Ford revela como esconde da concorrência os novos modelos (e é tudo ilusão de ótica)

A marca norte-americana utiliza uma técnica especial de camuflagem, através de uns autocolantes que conseguem criar efeitos de ilusão de ótica.

Quando toca a proteger os novos modelos dos olhares indesejados da concorrência, a Ford não gosta de arriscar e por isso usa uma técnica muito invulgar.

Para evitar que os novos automóveis sejam fotografados por “espiões”, quando estão a ser sujeitos a testes ao ar livre, a empresa norte-americana desenvolveu uma tecnologia avançada de camuflagem.

No fundo, tudo não passa de uns autocolantes especiais que, ao criar um efeito de ilusão de ótica, não deixam que seja claramente percetível quais são as linhas do modelo.

De acordo com a empresa, que agora decidiu revelar o seu método infalível, os adesivos são leves e não acumulam calor, o que permite que os resultados dos testes não sejam alterados.

Existe até uma equipa que se dedica exclusivamente a este trabalho, tendo a única tarefa de “mascarar” os carros com os autocolantes, impressos de forma circular e colados por justaposição.

“Enquanto que o design é o quarto fator mais importante na hora de comprar um carro, para a Ford é a segunda prioridade e fica apenas atrás do consumo de combustível”, explica o vice-presidente Dave Fish, ao Daily Mail.

“Não é surpreendente que a Ford faça de tudo para proteger o design dos seus carros pelo máximo de tempo possível”, acrescenta.

Além desta técnica, a equipa de camuflagem também consegue alterar o formato do carro, introduzindo painéis falsos que o deixam mais largo ou mais comprido.

“Este trabalho é fundamental para que a Ford continue a ser competitiva numa indústria que está em constante evolução”, diz John LaQue, supervisor do setor de planeamento de protótipos.

“Quando conseguirmos chegar a um lançamento, sem que uma única fotografia do carro sem camuflagem apareça, é porque fizemos o nosso trabalho”, remata.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

PCP quer Costa no Parlamento de 15 em 15 dias (e não vai contribuir para acabar com os debates quinzenais)

O PCP não concorda que será o fim da democracia caso os debate quinzenais passem a mensais. No entanto, não vai contribuir para acabar com este modelo. Ao Expresso, o deputado comunista António Filipe Duarte garantiu …

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …