//

Flamengo vence campeonato Carioca. Sexto título de Jesus sabe a despedida

António Lacerda / EPA

O treinador português Jorge Jesus conquistou na quarta-feira o seu sexto título ao comando do Flamengo, pouco mais de um ano após a estreia, ao arrebatar o campeonato Carioca de futebol face ao vizinho Fluminense.

Depois de um 2019 em ‘grande’, com triunfos na Taça Libertadores e no campeonato brasileiro, Jesus já arrebatou quatro cetros em 2020, em apenas 18 jogos, com destaque para as supertaças sul-americana e brasileira.

A oito dias de cumprir o 66.º aniversário, o técnico luso também arrebatou dois dos três troféus em disputa no estadual do Rio de Janeiro, a Taça Guanabara, a primeira parte da prova, e o Campeonato Carioca, perante o ‘Flu’, em duas mãos.

Num ano intenso ao comando dos ‘rubro-negros’, o ‘mister’ apenas não conseguiu ganhar três competições, duas perdidas nos penáltis e uma no prolongamento, o Mundial de clubes, face ao Liverpool (0-1), na final da prova.

As derrotas no desempate por grandes penalidades aconteceram face ao Athletico Paranaense, nos quartos de final da Taça do Brasil de 2019, e perante o Fluminense, na final da Taça Rio de 2020, a segunda fase do campeonato Carioca.

No total, e além dos seis ‘canecos’, totalizou 44 vitórias, 10 empates e quatro derrotas, em 58 encontros, com 132 golos marcados e 47 sofridos.

Ganhou a Taça dos Libertadores, o Campeonato, a Supertaça do Brasil, a Supertaça Sul-Americana e a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca – faltou só o Mundial de Clubes.

Depois de passagem fugaz pelo Al Hilal, na Arábia Saudita, no que foi a sua primeira experiência no estrangeiro, após seis épocas no Benfica (2009/15) e três no Sporting (2015/18), Jesus assinou pelos brasileiros em 1 de junho de 2019.

O derradeiro ‘Fla-Flu’ é, para já, o 58.º do técnico luso no Flamengo, e poderá ser o último, caso se confirme a sua transferência para o Benfica, ao serviço do qual conquistou 10 títulos, incluindo três edições da I Liga, em seis épocas.

https://twitter.com/GifsFla/status/1283584404456181762

A imprensa brasileira descreve que Jorge Jesus festejou o seu sexto título no Brasil de forma tímida, recebendo um abraço carinhoso de Gabriel Barbosa. Por cá, o Record escreve o português esteve de cara fechada e pouco efusivo, observando-se que o gesto de “Gabigol” pode ser sinal de despedida.

O Observador escreve mesmo que o jogo de ontem marcou mesmo o fim da jornada de Jorge Jesus no comando técnico do Flamengo. “Prepara a sua despedida, chegando esta sexta-feira (ou sábado) a Portugal para fechar contrato com o Benfica e regressar à Luz”, escreve o jornal, confirmando os rumores das últimas semanas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.