tomadas de posse… até à dos números do colégio eleitoral, logo antes da história da Suécia…

  3. Imprensa desonesta mais uma vez. Tudo o que chega a Portugal são noticias deturpadas. Trump referiu-se a um documentário que passou na Fox News, onde mostra que a situação na Suécia é uma vergonha.

    • Não… o Trump não referiu nada… o que ele disse foi “…you look at what happened last night in Sweden…” foi isto que ele disse e que está gravado… “…vocês olhem para o que aconteceu ontem à noite na Suécia…”… não tente atirar areia para os olhos dos outros…
      Ele depois “emendou a mão” com a “história” de que viu algo na Fox… mesmo assim é bem diferente dizer “o que aconteceu ontem à noite na Suécia”, do que dizer o que “viram ontem à noite sobre a Suécia”…
      Depois os outros é que são “Fake news”… façam-me um favor…
      Claro que nem adianta nada as próprias autoridades do país terem negado categoricamente inclusive a mensagem difundida na “dita” reportagem da Fox… porque os outros sabem mais do país do que os próprios… (modo irónico)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.