A Força Aérea dos EUA usava ursos vivos para testar assentos ejetores em aeronaves

Os bonecos de teste de colisão, também conhecidos como dummies, foram inventados em 1949. No entanto, em 1950, a Força Aérea norte-americana usava ursos vivos para testar os assentos ejetores das suas aeronaves.

Em 1950, foi construído o Convair B-58 Hustler, um bombardeiro operacional que viajava a uma velocidade de quase o dobro da do som. A tecnologia foi recebida com muito entusiasmo na altura, mas estas velocidades implicaram a criação de um novo sistema para que os pilotos podessem ser ejetados das aeronaves com segurança.

Na altura, surgiu uma ideia de um sistema com duas etapas: o primeiro passo, seria puxar uma alça de pré-ejeção, que prenderia as pernas do piloto, para depois as envolver numa cápsula. Uma segunda alavanca seria então acionada para ejetar o piloto (e a cápsula), antes de lançar um paraquedas.

A cápsula, que continha alimentos e água para o piloto, desceria lentamente até ao solo ou até à água, onde flutuaria à espera do resgate.

Este mecanismo não foi aprovado sem passar por testes, que envolveram cidadãos norte-americanos recrutados nas filas dos desempregados, ursos negros americanos, ursos castanhos dos Himalaias e chimpanzés.

A ideia era que os animais simulassem o peso e o tamanho de um piloto humano. Em vez de usar bonecos de teste de colisão, os responsáveis pelos testes de campo drogaram ursos e amarraram-nos a um assento ejetor.

O assento ejetor é um sistema de emergência, um componente normalmente instalado em aviões militares, que tem como objetivo salvar o piloto em caso de iminente perigo de queda do avião. Neste caso, os ursos passaram para a fase final dos testes e foram ejetados durante os voos.

As falhas do sistema, nomeadamente no balanço dos assentos, foram detetadas quando os responsáveis pelos testes encontraram fraturas nos ossos dos ursos.

A cápsula foi então ajustada e testada novamente nos animais, até ter sido projetada uma cápsula segura para pilotos humanos.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Não sei se o PAN sabe, mas nós sabemos e continuamos a manter uma aliança com esses selvagens. Mas para quem aplicou a tortura sistematicamente no Iraque e mata regularmente civis inocentes no Médio Oriente que considera como “danos colaterais”, matar ou estropiar ursos deve parecer ser o menor dos males…

RESPONDER

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Temido quer “ganhar tempo” para conter variante Delta. Em julho, serão administradas 130 mil doses por dia

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …