Um foguete experimental da Força Aérea norte-americanas bateu o recorde de velocidade para veículos sobre trilhos magnéticos.
O foguete MagLev, com 900 kg de peso, atingiu 1.018 km/h – o equivalente a percorrer cerca de 280 metros num segundo. O recorde anterior era de 603 km/h.
Segundo a The Verge, o lançamento recordista ocorreu no início do mês, na base aérea de Holloman, no estado norte-americano do Novo México, e ocorreu após quase seis anos de planeamento.
O MagLev levita sobre trilhos magnetizados, com a ajuda de ímanes super-condutores e de hélio líquido mantido a uma temperatura baixíssima, com o objectivo de arrefecer o foguete a 269°C negativos – apenas 4 graus acima do zero absoluto.
A estas temperaturas, a matéria apresenta efeitos quânticos como a supercondutividade e a superfluidez.
Sem atrito com o solo, o veículo consegue atingir uma velocidade muito mais alta do que se se apoiasse nos trilhos.
“Foi preciso alguns meses de preparação e muito trabalho, mas felizmente parece que tudo deslizou muito suavemente”, disse à The Verge a tenente Natalia Ocampo, líder da equipa responsável pelo lançamento.
Mas é provável que o novo recorde de velocidade do MagLev dure pouco tempo. A equipa está já a trabalhar em materiais mais leves, melhorias no design e novas abordagens tecnológicas.
“O nosso objectivo é na realidade atingir Mach 10“, garantiu o coronel Shawn Morgenstern, da USAF. Algo como levitar a 12.346 km/h.
ZAP / BBC