/

Forte sismo de magnitude 7,7 sentido no México. Alerta de tsunami para América Central

Um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter foi esta terça-feira sentido nas zonas sul e centro do México, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), não existindo, até ao momento, relatos de vítimas ou danos materiais.

De acordo com o instituto norte-americano, o sismo foi sobretudo sentido ao longo da costa do Pacífico, no estado de Oaxaca (sul do México).

Através do Twitter, o Serviço Nacional de Sismologia informou, por sua vez, ter registado um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter a 12 quilómetros a sudeste do município de Crucecita, no estado de Oaxaca, e que o tremor de terra foi sentido em várias partes do México, o que levou ao acionamento de um alerta sísmico na capital mexicana.

Segundo a mesma fonte, o sismo ocorreu às 10:29 locais (16:29 hora de Lisboa).

Na sequência do sismo, foi emitido um alerta de tsunami para a América Central: México, Guatemala, Honduras e El Salvador.

O alerta, emitido pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (com sede no Havai, Estados Unidos), cobre uma extensão de mil quilómetros em torno do epicentro do sismo, que foi localizado no estado de Oaxaca (sul do México), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.