Em 7 anos, o Fisco pagou 516 milhões de euros em prémios a funcionários

A Autoridade Tributária (AT) distribuiu 516 milhões de euros em prémios aos trabalhadores desde 2012. Estas verbas visam distinguir o desempenho dos colaboradores e são atribuídas em função da posição de cada funcionário na hierarquia do Fisco.

Desde que foi criada, em 2012, com a junção de três organismos distintos, a AT já pagou 516 milhões de euros em prémios de desempenho aos seus funcionários. As contas foram feitas pelo Observador que atesta que só em 2018, o Fisco pagou 74 milhões de euros em abonos variáveis aos funcionários tributários e aduaneiros.

As verbas aos trabalhadores da AT são distribuídas pelo Conselho de Administração do Fundo de Estabilização Tributária (FET) e decididas em função das respectivas posições na estrutura do Fisco.

O prémio para dirigentes situa-se nos 42% e abarcou 293 pessoas em 2018. Para as chefias, que eram 1246 no ano passado, foi de 35%, enquanto os restantes 9476 funcionários receberam 30%. Estas percentagens respeitam aos 12 meses de salário e não abrangem a totalidade do vencimento base, segundo o Observador.

O FET é “alimentado” com uma parte da cobrança coerciva de impostos e os prémios são pagos a todos os funcionários do Fisco, mesmo àqueles que não estão directamente em funções de cobrança.

Segundo contas do Jornal de Negócios, os prémios pagos pela AT garantiram, em 2018, cerca de 400 euros por mês a mais no salário dos funcionários. Este valor inclui as contribuições pagas para a Caixa Geral de Aposentações, para o IRS e para a ADSE.

No total, a AT custa cerca de 600 milhões de euros, mas arrecada à roda de 44 mil milhões de euros em impostos, como destaca o Observador, notando que dos 11 mil funcionários da entidade 5 mil estão perto da aposentação e apenas 5 têm menos de 30 anos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Valeu a pena – é uma fortuna imensa em prémios pagos a quem já beneficia dos melhores ordenados em termos de horas de trabalho / remuneração … E valeu a pena – dá gosto ir a um serviço de finanças – a competência, a forma educada como se dirigem ás pessoas, o esforço que fazem para atender bem, a celeridade, a boa fé …. é tudo maravilhoso tal como o país de vacas voadoras do grande chefe deles … continuem a dar prémios que eles merecem, sim senhor.

  2. Qualquer patrão sabe a quem paga e por que paga prémios no caso dos serviços públicos nós o patrões pagadores não só não temos direito a essa informação como ainda somos gozados por esta canalha que decide quem recebe sem dar justificação. somos os tótópagadores e não bufa.

RESPONDER

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …