Pequenas flutuações quânticas podem mesmo “chutar” objetos grandes

1

Uma equipa de cientistas conseguiu observar, pela primeira vez, que pequenas flutuações de energia quântica “chutaram” um grande espelho para fora do alinhamento.

Pequenas flutuações de energia quântica foram capazes de “chutar” um grande espelho, tirando-o do alinhamento. Este foi o primeiro impacto tangível do ruído quântico na escala humana, segundo o artigo científico, publicado na Nature.

O espelho foi movido 10 zeptómetros (0,000 000 000 000 000 000 01 metro) No entanto, apesar de ser uma distância insignificante e impercetível para os seres humanos, faz uma grande diferença nos equipamentos sensíveis do observatório de ondas gravitacionais LIGO.

“O deslocamento dos espelhos é para um átomo de hidrogénio o que um átomo de hidrogénio é para nós – e medimos isso”, explicou Lee McCuller, investigador do Instito Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do MIT.

Apesar de esta ser uma descoberta fascinante para os cientistas, a verdade é que representa um problema prático para as pesquisas do observatório LIGO, onde foi detetada. Segundo o comunicado, a equipa está a usar uma “prensa quântica” para escapar ao problema e proteger as pesquisas.

Segundo o Futurism, o equipamento sintoniza o ruído quântico numa frequência específica e sem interrupções, a fim de evitar interferências futuras.

O mais impressionante nesta experiência é o facto de os cientistas terem tido a oportunidade de observar os efeitos quânticos “em algo tão grande quanto um ser humano”, resumiu Nergis Mavalvala, chefe do departamento de Física do MIT.

Nós estamos a ser chutados, afetados por essas flutuações quânticas, todos os nanossegundos da nossa existência”, acrescentou, explicando porém que a “nossa energia térmica é muito grande para que essas flutuações quânticas afetem o nosso movimento de forma mensurável”.

1. Então quer dizer que as famigeradas ondas gravitacionais não passam de de energia quântica em movimento ou tenho o cérebro do tamanho de uma partícula subatómica.