A marca norte-americana utiliza uma técnica especial de camuflagem, através de uns autocolantes que conseguem criar efeitos de ilusão de ótica.
Quando toca a proteger os novos modelos dos olhares indesejados da concorrência, a Ford não gosta de arriscar e por isso usa uma técnica muito invulgar.
Para evitar que os novos automóveis sejam fotografados por “espiões”, quando estão a ser sujeitos a testes ao ar livre, a empresa norte-americana desenvolveu uma tecnologia avançada de camuflagem.
No fundo, tudo não passa de uns autocolantes especiais que, ao criar um efeito de ilusão de ótica, não deixam que seja claramente percetível quais são as linhas do modelo.
De acordo com a empresa, que agora decidiu revelar o seu método infalível, os adesivos são leves e não acumulam calor, o que permite que os resultados dos testes não sejam alterados.
Existe até uma equipa que se dedica exclusivamente a este trabalho, tendo a única tarefa de “mascarar” os carros com os autocolantes, impressos de forma circular e colados por justaposição.
“Enquanto que o design é o quarto fator mais importante na hora de comprar um carro, para a Ford é a segunda prioridade e fica apenas atrás do consumo de combustível”, explica o vice-presidente Dave Fish, ao Daily Mail.
“Não é surpreendente que a Ford faça de tudo para proteger o design dos seus carros pelo máximo de tempo possível”, acrescenta.
Além desta técnica, a equipa de camuflagem também consegue alterar o formato do carro, introduzindo painéis falsos que o deixam mais largo ou mais comprido.
“Este trabalho é fundamental para que a Ford continue a ser competitiva numa indústria que está em constante evolução”, diz John LaQue, supervisor do setor de planeamento de protótipos.
“Quando conseguirmos chegar a um lançamento, sem que uma única fotografia do carro sem camuflagem apareça, é porque fizemos o nosso trabalho”, remata.
ZAP / HypeScience