Alexandre Quintanilha cabeça de lista no Porto, Helena Freitas em Coimbra

ICBAS

O professor Alexandre Quintanilha

O professor Alexandre Quintanilha

Os professores catedráticos Alexandre Quintanilha e Helena Freitas serão cabeças de lista pelo PS nos círculos eleitorais do Porto e de Coimbra, respectivamente, disse à agência Lusa fonte oficial socialista.

Com a escolha de Alexandre Quintanilha, professor do ICBAS e ex-director do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, e de Helena Freitas, doutorada em ecologia, o secretário-geral do PS pretendeu transmitir um “sinal de renovação” e de aposta na captação de alguns dos melhores quadros científicos nacionais.

Nascido em Moçambique em 1945, Alexandre Quintanilha formou-se em Física e especializou-se em Física Teórica, tendo um doutoramento em Física do Estado Sólido.

O físico mudou a orientação da sua carreira para a área da Biologia em 1972. Depois de 18 anos na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Quintanilha regressou a Portugal em 1990.

Também dois antigos líderes da JS, José Apolinário e Margarida Marques, vão regressar  à primeira linha da vida política, encabeçando listas de candidatos a deputados por Faro e Leiria, anunciou o secretário-geral socialista, António Costa.

Margarida Marques e José Apolinário lideraram a JS durante quase toda a década de 80 e ambos antecederam nesse cargo a António José Seguro.

Os nomes dos cabeças de lista do PS nas eleições legislativas foram comunicados por António Costa logo na abertura da reunião da Comissão Política Nacional deste partido, que inicia o processo de escolha de candidatos a deputados.

As próximas eleições legislativas, que ainda não foram marcadas pelo Presidente da República, deverão decorrer no final de Setembro ou princípio de Outubro.

António José Seguro / Flickr

O ex-líder do Partido Socialista, António José Seguro

O ex-líder do Partido Socialista, António José Seguro

António José Seguro não quis integrar as listas

O dirigente socialista Álvaro Beleza afirmou que transmitiu ao líder do PS, António Costa, que o seu antecessor, António José Seguro, não quer integrar as listas de deputados, pretendendo manter-se afastado da vida política.

“Na última conversa que tive com o secretário-geral do partido, António Costa, de facto, ele falou-me na possibilidade de António José Seguro integrar as listas deputados do PS, mas eu disse-lhe que há mais vida para além da política e que o António José Seguro está dedicado à sua vida académica e à família“, declarou Álvaro Beleza, embora ressalvando não ser “o porta-voz” do anterior líder.

Perante a insistência dos jornalistas, Álvaro Beleza disse que Seguro entende que “há um tempo na vida para tudo” e que agora “quer dedicar-se à vida académica”.

“Não sou mensageiro, mas na conversa que tivemos sobre todo este processo que tem vindo a desenrolar-se desde as eleições primárias do PS, António Costa falou-me nisso e eu transmiti-lhe a minha opinião. Sou amigo do António José Seguro há 30 anos, falo algumas vezes com ele e transmiti isso”, afirmou.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …

Médicos, enfermeiros e professores lamentam recondução de ministros

Médicos, enfermeiros e professores lamentaram a recondução de ministros na pasta da Saúde, Educação e das Finanças, reagindo assim à constituição do novo Governo entregue em Belém pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. O secretário-geral do …

"Batalha campal" assola a Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …