A Força Aérea dos EUA usava ursos vivos para testar assentos ejetores em aeronaves

Os bonecos de teste de colisão, também conhecidos como dummies, foram inventados em 1949. No entanto, em 1950, a Força Aérea norte-americana usava ursos vivos para testar os assentos ejetores das suas aeronaves.

Em 1950, foi construído o Convair B-58 Hustler, um bombardeiro operacional que viajava a uma velocidade de quase o dobro da do som. A tecnologia foi recebida com muito entusiasmo na altura, mas estas velocidades implicaram a criação de um novo sistema para que os pilotos podessem ser ejetados das aeronaves com segurança.

Na altura, surgiu uma ideia de um sistema com duas etapas: o primeiro passo, seria puxar uma alça de pré-ejeção, que prenderia as pernas do piloto, para depois as envolver numa cápsula. Uma segunda alavanca seria então acionada para ejetar o piloto (e a cápsula), antes de lançar um paraquedas.

A cápsula, que continha alimentos e água para o piloto, desceria lentamente até ao solo ou até à água, onde flutuaria à espera do resgate.

Este mecanismo não foi aprovado sem passar por testes, que envolveram cidadãos norte-americanos recrutados nas filas dos desempregados, ursos negros americanos, ursos castanhos dos Himalaias e chimpanzés.

A ideia era que os animais simulassem o peso e o tamanho de um piloto humano. Em vez de usar bonecos de teste de colisão, os responsáveis pelos testes de campo drogaram ursos e amarraram-nos a um assento ejetor.

O assento ejetor é um sistema de emergência, um componente normalmente instalado em aviões militares, que tem como objetivo salvar o piloto em caso de iminente perigo de queda do avião. Neste caso, os ursos passaram para a fase final dos testes e foram ejetados durante os voos.

As falhas do sistema, nomeadamente no balanço dos assentos, foram detetadas quando os responsáveis pelos testes encontraram fraturas nos ossos dos ursos.

A cápsula foi então ajustada e testada novamente nos animais, até ter sido projetada uma cápsula segura para pilotos humanos.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Não sei se o PAN sabe, mas nós sabemos e continuamos a manter uma aliança com esses selvagens. Mas para quem aplicou a tortura sistematicamente no Iraque e mata regularmente civis inocentes no Médio Oriente que considera como “danos colaterais”, matar ou estropiar ursos deve parecer ser o menor dos males…

RESPONDER

Um copo com água

Água potável de cidade canadiana pode estar contaminada com hidrocarbonetos petrolíferos

A cidade de Iqaluit, no território canadiano de Nunavut, declarou estado de emergência após ter encontrado vestígios de petróleo no abastecimento de água. O departamento de saúde pública da cidade canadiana aconselhou os habitantes de Iqaluit …

Golden Boy: Nuno Mendes é o único português entre os finalistas

Havia três portugueses na lista anterior mas, nos 20 finalistas, o jovem do PSG é o único representante de Portugal. Nome do vencedor será divulgado em Dezembro. O jornal Tuttosport indicou quais são os 20 futebolistas …

"Profundamente chocante". Deputado britânico morre após ser esfaqueado em encontro com eleitores

Um deputado do Partido Conservador morreu depois de ter sido esfaqueado várias vezes, esta sexta-feira, durante um encontro com eleitores em Leigh-on-Sea, no sudeste de Inglaterra. David Amess, de 69 anos, representante do círculo eleitoral de …

"Já chega de drama". Costa sublinha que cenário de eleições antecipadas “seria irracional”

O primeiro-ministro falou aos jornalistas esta sexta-feira e garantiu que o Governo cumpriu a sua função: entregar uma proposta de Orçamento de Estado. O que se segue é a negocição. António Costa referiu, depois de visitar …

Erro em laboratório britânico poderá ter provocado 43 mil falsos negativos

Cerca de 43 mil pessoas poderão ter sido informadas erradamente de que não sofriam de covid-19 devido a problemas num laboratório privado no Reino Unido, anunciaram esta sexta-feira as autoridades de saúde britânicas. O Departamento de …

Rio anuncia voto contra o Orçamento para 2022 - e dá 50% de hipóteses de crise política

O Presidente da República recebe esta sexta-feira, em audiência em Belém, os partidos com assento parlamentar no âmbito do Orçamento do Estado para o próximo ano. O primeiro partido a ser ouvido foi o PSD. O …

Raphinha, ex-Sporting e Vitória, é a nova figura da selecção brasileira

Brasil goleou o Uruguai e Raphinha marcou dois golos em Manaus: "Esta noite poderia nunca acabar". O Brasil voltou às vitórias, na qualificação para a fase final do Mundial 2022. Depois do (único) deslize, no empate …

Portugal regista mais 766 novos casos e sete mortes. País está perto da zona "laranja" da matriz de risco

Portugal registou nesta quinta-feira sete mortes devido à covid-19 e 766 novas infeções pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado nesta sexta-feira. O boletim epidemiológico desta sexta-feira indica ainda …

Leão diz que despesa de 1,8 mil milhões com CP não tem de ser negociada com Bruxelas

O ministro das Finanças considerou hoje que não será necessário negociar com Bruxelas a despesa excecional de 1.815 milhões de euros com a CP pois o objetivo é enquadrar a medida dentro das regras de …

Obra de Banksy que se autodestruiu vendida por valor recorde de 21,8 milhões

A obra do artista britânico, que há três anos se autodestruiu parcialmente depois de ter sido vendida por 1,2 milhões de euros, foi vendida, esta quinta-feira, por 21,8 milhões. Em 2018, "Girl With Balloon", que mostrava …