Em 7 anos, o Fisco pagou 516 milhões de euros em prémios a funcionários

A Autoridade Tributária (AT) distribuiu 516 milhões de euros em prémios aos trabalhadores desde 2012. Estas verbas visam distinguir o desempenho dos colaboradores e são atribuídas em função da posição de cada funcionário na hierarquia do Fisco.

Desde que foi criada, em 2012, com a junção de três organismos distintos, a AT já pagou 516 milhões de euros em prémios de desempenho aos seus funcionários. As contas foram feitas pelo Observador que atesta que só em 2018, o Fisco pagou 74 milhões de euros em abonos variáveis aos funcionários tributários e aduaneiros.

As verbas aos trabalhadores da AT são distribuídas pelo Conselho de Administração do Fundo de Estabilização Tributária (FET) e decididas em função das respectivas posições na estrutura do Fisco.

O prémio para dirigentes situa-se nos 42% e abarcou 293 pessoas em 2018. Para as chefias, que eram 1246 no ano passado, foi de 35%, enquanto os restantes 9476 funcionários receberam 30%. Estas percentagens respeitam aos 12 meses de salário e não abrangem a totalidade do vencimento base, segundo o Observador.

O FET é “alimentado” com uma parte da cobrança coerciva de impostos e os prémios são pagos a todos os funcionários do Fisco, mesmo àqueles que não estão directamente em funções de cobrança.

Segundo contas do Jornal de Negócios, os prémios pagos pela AT garantiram, em 2018, cerca de 400 euros por mês a mais no salário dos funcionários. Este valor inclui as contribuições pagas para a Caixa Geral de Aposentações, para o IRS e para a ADSE.

No total, a AT custa cerca de 600 milhões de euros, mas arrecada à roda de 44 mil milhões de euros em impostos, como destaca o Observador, notando que dos 11 mil funcionários da entidade 5 mil estão perto da aposentação e apenas 5 têm menos de 30 anos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Valeu a pena – é uma fortuna imensa em prémios pagos a quem já beneficia dos melhores ordenados em termos de horas de trabalho / remuneração … E valeu a pena – dá gosto ir a um serviço de finanças – a competência, a forma educada como se dirigem ás pessoas, o esforço que fazem para atender bem, a celeridade, a boa fé …. é tudo maravilhoso tal como o país de vacas voadoras do grande chefe deles … continuem a dar prémios que eles merecem, sim senhor.

  2. Qualquer patrão sabe a quem paga e por que paga prémios no caso dos serviços públicos nós o patrões pagadores não só não temos direito a essa informação como ainda somos gozados por esta canalha que decide quem recebe sem dar justificação. somos os tótópagadores e não bufa.

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …