“Fizemos história”. Coletes amarelos de Portugal anunciam fim do movimento

Tiago Petinga / Lusa

Manifestação de coletes amarelos em Lisboa

O porta-voz do Movimento dos Coletes Amarelos Portugal, Bruno Miguel Branco assina uma publicação no Facebook que anuncia o fim do movimento.

Na publicação na página oficial do movimento no Facebook, o porta-voz do movimento afirma que “estiveram perto” e destaca o conseguido com a manifestação de 21 de dezembro. “Nunca nenhuma manifestação na história de Portugal provocou que o Governo colocasse toda a polícia disponível na rua. Mal ou bem, fizemos história”, escreve o movimento.

Ainda na página do Movimento dos Coletes Amarelos Portugal é possível ver uma sondagem, feita antes da publicação que anuncia do fim do movimento onde se perguntava aos seguidores da página se queriam “mesmo o fim” do movimento ou “ir pela calada fazer algo diferente, mais estudado e também com melhor organização”.

Com uma página fundada a 9 de dezembro de 2018, poucos dias antes de tentarem mobilizar os portugueses para saírem à rua, definiam-se como um “movimento pacífico apartidário de união e apoio a todos os grupos e indivíduos vulgo colete amarelo’”. A página de Facebook do movimento tinha esta terça-feira mais de 14 mil seguidores.

O FIM DO MOVIMENTOÉ com uma profunda tristeza que comunicamos á população Portuguesa que damos por encerrado o…

Publicado por Movimento Coletes Amarelos Portugal em Segunda-feira, 12 de agosto de 2019

O movimento nasceu como uma imitação do movimento dos “coletes amarelos” de França, mas sem violência. No dia 21 de dezembro, o protesto dos “coletes amarelos” arrancou com pouca adesão nas ruas. No início da manhã, registaram-se algumas concentrações sobretudo no norte e centro do país. Em Lisboa, os organizadores desmobilizaram por volta das 11h30, acusando a extrema-direita de “estragar” o protesto.

A PSP deteve três pessoas na zona do Marquês de Pombal, em Lisboa, que faziam parte do protesto dos “coletes amarelos”, marcado por momentos de tensão entre manifestantes e a polícia. No Porto, onde a manifestação decorreu junto à rotunda do Nó de Francos, a polícia identificou oito “coletes amarelos”.

Em Lisboa, e em linha com o que aconteceu um pouco por todo o país, número de polícias era bastante superior ao dos manifestantes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …