“Fizemos história”. Coletes amarelos de Portugal anunciam fim do movimento

Tiago Petinga / Lusa

Manifestação de coletes amarelos em Lisboa

O porta-voz do Movimento dos Coletes Amarelos Portugal, Bruno Miguel Branco assina uma publicação no Facebook que anuncia o fim do movimento.

Na publicação na página oficial do movimento no Facebook, o porta-voz do movimento afirma que “estiveram perto” e destaca o conseguido com a manifestação de 21 de dezembro. “Nunca nenhuma manifestação na história de Portugal provocou que o Governo colocasse toda a polícia disponível na rua. Mal ou bem, fizemos história”, escreve o movimento.

Ainda na página do Movimento dos Coletes Amarelos Portugal é possível ver uma sondagem, feita antes da publicação que anuncia do fim do movimento onde se perguntava aos seguidores da página se queriam “mesmo o fim” do movimento ou “ir pela calada fazer algo diferente, mais estudado e também com melhor organização”.

Com uma página fundada a 9 de dezembro de 2018, poucos dias antes de tentarem mobilizar os portugueses para saírem à rua, definiam-se como um “movimento pacífico apartidário de união e apoio a todos os grupos e indivíduos vulgo colete amarelo’”. A página de Facebook do movimento tinha esta terça-feira mais de 14 mil seguidores.

O FIM DO MOVIMENTOÉ com uma profunda tristeza que comunicamos á população Portuguesa que damos por encerrado o…

Publicado por Movimento Coletes Amarelos Portugal em Segunda-feira, 12 de agosto de 2019

O movimento nasceu como uma imitação do movimento dos “coletes amarelos” de França, mas sem violência. No dia 21 de dezembro, o protesto dos “coletes amarelos” arrancou com pouca adesão nas ruas. No início da manhã, registaram-se algumas concentrações sobretudo no norte e centro do país. Em Lisboa, os organizadores desmobilizaram por volta das 11h30, acusando a extrema-direita de “estragar” o protesto.

A PSP deteve três pessoas na zona do Marquês de Pombal, em Lisboa, que faziam parte do protesto dos “coletes amarelos”, marcado por momentos de tensão entre manifestantes e a polícia. No Porto, onde a manifestação decorreu junto à rotunda do Nó de Francos, a polícia identificou oito “coletes amarelos”.

Em Lisboa, e em linha com o que aconteceu um pouco por todo o país, número de polícias era bastante superior ao dos manifestantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.