Força Aérea investe 4,5 milhões em drones para operações de vigilância contra incêndios

Paulo Cunha / Lusa

A resolução do Conselho de Ministros, que autoriza a Força Aérea Portuguesa a comprar 12 drones, num investimento de até 4,5 milhões de euros, para “vigilância aérea adicional” devido aos incêndios, foi publicada na segunda-feira em Diário da República.

De acordo com a resolução, a Força Aérea poderá adquirir imediatamente “12 sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS) Classe 1 para corresponder à necessidade urgente de vigilância adicional, durante o período do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2020”.

Esta aquisição de drones é decorrente da situação de pandemia que o país enfrenta, que obriga ao cumprimento de medidas de distanciamento para mitigar a propagação do novo coronavírus, coincidindo com a época em que o risco de incêndios é maior.

O texto autoriza a Força Aérea a realizar a despesa relativa à aquisição destes dispositivos, “incluindo a atualização e adaptação do sistema de comando e controlo, até ao montante de 4.545.000 euros”, com financiamento a “100% do Fundo Ambiental”.

O documento sublinha que é necessário “considerar urgentes e de interesse público os procedimentos de contratação pública a realizar no âmbito da presente resolução, de maneira a assegurar a disponibilidade de utilização” dos drones.

A operação destes dispositivos será coordenada entre a Força Aérea e GNR, “para operações de vigilância”, e com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, “no quadro do combate a incêndios rurais, incluindo as operações de rescaldo e de vigilância ativa pós-rescaldo”.

// Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece-me uma óptima ideia se for bem delineada, planeada e forem alocados meios suficientes à execução da tarefa. Em suma: Façam esta m*** à séria. Não é tudo mal amanhado… à Tuga!!

    As tarefas não se planeiam começando pelo custo. Esqueçam o custo!!
    Basta-me olhar para o orçamento (4.5M€) para ficar preocupado. Para que não fiquem com dúvidas: É POUCO!!!

    1. Comprem drones decentes!! Militares se faz favor. Americanos e Israelitas sabem o que fazem nesta matéria.
    2. Nada de PPPs nem de particulares com contratos milionários. Contratem e formem pessoal (pilotos, manutenção, reparação, etc, etc) em número e qualidade SUFICIENTE.
    3. Coloquem-nos em instalações militares, DECENTES, espalhadas pelo pais por forma a cobrirem 100% do território nacional.

    Numa segunda fase

    4. Drones não chegam!! Abram os cordões à bolsa. Coloquem em órbita um satélite em orbita geo-estacionária para monitorizar tudo o que os drones não forem capazes.
    Lancem o desafio da construção a entidades particulares ou de ensino, PORTUGUESAS. Criem valor!! Já chega de nos quererem transformar em criados de servir de Alemães e Ingleses nas praias do Algarve.

    É verdade que a SIC vai dizer quantos milhões estão a gastar nisto tudo e quantas das pessoas envolvidas são dirigentes do PS, ou militantes do PS, ou familiares, ou amigos, ou conhecidos… ou viram um dia em 1972 alguém do PS… e isso prova que é tudo um monte de corruptos, mas mais vale isso do que cidadãos Portugueses a ficarem sem casa ou, pior, morrerem queimados como já aconteceu.

    O estado tem obrigação de proteger os seus cidadãos. Façam-no!! Ignorem a corja que fala sempre mal de tudo.

    Qualquer dia enervam-me o suficiente para me candidatar a 1º Ministro desta m*** ^_^

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …