Fotógrafo (e músico) Bryan Adams expõe em Cascais

O músico canadiano Bryan Adams inaugurou esta terça-feira uma exposição fotográfica no Centro Cultural de Cascais. E contou que se entrega a cem por cento a tudo o que faz, rejeitando, por isso, que vejam o seu trabalho fotográfico como um passatempo.

“Fotografar não é um passatempo, é dedicação a cem por cento. Não interessa se é para uma revista ou para a minha coleção. Temos de trabalhar muito”, diz Bryan Adams.

Exposed” é uma exposição que reúne uma centena de retratos a personalidades do entretenimento, da cultura e da moda, entre as quais se encontram o treinador português José Mourinho e as fadistas Gisela João, Ana Moura, Aldina Duarte, Cuca Roseta e Carminho, cuja beleza encantou o músico.

“Não foi uma ideia minha. Foi a Vogue que as escolheu e apresentou-me a proposta e eu achei logo ótima ideia. São mulheres lindíssimas. Tentei captar algo especial e, além disso, queria algo que não fosse só internacional, mas também nacional”, afirmou Bryan Adams.

O músico canadiano considera-se um “privilegiado” e um “sortudo” por poder expor o seu trabalho fotográfico que disse tratar-se de uma retrospetiva do seu mundo nos últimos 50 anos.

Além do glamour das personalidades da moda, do cinema ou da música, como Mick Jagger, Morrissey, Amy Winehouse, Ben Kingsley, Julianne Moore ou Kate Moss, “Exposed” inclui ainda uma mostra fotográfica de soldados vítimas da guerra.

fundacaodomluis.com

-

“Ambos os lados são o que acontece no mundo de hoje. São fotografias reais”, sustentou.

Outra das fotografias que se destaca na exposição é a da rainha Isabel II, captada apenas nos cinco minutos concebidos ao cantor para esse efeito.

A nudez é também marca em algumas fotografias da exposição, assim como o preto e branco. “Gosto de pele, é isso”, brincou Bryan Adams, sublinhando que as imagens a preto e branco, bem como as expressões captadas resultam do seu “instinto”.

A escolha de Cascais para inaugurar a sua exposição foi igualmente uma decisão fácil para o cantor, já que foi onde passou alguns anos da sua juventude.

“Quando me lembro da minha juventude, as memórias que tenho são de Cascais. É um lugar muito bonito. Venho cá várias vezes com a minha família”, contou.

Bryan Adams, que já expõe desde finais dos anos 1990 e assina produções fotográficas de moda, está em Portugal numa altura em que acaba de editar o álbum “Tracks of my years”.

Quanto à música, Bryan Adams prometeu atuar em Portugal “brevemente, talvez no próximo ano”.

O último concerto de Bryan Adams em Portugal foi em 2012, no festival Rock in Rio Lisboa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …