Alexandre Quintanilha cabeça de lista no Porto, Helena Freitas em Coimbra

ICBAS

O professor Alexandre Quintanilha

O professor Alexandre Quintanilha

Os professores catedráticos Alexandre Quintanilha e Helena Freitas serão cabeças de lista pelo PS nos círculos eleitorais do Porto e de Coimbra, respectivamente, disse à agência Lusa fonte oficial socialista.

Com a escolha de Alexandre Quintanilha, professor do ICBAS e ex-director do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, e de Helena Freitas, doutorada em ecologia, o secretário-geral do PS pretendeu transmitir um “sinal de renovação” e de aposta na captação de alguns dos melhores quadros científicos nacionais.

Nascido em Moçambique em 1945, Alexandre Quintanilha formou-se em Física e especializou-se em Física Teórica, tendo um doutoramento em Física do Estado Sólido.

O físico mudou a orientação da sua carreira para a área da Biologia em 1972. Depois de 18 anos na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Quintanilha regressou a Portugal em 1990.

Também dois antigos líderes da JS, José Apolinário e Margarida Marques, vão regressar  à primeira linha da vida política, encabeçando listas de candidatos a deputados por Faro e Leiria, anunciou o secretário-geral socialista, António Costa.

Margarida Marques e José Apolinário lideraram a JS durante quase toda a década de 80 e ambos antecederam nesse cargo a António José Seguro.

Os nomes dos cabeças de lista do PS nas eleições legislativas foram comunicados por António Costa logo na abertura da reunião da Comissão Política Nacional deste partido, que inicia o processo de escolha de candidatos a deputados.

As próximas eleições legislativas, que ainda não foram marcadas pelo Presidente da República, deverão decorrer no final de Setembro ou princípio de Outubro.

António José Seguro / Flickr

O ex-líder do Partido Socialista, António José Seguro

O ex-líder do Partido Socialista, António José Seguro

António José Seguro não quis integrar as listas

O dirigente socialista Álvaro Beleza afirmou que transmitiu ao líder do PS, António Costa, que o seu antecessor, António José Seguro, não quer integrar as listas de deputados, pretendendo manter-se afastado da vida política.

“Na última conversa que tive com o secretário-geral do partido, António Costa, de facto, ele falou-me na possibilidade de António José Seguro integrar as listas deputados do PS, mas eu disse-lhe que há mais vida para além da política e que o António José Seguro está dedicado à sua vida académica e à família“, declarou Álvaro Beleza, embora ressalvando não ser “o porta-voz” do anterior líder.

Perante a insistência dos jornalistas, Álvaro Beleza disse que Seguro entende que “há um tempo na vida para tudo” e que agora “quer dedicar-se à vida académica”.

“Não sou mensageiro, mas na conversa que tivemos sobre todo este processo que tem vindo a desenrolar-se desde as eleições primárias do PS, António Costa falou-me nisso e eu transmiti-lhe a minha opinião. Sou amigo do António José Seguro há 30 anos, falo algumas vezes com ele e transmiti isso”, afirmou.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Disseram que não eram jogadores para o Sporting e mandaram tirar a camisa, conta Wendel

O médio Wendel relatou em tribunal que os elementos que invadiram o balneário na academia de Alcochete disseram que os atletas não eram futebolistas para o Sporting e ordenaram que despissem as camisolas. Na décima sessão …

Jorge Jesus vence prémio "Bola de Prata" para melhor treinador do Brasileirão

Jorge Jesus volta a fazer história. O treinador recebeu, esta segunda-feira, o prémio Bola de Prata da ESPN Brasil para melhor treinador. Jorge Jesus, o técnico português que se sagrou campeão da liga brasileira de futebol …

Denunciantes são "essenciais para combater a corrupção", mas em Portugal há "falta de sensibilidade"

Esta segunda-feira, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que em Portugal "existem falhas de sensibilidade" face aos denunciantes, que "não são protegidos", apesar de serem "absolutamente essenciais para combater a corrupção", frisando o exemplo de Rui …

Produtores de vinagre italiano perdem batalha pela exclusividade do termo "balsâmico"

Os produtores de vinagre italiano de Modena reclamavam a exclusividade do termo "balsâmico". O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) não lhes deu razão. Segundo a BBC, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) …

Catarina Martins desvaloriza críticas internas. BE "é o partido mais plural da sociedade portuguesa"

Catarina Martins disse ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora. Catarina Martins considerou natural que se apresentem várias moções à convenção …

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …