Flórida declara guerra às iguanas. Cidadãos devem matar este animais “sempre que possível”

A Flórida acaba de declarar guerra às iguanas (iguana iguana). A autoridade responsável pela vida selvagem deste estado norte-americano estão a incentivar os cidadãos a abater estes répteis que consideram ser uma ameaça.

Em comunicado, a Comissão de Conservação de Peixes e Animais Selvagens (FWC) declarou que “os proprietários não precisam de permissão para matar iguanas nas suas propriedades”, encorajando os norte-americanos a fazê-lo “sempre que possível”.

“As iguanas verdes não são nativas da Flórida e são consideradas uma espécie invasora devido aos danos que podem causar nas ruas, calçadas e plantas da paisagem. Esta espécie não é protegida na Flórida pela lei anti-crueldade”, pode ler-se na mesma nota.

O mesmo comunicado adianta ainda que existem 22 áreas públicas no sul do estado norte-americano, onde os habitantes podem também matar estes répteis.

Tal como explicou o cientista da Universidade da Flórida Joseph Wasilewski em declarações à ABC News, as iguanas são um “problema sério” de vários pontos de vista, podendo mesmo causar algum perigo para os humanos. “[Estes animais] vão destruir a agricultura, minar as estradas, fazer com que os transformadores elétricos falhem, e podem também transmitir salmonela”, explicou.

Apesar de reconhecer o problema, Wasilewski disse não ter ficado contente com a decisão tomada. “Entristece-me que todos estes animais magníficos, juntamente com multidões de outras espécies invasoras de répteis tenham que ser sacrificados”, Contudo, reconheceu, “não há alternativa para os problemas” associados a estes animais.

Também conhecidas como iguanas verdes, o tipo mais comum desta espécie, estes animais são nativos da América Central, das áreas tropicais da América do Sul e de algumas ilhas ao largo do mar das Caraíbas.

Na mesma nota da FWC, a organização explica que estes espécimes são grandes lagartos verdes, que podem também ter manchas pretas no seu corpo. Alguns adultos podem assumir uma coloração alaranjada ou em tons de rosa durante algumas épocas do ano. Filhotes e jovens iguanas têm, normalmente, uma pigmentação verde brilhante.

Este não é um problema novo. Em março de 2018, um grupo de cientistas da Universidade da Flórida viajou pelo estado a fim de capturar iguanas e depois matá-las. Outro grupo de especialistas opôs-se à medida, considerando ser necessário encontrar outras soluções para combater a sobrelotação destes animais.

Nas redes sociais, alguns habitantes locais mostram-se contra a medida, sustentando ser necessário encontrar uma solução real para o problema.

ZAP //

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. Não concordo com a morte delas. Tem que ter outra solução para este problema. Meu filho tem 7 anos e chorou muito quando eu li essa noticia, pois o mesmo sonha em um dia poder criar uma. É o réptil que ele mais gosta!

  2. Sou brasileiro . E achou ese animais incrível são ótimos animais de estimação .. mas matar acho que isso n e a solução matar vários animais ..tira várias vidas de seres inocentes … Q nem sabem o que fazer só querem comida… Acho que um ser humano que mata um criatura assim . também e um assassino pós também tara tirando uma ou umas vidas … Pós toda vida merece ser RESPEITADA da menor a maior isso n e solução …. Pra mim isso e iguinoraça…… Na minha opinião

    • Caro Kamilo tornado; acabo de ver no noticiário creio que RTP parte de um documentário feito por um cidadão creio que norte-americano sobre a vida nas favelas do Rio de Janeiro e devo-lhe dizer que aquilo é de cortar a respiração, pergunto mesmo como é possível a um ser humano viver no meio de tão grande tiroteio e criminalidade, crianças criadas ali como poderão vir a ser saudáveis mentalmente? Isto chocou-me bastante mais!.

