Em 7 anos, o Fisco pagou 516 milhões de euros em prémios a funcionários

A Autoridade Tributária (AT) distribuiu 516 milhões de euros em prémios aos trabalhadores desde 2012. Estas verbas visam distinguir o desempenho dos colaboradores e são atribuídas em função da posição de cada funcionário na hierarquia do Fisco.

Desde que foi criada, em 2012, com a junção de três organismos distintos, a AT já pagou 516 milhões de euros em prémios de desempenho aos seus funcionários. As contas foram feitas pelo Observador que atesta que só em 2018, o Fisco pagou 74 milhões de euros em abonos variáveis aos funcionários tributários e aduaneiros.

As verbas aos trabalhadores da AT são distribuídas pelo Conselho de Administração do Fundo de Estabilização Tributária (FET) e decididas em função das respectivas posições na estrutura do Fisco.

O prémio para dirigentes situa-se nos 42% e abarcou 293 pessoas em 2018. Para as chefias, que eram 1246 no ano passado, foi de 35%, enquanto os restantes 9476 funcionários receberam 30%. Estas percentagens respeitam aos 12 meses de salário e não abrangem a totalidade do vencimento base, segundo o Observador.

O FET é “alimentado” com uma parte da cobrança coerciva de impostos e os prémios são pagos a todos os funcionários do Fisco, mesmo àqueles que não estão directamente em funções de cobrança.

Segundo contas do Jornal de Negócios, os prémios pagos pela AT garantiram, em 2018, cerca de 400 euros por mês a mais no salário dos funcionários. Este valor inclui as contribuições pagas para a Caixa Geral de Aposentações, para o IRS e para a ADSE.

No total, a AT custa cerca de 600 milhões de euros, mas arrecada à roda de 44 mil milhões de euros em impostos, como destaca o Observador, notando que dos 11 mil funcionários da entidade 5 mil estão perto da aposentação e apenas 5 têm menos de 30 anos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Valeu a pena – é uma fortuna imensa em prémios pagos a quem já beneficia dos melhores ordenados em termos de horas de trabalho / remuneração … E valeu a pena – dá gosto ir a um serviço de finanças – a competência, a forma educada como se dirigem ás pessoas, o esforço que fazem para atender bem, a celeridade, a boa fé …. é tudo maravilhoso tal como o país de vacas voadoras do grande chefe deles … continuem a dar prémios que eles merecem, sim senhor.

  2. Qualquer patrão sabe a quem paga e por que paga prémios no caso dos serviços públicos nós o patrões pagadores não só não temos direito a essa informação como ainda somos gozados por esta canalha que decide quem recebe sem dar justificação. somos os tótópagadores e não bufa.

RESPONDER

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …