Fotógrafo já encontrou o menino brasileiro de Copacabana

O fotógrafo brasileiro anunciou nas redes sociais que já conheceu o menino da fotografia captada na praia de Copacabana, na noite da passagem de ano, que se tornou viral e causou muita discussão sobre os preconceitos raciais naquele país.

Lucas Landau escreveu no seu perfil do Facebook que já conheceu o menino retratado na fotografia que se tornou viral no Brasil. “Conheci-o cinco dias depois da nossa vida ter mudado. Conheci também a mãe. Foi um encontro emocionante em que pudemos criar os nossos vínculos, finalmente. Escolhemos manter este momento privado, assim como a nossa relação. Pedimos que as pessoas e a imprensa compreendam e nos respeitem”.

Naquele dia, o fotógrafo relembra que não foi possível conhecer a criança. “Encerrado o show pirotécnico, eu deveria voltar para casa o mais depressa possível para transmitir o material para a agência, afinal, eu tinha uma encomenda fotográfica para entregar naquela noite”, lembra.

“Fui contratado, e pago, obviamente, para documentar os fogos da festa de réveillon em Copacabana. Nos 17 minutos que tive para compor essa história, aconteceu de encontrar uma criança deslumbrada, a assistir ao espetáculo. A pureza dos seus gestos e o encantamento no seu olhar tocaram-me”, continua.

Lucas conta ainda que foi uma grande surpresa a repercussão que a imagem teve. Só na sua conta de Facebook, a fotografia teve mais de 30 mil reações. “A foto de uma criança vidrada nos fogos foi partilhada, a partir das minhas redes sociais, na tarde do primeiro dia de 2018, a uma velocidade assustadora. Fico contente de ver a fotografia a cumprir o seu papel enquanto arte: a levantar discussões, a ensinar, a questionar, a gerar debates que nos fazem evoluir como sociedade”.

Muitos utilizadores viram na fotografia uma criança perdida, assustada e de raça negra, que mostra os preconceitos raciais e da exclusão social naquele país. A imagem foi até utilizada para propaganda de algumas páginas associadas à esquerda brasileira.

Na altura, Landau preferiu não comentar o assunto e fez um apelo para tentar encontrar a criança e a sua família. “Eu estava a trabalhar, a fazer fotografias das pessoas a ver o fogo de artifício e ele estava ali, como os outros, deslumbrado. Como entrou dentro de água, distanciou-se das pessoas. Não sei se estava sozinho ou com a família. Todas as interpretações são legítimas. Existe uma verdade, mas nem sei qual é”, escreveu.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ha uma cançao no brasil que diz assim…..Se namorar fosse bom
    Isso aqui tava vazio
    E a mulherada tava em casa
    Se namorar fosse bom
    Eu vivia no cinema e
    Não tava na balada
    E já dizia meus amigos
    Ser solteiro é mais gostoso
    Tem festa toda hora
    E o que vier pra mim é pouco
    Eu tô largado, tô mal acostumado
    Me botara anel no dedo
    E ainda me chamam de casado
    Mas minha mulher me deu asia
    Eu não entro nessa fria
    Ser solteiro é o esquema
    Eu tô montado no dinheiro
    Eu pego o bonde dos solteiros
    Namorar só dá problema…

RESPONDER

Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram. Os refugiados no campo improvisado …

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …