/

Alexandre Quintanilha cabeça de lista no Porto, Helena Freitas em Coimbra

ICBAS

O professor Alexandre Quintanilha

O professor Alexandre Quintanilha

Os professores catedráticos Alexandre Quintanilha e Helena Freitas serão cabeças de lista pelo PS nos círculos eleitorais do Porto e de Coimbra, respectivamente, disse à agência Lusa fonte oficial socialista.

Com a escolha de Alexandre Quintanilha, professor do ICBAS e ex-director do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, e de Helena Freitas, doutorada em ecologia, o secretário-geral do PS pretendeu transmitir um “sinal de renovação” e de aposta na captação de alguns dos melhores quadros científicos nacionais.

Nascido em Moçambique em 1945, Alexandre Quintanilha formou-se em Física e especializou-se em Física Teórica, tendo um doutoramento em Física do Estado Sólido.

O físico mudou a orientação da sua carreira para a área da Biologia em 1972. Depois de 18 anos na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Quintanilha regressou a Portugal em 1990.

Também dois antigos líderes da JS, José Apolinário e Margarida Marques, vão regressar  à primeira linha da vida política, encabeçando listas de candidatos a deputados por Faro e Leiria, anunciou o secretário-geral socialista, António Costa.

Margarida Marques e José Apolinário lideraram a JS durante quase toda a década de 80 e ambos antecederam nesse cargo a António José Seguro.

Os nomes dos cabeças de lista do PS nas eleições legislativas foram comunicados por António Costa logo na abertura da reunião da Comissão Política Nacional deste partido, que inicia o processo de escolha de candidatos a deputados.

As próximas eleições legislativas, que ainda não foram marcadas pelo Presidente da República, deverão decorrer no final de Setembro ou princípio de Outubro.

António José Seguro / Flickr

O ex-líder do Partido Socialista, António José Seguro

O ex-líder do Partido Socialista, António José Seguro

António José Seguro não quis integrar as listas

O dirigente socialista Álvaro Beleza afirmou que transmitiu ao líder do PS, António Costa, que o seu antecessor, António José Seguro, não quer integrar as listas de deputados, pretendendo manter-se afastado da vida política.

“Na última conversa que tive com o secretário-geral do partido, António Costa, de facto, ele falou-me na possibilidade de António José Seguro integrar as listas deputados do PS, mas eu disse-lhe que há mais vida para além da política e que o António José Seguro está dedicado à sua vida académica e à família“, declarou Álvaro Beleza, embora ressalvando não ser “o porta-voz” do anterior líder.

Perante a insistência dos jornalistas, Álvaro Beleza disse que Seguro entende que “há um tempo na vida para tudo” e que agora “quer dedicar-se à vida académica”.

“Não sou mensageiro, mas na conversa que tivemos sobre todo este processo que tem vindo a desenrolar-se desde as eleições primárias do PS, António Costa falou-me nisso e eu transmiti-lhe a minha opinião. Sou amigo do António José Seguro há 30 anos, falo algumas vezes com ele e transmiti isso”, afirmou.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.