Força Aérea investe 4,5 milhões em drones para operações de vigilância contra incêndios

1

Paulo Cunha / Lusa

A resolução do Conselho de Ministros, que autoriza a Força Aérea Portuguesa a comprar 12 drones, num investimento de até 4,5 milhões de euros, para “vigilância aérea adicional” devido aos incêndios, foi publicada na segunda-feira em Diário da República.

De acordo com a resolução, a Força Aérea poderá adquirir imediatamente “12 sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS) Classe 1 para corresponder à necessidade urgente de vigilância adicional, durante o período do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2020”.

Esta aquisição de drones é decorrente da situação de pandemia que o país enfrenta, que obriga ao cumprimento de medidas de distanciamento para mitigar a propagação do novo coronavírus, coincidindo com a época em que o risco de incêndios é maior.

O texto autoriza a Força Aérea a realizar a despesa relativa à aquisição destes dispositivos, “incluindo a atualização e adaptação do sistema de comando e controlo, até ao montante de 4.545.000 euros”, com financiamento a “100% do Fundo Ambiental”.

O documento sublinha que é necessário “considerar urgentes e de interesse público os procedimentos de contratação pública a realizar no âmbito da presente resolução, de maneira a assegurar a disponibilidade de utilização” dos drones.

A operação destes dispositivos será coordenada entre a Força Aérea e GNR, “para operações de vigilância”, e com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, “no quadro do combate a incêndios rurais, incluindo as operações de rescaldo e de vigilância ativa pós-rescaldo”.

// Lusa

 

1 Comment

  1. Parece-me uma óptima ideia se for bem delineada, planeada e forem alocados meios suficientes à execução da tarefa. Em suma: Façam esta m*** à séria. Não é tudo mal amanhado… à Tuga!!

    As tarefas não se planeiam começando pelo custo. Esqueçam o custo!!
    Basta-me olhar para o orçamento (4.5M€) para ficar preocupado. Para que não fiquem com dúvidas: É POUCO!!!

    1. Comprem drones decentes!! Militares se faz favor. Americanos e Israelitas sabem o que fazem nesta matéria.
    2. Nada de PPPs nem de particulares com contratos milionários. Contratem e formem pessoal (pilotos, manutenção, reparação, etc, etc) em número e qualidade SUFICIENTE.
    3. Coloquem-nos em instalações militares, DECENTES, espalhadas pelo pais por forma a cobrirem 100% do território nacional.

    Numa segunda fase

    4. Drones não chegam!! Abram os cordões à bolsa. Coloquem em órbita um satélite em orbita geo-estacionária para monitorizar tudo o que os drones não forem capazes.
    Lancem o desafio da construção a entidades particulares ou de ensino, PORTUGUESAS. Criem valor!! Já chega de nos quererem transformar em criados de servir de Alemães e Ingleses nas praias do Algarve.

    É verdade que a SIC vai dizer quantos milhões estão a gastar nisto tudo e quantas das pessoas envolvidas são dirigentes do PS, ou militantes do PS, ou familiares, ou amigos, ou conhecidos… ou viram um dia em 1972 alguém do PS… e isso prova que é tudo um monte de corruptos, mas mais vale isso do que cidadãos Portugueses a ficarem sem casa ou, pior, morrerem queimados como já aconteceu.

    O estado tem obrigação de proteger os seus cidadãos. Façam-no!! Ignorem a corja que fala sempre mal de tudo.

    Qualquer dia enervam-me o suficiente para me candidatar a 1º Ministro desta m*** ^_^

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.