Flórida declara guerra às iguanas. Cidadãos devem matar este animais “sempre que possível”

A Flórida acaba de declarar guerra às iguanas (iguana iguana). A autoridade responsável pela vida selvagem deste estado norte-americano estão a incentivar os cidadãos a abater estes répteis que consideram ser uma ameaça.

Em comunicado, a Comissão de Conservação de Peixes e Animais Selvagens (FWC) declarou que “os proprietários não precisam de permissão para matar iguanas nas suas propriedades”, encorajando os norte-americanos a fazê-lo “sempre que possível”.

“As iguanas verdes não são nativas da Flórida e são consideradas uma espécie invasora devido aos danos que podem causar nas ruas, calçadas e plantas da paisagem. Esta espécie não é protegida na Flórida pela lei anti-crueldade”, pode ler-se na mesma nota.

O mesmo comunicado adianta ainda que existem 22 áreas públicas no sul do estado norte-americano, onde os habitantes podem também matar estes répteis.

Tal como explicou o cientista da Universidade da Flórida Joseph Wasilewski em declarações à ABC News, as iguanas são um “problema sério” de vários pontos de vista, podendo mesmo causar algum perigo para os humanos. “[Estes animais] vão destruir a agricultura, minar as estradas, fazer com que os transformadores elétricos falhem, e podem também transmitir salmonela”, explicou.

Apesar de reconhecer o problema, Wasilewski disse não ter ficado contente com a decisão tomada. “Entristece-me que todos estes animais magníficos, juntamente com multidões de outras espécies invasoras de répteis tenham que ser sacrificados”, Contudo, reconheceu, “não há alternativa para os problemas” associados a estes animais.

Também conhecidas como iguanas verdes, o tipo mais comum desta espécie, estes animais são nativos da América Central, das áreas tropicais da América do Sul e de algumas ilhas ao largo do mar das Caraíbas.

Na mesma nota da FWC, a organização explica que estes espécimes são grandes lagartos verdes, que podem também ter manchas pretas no seu corpo. Alguns adultos podem assumir uma coloração alaranjada ou em tons de rosa durante algumas épocas do ano. Filhotes e jovens iguanas têm, normalmente, uma pigmentação verde brilhante.

Este não é um problema novo. Em março de 2018, um grupo de cientistas da Universidade da Flórida viajou pelo estado a fim de capturar iguanas e depois matá-las. Outro grupo de especialistas opôs-se à medida, considerando ser necessário encontrar outras soluções para combater a sobrelotação destes animais.

Nas redes sociais, alguns habitantes locais mostram-se contra a medida, sustentando ser necessário encontrar uma solução real para o problema.

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Não concordo com a morte delas. Tem que ter outra solução para este problema. Meu filho tem 7 anos e chorou muito quando eu li essa noticia, pois o mesmo sonha em um dia poder criar uma. É o réptil que ele mais gosta!

  2. Sou brasileiro . E achou ese animais incrível são ótimos animais de estimação .. mas matar acho que isso n e a solução matar vários animais ..tira várias vidas de seres inocentes … Q nem sabem o que fazer só querem comida… Acho que um ser humano que mata um criatura assim . também e um assassino pós também tara tirando uma ou umas vidas … Pós toda vida merece ser RESPEITADA da menor a maior isso n e solução …. Pra mim isso e iguinoraça…… Na minha opinião

    • Caro Kamilo tornado; acabo de ver no noticiário creio que RTP parte de um documentário feito por um cidadão creio que norte-americano sobre a vida nas favelas do Rio de Janeiro e devo-lhe dizer que aquilo é de cortar a respiração, pergunto mesmo como é possível a um ser humano viver no meio de tão grande tiroteio e criminalidade, crianças criadas ali como poderão vir a ser saudáveis mentalmente? Isto chocou-me bastante mais!.

      • Mais um excelente exemplo de “Whataboutism”, não podem chocar ambas as situações mas em níveis diferentes?
        Por serem animais irracionais não merecem o mínimo de respeito?
        Que direito tem o ser Humano de por decreto matar milhões de animais que nem sequer se encontram doentes?
        Posso então perguntar “e as crianças no Sudão ou na Síria ainda morreram centenas delas no bombardeamento a um campo de refugiados” e pronto o seu comentário deixa de ter importância…
        Não sei se as pessoas só conseguem pensar num problema de cada vez?
        Talvez seja o contrario, sempre que se usa a carta do “…e então e o…” ficam ambos os problemas por resolver.
        Bem haja.

  3. Iguanas declaram guerra aos Humanos. Iguanas devem matar este «animais» racionais sempre que possível para evitar a proliferação da burrice!!!

  4. Pois é…Estamos vivendo uma época de aquele que não contribuem deveram ser eliminados. Um Campo de exterminio reproduzindo uma cópia perfeita dos alemãos da segunda guerra.

  5. Como é uma espécie invasora. O + correto séria. Capturar o máximo de animal possível e reintroduzir no seu habitat natural. Mas isso teria um custo. E o americanos não querem este custo. A solução + viável é exterminar. Enquanto lá é uma praga.

  6. Para mim não é a melhor solução… Para mim quem os apanhasse deveria os levar para um abrigo onde lhes dessem comida… Ou procurassem um país que aceitasse acolher esses animais e os domesticassem para que consigam viver com as pessoas… Porque vendo bem… Ninguém gostaria de ser morto…

  7. Se calhar se o comércio ilegal de animais ou mesmo legal de animais de espécies não autóctones não acontecesse isso não seria um problema, mas como o ser humano quer tudo depois resulta nisto e depois toca a passar a responsabilidade a outros. Façam leis que não promovam a exportação de espécies e assim ninguém se chateia

    • É lógico! Só um cego é que não vê ( e os governos ficam cegos com os impostos das suas importações )… Quanto ao comércio ilegal e a quem estivesse na posse de animais não autóctones, MÃO PESADA NELES.

  8. Por cá queimam-se muitos ninhos de vespa e assassinos de mosquitos não faltam. Nem acho que esteja mal controlar as iguanas. O que está mal é pedir à população, que inclui crianças em desenvolvimento, amantes da natureza e outros, para fazer isso.

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …