Foco de infeção confirmado em fábrica de conservas de Vila do Conde

Um foco de covid-19 foi detetado numa fábrica de conservas em Vila do Conde, após algumas trabalhadoras terem testado positivo ao novo coronavírus.

O foco de covid-19 detetado numa fábrica de conservas em Vila do Conde, no distrito do Porto, tem 12 casos de infenção confirmados, informou fonte da Administração Regional de Saúde-Norte (ARS-Norte) à Lusa.

A mesma fonte sublinhou que o este número de infetados, apurado às 11:00 desta quinta-feira, se refere à generalidade do foco e não apenas a pessoas que operavam na fábrica.

A ARS-Norte continua a desenvolver ações no local, em articulação com o delegado de saúde de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, e, segundo informou a presidente da câmara municipal vila-condense, está já em curso um número alargado de testes.

“A empresa ainda continua a laborar, mas as autoridades de saúde já hoje de manhã fizeram uma vistoria às instalações. Pelo que sei, vão alargar o leque de testes a todos os funcionários e ramificações familiares”, partilhou Elisa Ferraz.

A autarca partilhou que o foco de infeção na empresa surgiu através “de um familiar de uma funcionária que veio do estrangeiro com covid-19 e iniciou a cadeia de contágio”, apelando ao Governo para aumentar o controlo sanitário a quem entra em Portugal.

“Temos de continuar atentos. Esta é prova de que o vírus não foi embora. Deixo um alerta às entidades governamentais, e à população em geral, que tenham cuidado com esta questão de quem chega do estrangeiro. É preciso que a economia continue e funcionar, sobretudo nesta altura de verão com o turismo, mas é preciso muita atenção no controlo sanitário nos aeroportos e fronteiras”, vincou Elisa Ferraz.

A presidente da câmara vila-condense partilhou, ainda, que a delegação de saúde local está a atuar num infantário da Póvoa de Varzim, na freguesia da Aver-o-Mar, frequentado por um dos filhos de uma funcionária infetada da empresa.

A fábrica de conservas Gencoal, situada em Caxinas, emprega 170 pessoas, tanto residentes em Vila do Conde como na cidade vizinha da Póvoa de Varzim, e tem a sua atividade vocacionada para a produção e exportação de conservas de sardinha, cavala e salmão.

Os proprietários da empresa são italianos e já estão em Portugal a acompanhar a situação, tendo esta tarde uma reunião agendada na Câmara Vila do Conde. A autarquia vai, posteriormente, reunir o seu Conselho de Segurança Municipal.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma empresa prejudicada e postos de trabalho colocados em risco, por uma “infecção”, esta provocada por alguém que vem de fora para “infectar” os residentes e manter bem vivo o medo.

    Os ventiladores comprados de urgência, continuam parados à espera de uso.

    Os casos de inflamação aguda dos pulmões provocados pelo covid19, continuam escassos.
    A venda de testes, mascaras e gel continua em alta e para durar que já estão a preparar caminho para um “novo virus” que vai “matar” tanto ou mais que este.

RESPONDER

Trabalhar no Interior. Benefícios fiscais tiveram impacto de 27 milhões (e programa deve ser prorrogado)

Os benefícios fiscais previstos no Programa de Valorização do Interior (PVI) tiveram um impacto de cerca de 27 milhões de euros em 2020, revelou o Ministério da Coesão Territorial, destacando a aprovação de projetos …

Regulador da aviação trava construção do aeroporto do Montijo

O parecer negativo das câmaras do Seixal e da Moita e a não emissão por Alcochete levaram a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) a recusar emitir um parecer prévio de viabilidade do aeroporto do …

França aprova vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos. Única dose das vacinas reduz hospitalização nos mais idosos

O Governo francês alargou a idade de toma da vacina da AstraZeneca, que estava reservada para pessoas entre os 50 e os 64 anos. A partir de agora, pessoas com até 75 anos também vão …

OMS diz que é prematuro e "não realista" pensar-se que a pandemia acaba este ano

O diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS diz que é prematuro pensar-se que a pandemia termina até ao fim do ano, mas que é possível é reduzir as hospitalizações e as transmissões …

A escolha de Moedas para Lisboa (ou de como Marcelo puxou os cordelinhos no PSD)

Rui Rio foi forçado a confirmar o nome de Carlos Moedas como candidato do PSD à Câmara de Lisboa depois de ter havido uma fuga de informação para a imprensa. E há quem especule que …

Duterte demite embaixadora no Brasil filmada a agredir funcionária

Esta segunda-feira, Rodrigo Duterte anunciou ter assinado a demissão da embaixadora das Filipinas no Brasil, Marichu Mauro. O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, demitiu a embaixadora no Brasil, depois de esta ter sido filmada a agredir …

Portugal tem menos de 2 mil internados pela primeira vez desde outubro. Há mais 38 óbitos e 691 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 691 novos casos de infeção por covid-19 e mais 38 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Marcelo falou com Presidente de Israel sobre vacinação e relações bilaterais

O Presidente da República falou por telefone com o seu homólogo israelita, Reuven Rivlin, sobre a pandemia de covid-19, o processo de vacinação, as relações bilaterais e a situação geopolítica global O Presidente da República, Marcelo …

Trump e Melania foram vacinados em privado em janeiro, antes de abandonarem a Casa Branca

Donald Trump e Melania Trump foram vacinados discretamente em janeiro antes de abandonarem a Casa Branca, admitiu um conselheiro do ex-Presidente dos EUA a vários meios de comunicação do país. Segundo o New York Times, a …

Chega propõe até 12 anos de prisão para violadores e castração química dos reincidentes

Esta segunda-feira, André Ventura, deputado único do Chega, entregou no Parlamento um projeto de lei que altera o Código Penal e endurece as penas pelo crime de violação. O deputado único do Chega, André Ventura, entregou …