Alexandre Quintanilha cabeça de lista no Porto, Helena Freitas em Coimbra

ICBAS

O professor Alexandre Quintanilha

O professor Alexandre Quintanilha

Os professores catedráticos Alexandre Quintanilha e Helena Freitas serão cabeças de lista pelo PS nos círculos eleitorais do Porto e de Coimbra, respectivamente, disse à agência Lusa fonte oficial socialista.

Com a escolha de Alexandre Quintanilha, professor do ICBAS e ex-director do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, e de Helena Freitas, doutorada em ecologia, o secretário-geral do PS pretendeu transmitir um “sinal de renovação” e de aposta na captação de alguns dos melhores quadros científicos nacionais.

Nascido em Moçambique em 1945, Alexandre Quintanilha formou-se em Física e especializou-se em Física Teórica, tendo um doutoramento em Física do Estado Sólido.

O físico mudou a orientação da sua carreira para a área da Biologia em 1972. Depois de 18 anos na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Quintanilha regressou a Portugal em 1990.

Também dois antigos líderes da JS, José Apolinário e Margarida Marques, vão regressar  à primeira linha da vida política, encabeçando listas de candidatos a deputados por Faro e Leiria, anunciou o secretário-geral socialista, António Costa.

Margarida Marques e José Apolinário lideraram a JS durante quase toda a década de 80 e ambos antecederam nesse cargo a António José Seguro.

Os nomes dos cabeças de lista do PS nas eleições legislativas foram comunicados por António Costa logo na abertura da reunião da Comissão Política Nacional deste partido, que inicia o processo de escolha de candidatos a deputados.

As próximas eleições legislativas, que ainda não foram marcadas pelo Presidente da República, deverão decorrer no final de Setembro ou princípio de Outubro.

António José Seguro / Flickr

O ex-líder do Partido Socialista, António José Seguro

O ex-líder do Partido Socialista, António José Seguro

António José Seguro não quis integrar as listas

O dirigente socialista Álvaro Beleza afirmou que transmitiu ao líder do PS, António Costa, que o seu antecessor, António José Seguro, não quer integrar as listas de deputados, pretendendo manter-se afastado da vida política.

“Na última conversa que tive com o secretário-geral do partido, António Costa, de facto, ele falou-me na possibilidade de António José Seguro integrar as listas deputados do PS, mas eu disse-lhe que há mais vida para além da política e que o António José Seguro está dedicado à sua vida académica e à família“, declarou Álvaro Beleza, embora ressalvando não ser “o porta-voz” do anterior líder.

Perante a insistência dos jornalistas, Álvaro Beleza disse que Seguro entende que “há um tempo na vida para tudo” e que agora “quer dedicar-se à vida académica”.

“Não sou mensageiro, mas na conversa que tivemos sobre todo este processo que tem vindo a desenrolar-se desde as eleições primárias do PS, António Costa falou-me nisso e eu transmiti-lhe a minha opinião. Sou amigo do António José Seguro há 30 anos, falo algumas vezes com ele e transmiti isso”, afirmou.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …