Força Aérea faz ajuste direto de 54 mil euros para comprar relógios. São “criação artística”

(dr) Força Aérea Portuguesa

A Força Aérea Portuguesa gastou cerca de 54 mil euros na compra de 200 relógios de pulso para comemorar o 60.º aniversário da base aérea de Monte Real, no concelho de Leiria, avança esta quinta-feira o jornal Público.

Trata-se de uma “edição exclusiva” de relógios de movimento mecânico da marca Nautica, modelo Porthole, numerados e com bracelete em silicone. A encomenda estipulava que tinham de vir acondicionados num “estojo especial comemorativo”, detalha o matutino.

A compra dos 200 exemplares foi feita através de um ajuste direto com a empresa Torres Joalheiros, tendo invocado a Força Aérea uma disposição do Código dos Contratos Públicos destinada à aquisição, por parte do Estado, de obras de arte.

De acordo com o Código dos Contratos Públicos, e tendo em conta que se trata de um ajuste superior a 20 mil euros e inferior a 75 mil, “pelo menos três entidades” deveriam ter sido convidadas a propor preços diferentes para a encomenda.

(dr) Força Aérea Portuguesa

Os relógios, mais do que acessórios, são “criações artísticas”, diz a FAP

Em declarações ao Público, o departamento de Relações Públicas da Força Aérea explicou que este procedimento não foi seguido uma vez que os relógios em causa, mais do que acessórios, são “criações artísticas”, o que, de acordo com a alínea e) i) do artigo 24 do referido código, permite a compra por ajuste direto.

“Devido às características de personalização que foram integradas no relógio e estojo, criados de propósito e em exclusivo para a comemoração dos 60 anos da Base Aérea 5, estes bens possuem características artísticas únicas, o que está de acordo com (…) o Código dos Contratos Públicos, que prevê que seja escolhido o procedimento por ajuste direto quando esteja em causa a aquisição de uma criação artística, como se verifica na presente peça”, justificou a Força Aérea.

O jornal Público recorda ainda que este ponto da lei já por várias vezes ter sido alvo de interpretações mais abrangentes levou chegou a merecer, noutras ocasiões, repreensão do Tribunal de Contas, mesmo em casos de compra de verdadeiras obras artísticas.

A Força Aérea garante ainda que vai recuperar o valor revendendo estes acessórios a militares interessados por 280 euros, mais dez do que o preço a que custaram. Os relógios estão à venda no site deste ramo das Forças Armadas desde 5 de setembro de 2019.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Correção: Há um modelo a 250 USD mas, todo em metal. Note-se que este é o PVP. Aquisições de 200 unidades, numeradas ou não, com certeza que beneficiariam de um desconto…

  2. Para além das “irregularidades” processuais, nem sequer é bonito, nada tem a ver com aviação (excepto a caixa personalizada), e o preço é elevadíssimo!

    Neste caso talvez não haja nenhuma “corrupção”! Mas há seguramente muita incompetência!

RESPONDER

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …

Os tubarões são mais fáceis de capturar em águas mais frias

As áreas equatoriais quentes são o local onde a vida marinha é mais biodiversa. No entanto, os navios de pesca são mais propensos a capturar tubarões e atum em regiões oceânicas frias. Vivem mais espécies perto do …

Golfinhos machos "cantam" juntos para seduzir fêmeas

Um novo estudo científico sugere que os golfinhos machos "cantam" todos juntos, de forma síncrona, para seduzirem as fêmeas a ter relações sexuais. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram várias gravações de "pops" — …

Na Etiópia, os apagões da Internet afetam a vida de milhares de pessoas

A Internet desempenha um papel decisivo na transformação da vida de milhares de etíopes e é por isso que as paralisações têm um enorme impacto económico.  Entre janeiro e o final de março, os habitantes da …

É urgente moldar as áreas urbanas de África para suportar futuras pandemias

Quando o tema é a Covid-19, o poder das cidades provém do número de interações entre pessoas, empresas e mercados que estes centros populacionais permitem. Apesar de todas as suas virtudes, a verdade é que …

Incêndio em Chernobyl pode ter provocado valores de radiação acima do normal

Um fogo florestal atingiu este domingo a zona interditada da central nuclear de Chernobyl, mas as informações sobre o aumento dos níveis de radiação são contraditórias. O fogo já consumiu 100 hectares de floresta, disse Yehor …