      • Mais um excelente exemplo de “Whataboutism”, não podem chocar ambas as situações mas em níveis diferentes?
        Por serem animais irracionais não merecem o mínimo de respeito?
        Que direito tem o ser Humano de por decreto matar milhões de animais que nem sequer se encontram doentes?
        Posso então perguntar “e as crianças no Sudão ou na Síria ainda morreram centenas delas no bombardeamento a um campo de refugiados” e pronto o seu comentário deixa de ter importância…
        Não sei se as pessoas só conseguem pensar num problema de cada vez?
        Talvez seja o contrario, sempre que se usa a carta do “…e então e o…” ficam ambos os problemas por resolver.
        Bem haja.

  3. Iguanas declaram guerra aos Humanos. Iguanas devem matar este «animais» racionais sempre que possível para evitar a proliferação da burrice!!!

  4. Pois é…Estamos vivendo uma época de aquele que não contribuem deveram ser eliminados. Um Campo de exterminio reproduzindo uma cópia perfeita dos alemãos da segunda guerra.

  5. Como é uma espécie invasora. O + correto séria. Capturar o máximo de animal possível e reintroduzir no seu habitat natural. Mas isso teria um custo. E o americanos não querem este custo. A solução + viável é exterminar. Enquanto lá é uma praga.

  6. Para mim não é a melhor solução… Para mim quem os apanhasse deveria os levar para um abrigo onde lhes dessem comida… Ou procurassem um país que aceitasse acolher esses animais e os domesticassem para que consigam viver com as pessoas… Porque vendo bem… Ninguém gostaria de ser morto…

  7. Se calhar se o comércio ilegal de animais ou mesmo legal de animais de espécies não autóctones não acontecesse isso não seria um problema, mas como o ser humano quer tudo depois resulta nisto e depois toca a passar a responsabilidade a outros. Façam leis que não promovam a exportação de espécies e assim ninguém se chateia

    • É lógico! Só um cego é que não vê ( e os governos ficam cegos com os impostos das suas importações )… Quanto ao comércio ilegal e a quem estivesse na posse de animais não autóctones, MÃO PESADA NELES.

  8. Por cá queimam-se muitos ninhos de vespa e assassinos de mosquitos não faltam. Nem acho que esteja mal controlar as iguanas. O que está mal é pedir à população, que inclui crianças em desenvolvimento, amantes da natureza e outros, para fazer isso.

    • Se as crianças e os amigos da natureza não querem matar iguanas, não o façam. Ninguém os obriga.

      Mas os “amigos da natureza” deviam pensar melhor, porque as iguanas estão a devastar a natureza. É precisamente esse o problema.

  9. Boa. Vamos tomar decisões importantes com base na reação de crianças de 7 anos! Agora os adultos são eles, nós passamos a ser as crianças.

    Quanto às tretas sobre ser amigo da natureza, O PROBLEMA É MESMO ESSE! As iguanas não sao nativas da Flórida e ESTÃO A DEVASTAR A NATUREZA! É assim tão difícil de perceber?

    São milhões de animais, não existe maneira possível de capturá-los e criá-los em cativeiro. Desçam à terra!

    O inferno está cheio de boas intenções.

RESPONDER

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …

Amália Rodrigues apoiou secretamente a causa antifascista

A fadista Amália Rodrigues, que chegou a ser acusada de estar ao serviço do Estado Novo, financiou presos políticos e apoiou a causa antifascista durante a ditadura, revela uma investigação publicada pela revista Visão Biografia. Numa …

FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras. O FC Porto pode vir …

Há novas suspeitas no negócio do lítio. João Galamba rejeita ilegalidades

A aprovação da concessão de exploração de lítio em Cepeda, no concelho de Montalegre, à empresa Lusorecursos Portugal Lithium continua envolta em polémica. Desta vez, surgem suspeitas de ilegalidades relacionadas com divergências no capital social …

Pequenos partidos "roubam" quase um milhão de euros da campanha aos grandes

Escreve o jornal Eco esta sexta-feira que os quatro pequenos partidos que conseguiram eleger deputados para a Assembleia da República têm direito a quase um milhão de euros do total disponível das subvenções de campanha …