Forças turcas avançam para controlo de pontos estratégicos na Síria. Há pelo menos 21 civis mortos

(dr) UNRWA

ONU entrega ajuda humanitária na cidade de Yarmouk, na Síria

As forças do exército turco estão este sábado a avançar no noroeste da Síria para controlar auto-estradas que serão pontos estratégico para o ataque contra os curdos.

O avanço marca o quarto dia em que a Turquia, perante fortes críticas internacionais, continua o confronto na região, de acordo com a Associated Press. A agência de notícias turca diz que as forças da oposição na Síria, apoiadas pelo exército da Turquia, já têm o controlo completo da auto-estrada M-4 que liga as cidades de Manbij a Qamishli.

As tropas turcas já conseguiram também cortar as ligações entre Hassakek e uma das principais cidades sírias, Aleppo.

Este avanço dos turcos começa apenas um dia depois de o executivo dos EUA ter retirado tropas norte-americanas desta região, o que teria impedido esta progressão das tropas. Donald Trump, o presidente norte-americano, justificou a decisão para impedir que o país continue envolvido em “guerras sem fim”. Críticos destas decisão dizem que os EUA puseram em risco a vida de aliados curdos que ajudaram a derrotar o ISIS.

O número de civis mortos na ofensiva turca no nordeste da Síria, que teve início na quarta-feira, subiu para 21, divulgou a organização Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

A organização, que conta com uma ampla rede de observadores no terreno, disse que há feridos, mas não precisou o número exato. O OSDH indicou ainda que há 74 mortos entre as Forças Democráticas da Síria (FDS), uma aliança de milícias liderada pelos curdos, diante do avanço do exército turco. Entre as forças turcas oito soldados morreram e entre as milícias da oposição síria aliadas de Ancara houve 49 mortos.

A Turquia anunciou também que as suas forças capturaram a cidade de Ras al-Ain, no nordeste da Síria, após quatro dias de bombardeamentos e combates contra as milícias curdo-sírias na região.

A Turquia continua a justificar a ofensiva por considerar que os curdos estão ligados a atos de terrorismos no país euro-asiático. Ao todo, segundo as Nações Unidas, mais de 100 mil pessoas tiveram de ser deslocadas e mais de 500 mil vidas podem estar em risco no noroeste da Síria.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …