Fotógrafo já encontrou o menino brasileiro de Copacabana

O fotógrafo brasileiro anunciou nas redes sociais que já conheceu o menino da fotografia captada na praia de Copacabana, na noite da passagem de ano, que se tornou viral e causou muita discussão sobre os preconceitos raciais naquele país.

Lucas Landau escreveu no seu perfil do Facebook que já conheceu o menino retratado na fotografia que se tornou viral no Brasil. “Conheci-o cinco dias depois da nossa vida ter mudado. Conheci também a mãe. Foi um encontro emocionante em que pudemos criar os nossos vínculos, finalmente. Escolhemos manter este momento privado, assim como a nossa relação. Pedimos que as pessoas e a imprensa compreendam e nos respeitem”.

Naquele dia, o fotógrafo relembra que não foi possível conhecer a criança. “Encerrado o show pirotécnico, eu deveria voltar para casa o mais depressa possível para transmitir o material para a agência, afinal, eu tinha uma encomenda fotográfica para entregar naquela noite”, lembra.

“Fui contratado, e pago, obviamente, para documentar os fogos da festa de réveillon em Copacabana. Nos 17 minutos que tive para compor essa história, aconteceu de encontrar uma criança deslumbrada, a assistir ao espetáculo. A pureza dos seus gestos e o encantamento no seu olhar tocaram-me”, continua.

Lucas conta ainda que foi uma grande surpresa a repercussão que a imagem teve. Só na sua conta de Facebook, a fotografia teve mais de 30 mil reações. “A foto de uma criança vidrada nos fogos foi partilhada, a partir das minhas redes sociais, na tarde do primeiro dia de 2018, a uma velocidade assustadora. Fico contente de ver a fotografia a cumprir o seu papel enquanto arte: a levantar discussões, a ensinar, a questionar, a gerar debates que nos fazem evoluir como sociedade”.

Muitos utilizadores viram na fotografia uma criança perdida, assustada e de raça negra, que mostra os preconceitos raciais e da exclusão social naquele país. A imagem foi até utilizada para propaganda de algumas páginas associadas à esquerda brasileira.

Na altura, Landau preferiu não comentar o assunto e fez um apelo para tentar encontrar a criança e a sua família. “Eu estava a trabalhar, a fazer fotografias das pessoas a ver o fogo de artifício e ele estava ali, como os outros, deslumbrado. Como entrou dentro de água, distanciou-se das pessoas. Não sei se estava sozinho ou com a família. Todas as interpretações são legítimas. Existe uma verdade, mas nem sei qual é”, escreveu.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ha uma cançao no brasil que diz assim…..Se namorar fosse bom
    Isso aqui tava vazio
    E a mulherada tava em casa
    Se namorar fosse bom
    Eu vivia no cinema e
    Não tava na balada
    E já dizia meus amigos
    Ser solteiro é mais gostoso
    Tem festa toda hora
    E o que vier pra mim é pouco
    Eu tô largado, tô mal acostumado
    Me botara anel no dedo
    E ainda me chamam de casado
    Mas minha mulher me deu asia
    Eu não entro nessa fria
    Ser solteiro é o esquema
    Eu tô montado no dinheiro
    Eu pego o bonde dos solteiros
    Namorar só dá problema…

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …