//

Força Aérea dos EUA quer criar o avião hipersónico mais rápido do mundo

4

A Força Aérea dos Estados Unidos concedeu 60 milhões de dólares à startup aeroespacial Hermeus para financiar testes de voo do seu avião hipersónico Quarterhorse. Esta aeronave tem como destino aplicações militares e comerciais.

A aeronave será capaz de voar em Mach 5 com um alcance de 7.400 quilómetros. Também estará equipada com um motor TBCC (Turbine-Based Combined Cycle) construído em torno de um motor turbo-jato GE J85 comercial.

O contrato, firmado em 30 de julho, estabelece objetivos ambiciosos para a Hermeus, a serem cumpridos nos próximos três anos – o que inclui a construção de três protótipos da aeronave Quarterhorse e o teste do seu sistema de propulsão hipersónico reutilizável em grande escala.

A aeronave da Hermeus será capaz de voar cinco vezes a velocidade do som, sendo, por exemplo, capaz de viajar de Nova Iorque até Londres em apenas 90 minutos – em vez das sete horas que normalmente demoram os aviões comerciais atuais.

O primeiro protótipo Quarterhorse está programado para ser não tripulado. De acordo com um relatório de 2020 da Aviation International News, Hermeus já construiu e testou um protótipo de motor hipersónico em pequena escala e agora está a trabalhar num demonstrador de motor em escala real do seu motor TBCC.

“O Quarterhorse será a aeronave reutilizável mais rápida do mundo e a primeira do seu tipo a voar com um motor TBCC”, explicou Hermeus em comunicado.

Fundada por ex-membros da SpaceX, Blue Origin e Generation Orbit, a Hermeus pretende pilotar uma aeronave de demonstração nesta década que pode tornar-se a aeronave reutilizável mais rápida em serviço regular, escreve o Interesting Engineering.

Nos últimos anos, a Força Aérea dos Estados Unidos tem demonstrado interesse em tais aeronaves comerciais de alta velocidade, não apenas para as suas aplicações militares, mas também como um substituto potencial de longo prazo para o Air Force One, o avião do Presidente dos Estados Unidos da América, que atua tanto como transporte pessoal do Chefe do Executivo, como um centro de comando e controlo em caso de guerra nuclear ou emergência nacional.

Ana Isabel Moura, ZAP //

4 Comments

  1. Quererem, querem com certeza. Mas enquanto a Rússia já lá chegou os americanos ainda andam a ver o que fazer para lá chegar, de aqui a bastantes anos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.