Brasil. Forças alternativas a Bolsonaro e Lula conquistam metade das capitais estaduais

Joédson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Na segunda volta das municipais brasileiras, disputadas em 57 dos 5565 municípios do país e envolvendo mais de 38 milhões de eleitores, os políticos apoiados pelo Presidente Jair Bolsonaro e os candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula da Silva, foram derrotados.

As forças da centro-direita alternativas a Bolsonaro e a Lula da Silva passam assim a governar metade das capitais estaduais do país. Os três partidos de centro-direita mais tradicionais do país – que conquistram as autarquias de cinco capitais na primeira volta – obtiveram agora mais oito. No total, venceram 13 das 25 capitais regionais.

Segundo notou o Observador esta segunda-feira, Bruno Covas, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB – centro-direita), foi eleito em São Paulo. Covas teve 60% dos votos, derrotando Guilherme Boulos, do PSOL (esquerda). O PSDB já tinha conquistado Natal e Palmas, ganhando agora também Porto Velho.

No Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do Democratas (DEM – centro-direita), venceu com dois terços dos votos, derrotando Marcelo Crivella, apoiado por Bolsonaro e sobrinho do bispo Edir Macedo, que concorreu pelo Republicanos. O DEM já havia garantido as prefeituras de Curitiba, Florianópolis e Salvador.

No Recife, João Campos, do PSB (centro esquerda), venceu a Marília Arraes, do PT. Em Goiânia, Maguito Vilela, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi eleito. Este partido conquistou ainda as prefeituras de Boa Vista, Cuiabá, Porto Alegre e Teresina, apontou o Expresso, citando a agência Lusa.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) governará duas capitais, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) outras duas e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) uma.

Pela primeira vez desde 1985, o PT estará ausente das prefeituras das capitais estaduais. O partido havia alcançado o recorde de nove capitais em 2004, no segundo ano do mandato presidencial de Lula (2003-2010).

Os resultados deste ano evidenciam uma queda do PT e dos candidatos apoiados por Bolsonaro, sem formação política desde que deixou o Partido Social Liberal (PSL) no ano passado, mas que manifestou apoio a 13 candidatos, dos quais 11 foram derrotados.

Os únicos candidatos considerados ‘bolsonaristas’ que venceram as eleições nas capitais regionais foram Tião Bocalom em Rio Branco e Lorenzo Pazolini em Vitória.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …