Forças Armadas criticadas por publicar fotografia com informações confidenciais

Uma fotografia publicada pelas Forças Armadas está a ser criticada por mostrar informações secretas sobre o centro de ciberdefesa. Mas nem tudo é o que parece.

Uma fotografia publicada pelas Forças Armadas em abril do ano passado no seu site está a ser criticada nas redes sociais por alegadamente expor informações confidenciais que colocariam em causa a cibersegurança nacional.

No entanto, em resposta ao Observador, as Forças Armadas esclareceram que essa informação “não tinha qualquer risco, nem representava qualquer ameaça quando se colocou à vista para consulta dos utilizadores externos ao centro, à data do exercício ou mesmo depois do exercício ter terminado”.

“Por não representar qualquer risco é que a fotografia está pública no nosso portal da Internet e onde permanecerá inalterada”, explicou o porta-voz das Forças Armadas.

A imagem, publicada a 23 de abril de 2018, serviu para ilustrar a notícia de que Portugal se iria juntar ao Centro Multinacional e Interdisciplinar de Conhecimento na Área da Ciberdefesa da NATO (CCDCOE), um grupo composto pelos países mais avançados em termos de ciberdefesa.

Como resultado dessa entrada, Portugal participou num exercício de ciberdefesa internacional, o “Locked Shields”, organizado pelo Centro. Foi durante esse exercício que a equipa de relações públicas tirou a fotografia e a colocou na Internet.

Quase um ano depois, o tecnólogo Vítor Domingos publicou um tweet a adjetivar o centro de “uma anedota”-.

O centro de cibersegurança é uma anedota. O Exército português publicou uma fotografia onde mostram a defesa do próprio centro de cibersegurança com passwords nas paredes, endereços IP, topologia de rede e até publicidade a uma imobiliária”. Mais tarde, Vítor também aponta que na mesma imagem é possível ver “o contrato de compra de licença VMware perto dos detalhes do router” e “o cartão comercial da NCI debaixo do monitor à esquerda.

Para Vítor Domingos, o facto de a fotografia ilustrar meramente um exercício, mesmo com informações inofensivas à mostra, é “ainda mais impressionante”: “O pior comentário que recebi foi que ‘não é real, é um exercício’. Que é ainda mais impressionante do que pensei visto que as pessoas em exercício tentam fazer as coisas melhor do que na vida real porque é planeado e detalhado”.

As Forças Armadas garantem que todas as informações visíveis na fotografia se referem a “uma rede de cenário criada de propósito em ambiente simulado de CyberRange (treino) em ambiente fechado, que foi estabelecida para efeitos de treino da Blue Team (“Forças amigas”) tendo em vista a sua proteção face aos ataques da Red Team (“adversários”)”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …