Flórida declara guerra às iguanas. Cidadãos devem matar este animais “sempre que possível”

A Flórida acaba de declarar guerra às iguanas (iguana iguana). A autoridade responsável pela vida selvagem deste estado norte-americano estão a incentivar os cidadãos a abater estes répteis que consideram ser uma ameaça.

Em comunicado, a Comissão de Conservação de Peixes e Animais Selvagens (FWC) declarou que “os proprietários não precisam de permissão para matar iguanas nas suas propriedades”, encorajando os norte-americanos a fazê-lo “sempre que possível”.

“As iguanas verdes não são nativas da Flórida e são consideradas uma espécie invasora devido aos danos que podem causar nas ruas, calçadas e plantas da paisagem. Esta espécie não é protegida na Flórida pela lei anti-crueldade”, pode ler-se na mesma nota.

O mesmo comunicado adianta ainda que existem 22 áreas públicas no sul do estado norte-americano, onde os habitantes podem também matar estes répteis.

Tal como explicou o cientista da Universidade da Flórida Joseph Wasilewski em declarações à ABC News, as iguanas são um “problema sério” de vários pontos de vista, podendo mesmo causar algum perigo para os humanos. “[Estes animais] vão destruir a agricultura, minar as estradas, fazer com que os transformadores elétricos falhem, e podem também transmitir salmonela”, explicou.

Apesar de reconhecer o problema, Wasilewski disse não ter ficado contente com a decisão tomada. “Entristece-me que todos estes animais magníficos, juntamente com multidões de outras espécies invasoras de répteis tenham que ser sacrificados”, Contudo, reconheceu, “não há alternativa para os problemas” associados a estes animais.

Também conhecidas como iguanas verdes, o tipo mais comum desta espécie, estes animais são nativos da América Central, das áreas tropicais da América do Sul e de algumas ilhas ao largo do mar das Caraíbas.

Na mesma nota da FWC, a organização explica que estes espécimes são grandes lagartos verdes, que podem também ter manchas pretas no seu corpo. Alguns adultos podem assumir uma coloração alaranjada ou em tons de rosa durante algumas épocas do ano. Filhotes e jovens iguanas têm, normalmente, uma pigmentação verde brilhante.

Este não é um problema novo. Em março de 2018, um grupo de cientistas da Universidade da Flórida viajou pelo estado a fim de capturar iguanas e depois matá-las. Outro grupo de especialistas opôs-se à medida, considerando ser necessário encontrar outras soluções para combater a sobrelotação destes animais.

Nas redes sociais, alguns habitantes locais mostram-se contra a medida, sustentando ser necessário encontrar uma solução real para o problema.

ZAP //

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. Não concordo com a morte delas. Tem que ter outra solução para este problema. Meu filho tem 7 anos e chorou muito quando eu li essa noticia, pois o mesmo sonha em um dia poder criar uma. É o réptil que ele mais gosta!

  2. Sou brasileiro . E achou ese animais incrível são ótimos animais de estimação .. mas matar acho que isso n e a solução matar vários animais ..tira várias vidas de seres inocentes … Q nem sabem o que fazer só querem comida… Acho que um ser humano que mata um criatura assim . também e um assassino pós também tara tirando uma ou umas vidas … Pós toda vida merece ser RESPEITADA da menor a maior isso n e solução …. Pra mim isso e iguinoraça…… Na minha opinião

    • Caro Kamilo tornado; acabo de ver no noticiário creio que RTP parte de um documentário feito por um cidadão creio que norte-americano sobre a vida nas favelas do Rio de Janeiro e devo-lhe dizer que aquilo é de cortar a respiração, pergunto mesmo como é possível a um ser humano viver no meio de tão grande tiroteio e criminalidade, crianças criadas ali como poderão vir a ser saudáveis mentalmente? Isto chocou-me bastante mais!.

      • Mais um excelente exemplo de “Whataboutism”, não podem chocar ambas as situações mas em níveis diferentes?
        Por serem animais irracionais não merecem o mínimo de respeito?
        Que direito tem o ser Humano de por decreto matar milhões de animais que nem sequer se encontram doentes?
        Posso então perguntar “e as crianças no Sudão ou na Síria ainda morreram centenas delas no bombardeamento a um campo de refugiados” e pronto o seu comentário deixa de ter importância…
        Não sei se as pessoas só conseguem pensar num problema de cada vez?
        Talvez seja o contrario, sempre que se usa a carta do “…e então e o…” ficam ambos os problemas por resolver.
        Bem haja.

