/

Força Aérea já começou a sair do Montijo

Mário Cruz / Lusa

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho

O Governo quer constituir um consórcio, em Beja, para criar uma escola de pilotos de aviões a jato, incluindo “privados que já o fazem em diversas partes do mundo”.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, garantiu que “está acertado” o pagamento de 100 milhões de euros por parte da ANA para a saída da Força Aérea do Montijo, apesar de o montante ainda não estar na posse do Estado.

“É um negócio entre a ANA e os Ministérios das Infraestruturas e das Finanças, não participamos nisso. Mas vindo para o Estado corresponde ao montante que será necessário para as alterações, que são muitas. Alterações que têm a ver com Beja e com Sintra”, adiantou o governante.

João Gomes Cravinho referiu ainda que “a esquadra de instrução, que estava em Sintra, já passou para Beja”, o que “vai libertar espaço em Sintra para receber helicópteros que estavam no Montijo”.

O objetivo do Governo, liderado por António Costa, é formar um consórcio para criar em Beja uma escola de pilotos de aviões a jato.

“Nós fazemos a instrução inicial, mas na passagem para jato os nossos pilotos geralmente vão para os EUA, como é o caso da Bélgica, da Dinamarca, e outros com dimensões semelhantes. Juntos faz sentido criarmos uma escola. E Beja tem duas coisas que não se compram com dinheiro: “céu azul 300 dias por ano” e “um espaço aéreo bastante disponível”, justificou o ministro da Defesa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.