  3. Iguanas declaram guerra aos Humanos. Iguanas devem matar este «animais» racionais sempre que possível para evitar a proliferação da burrice!!!

  4. Pois é…Estamos vivendo uma época de aquele que não contribuem deveram ser eliminados. Um Campo de exterminio reproduzindo uma cópia perfeita dos alemãos da segunda guerra.

  5. Como é uma espécie invasora. O + correto séria. Capturar o máximo de animal possível e reintroduzir no seu habitat natural. Mas isso teria um custo. E o americanos não querem este custo. A solução + viável é exterminar. Enquanto lá é uma praga.

  6. Para mim não é a melhor solução… Para mim quem os apanhasse deveria os levar para um abrigo onde lhes dessem comida… Ou procurassem um país que aceitasse acolher esses animais e os domesticassem para que consigam viver com as pessoas… Porque vendo bem… Ninguém gostaria de ser morto…

  7. Se calhar se o comércio ilegal de animais ou mesmo legal de animais de espécies não autóctones não acontecesse isso não seria um problema, mas como o ser humano quer tudo depois resulta nisto e depois toca a passar a responsabilidade a outros. Façam leis que não promovam a exportação de espécies e assim ninguém se chateia

    • É lógico! Só um cego é que não vê ( e os governos ficam cegos com os impostos das suas importações )… Quanto ao comércio ilegal e a quem estivesse na posse de animais não autóctones, MÃO PESADA NELES.

  8. Por cá queimam-se muitos ninhos de vespa e assassinos de mosquitos não faltam. Nem acho que esteja mal controlar as iguanas. O que está mal é pedir à população, que inclui crianças em desenvolvimento, amantes da natureza e outros, para fazer isso.

    • Se as crianças e os amigos da natureza não querem matar iguanas, não o façam. Ninguém os obriga.

      Mas os “amigos da natureza” deviam pensar melhor, porque as iguanas estão a devastar a natureza. É precisamente esse o problema.

  9. Boa. Vamos tomar decisões importantes com base na reação de crianças de 7 anos! Agora os adultos são eles, nós passamos a ser as crianças.

    Quanto às tretas sobre ser amigo da natureza, O PROBLEMA É MESMO ESSE! As iguanas não sao nativas da Flórida e ESTÃO A DEVASTAR A NATUREZA! É assim tão difícil de perceber?

    São milhões de animais, não existe maneira possível de capturá-los e criá-los em cativeiro. Desçam à terra!

    O inferno está cheio de boas intenções.

RESPONDER

Cientistas dão um importante passo na criação de uma Internet quântica segura

Uma nova investigação da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou o elo que faltava para termos uma Internet quântica funcional e prática: uma forma de corrigir os …

Os pedregulhos de Bennu brilham como faróis para a Osiris-Rex da NASA

Este verão, a sonda OSIRIS-REx empreenderá a primeira tentativa da NASA de tocar a superfície de um asteroide, recolher uma amostra e recuar em segurança. Mas, desde que chegou ao asteroide Bennu há mais de …

Cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para futuros desastres

Especialistas ouvidos pelo portal One Zero acreditam que cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para populações que possam vir a enfrentar desastres naturais no futuro potenciados pelas alterações climáticas. À medida que os desastres naturais …

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …

Há mais pessoas em quarentena do que vivas durante a 2ª Guerra Mundial

Um terço da população mundial - 2,6 mil milhões de pessoas - está em quarentena. São mais seres humanos em isolamento do que aqueles que estavam vivos para testemunhar a 2ª Guerra Mundial. Na terça-feira, o …

Biblioteca virtual no Minecraft dá voz a jornalistas censurados de todo o mundo

Enquanto governos de todo o mundo reprimem a liberdade jornalística e censuram a sua imprensa nacional, a Reporters Without Borders está a trabalhar para chegar ao público através de um canal improvável: uma enorme biblioteca …

Há mais 19 mortos em Portugal. Número de casos confirmados perto dos 6.000

Portugal registou, este domingo, mais 19 mortes devido ao surto de covid-19. O número de casos confirmados é de 5.962, mais 792 em relação aos números de sábado. A Direção-Geral de Saúde revelou este domingo o …