Fisco não está a cobrar multas a quem não paga transportes públicos

Há um ano, o Governo reforçou o papel da Autoridade Tributária na cobrança coerciva de coimas. No entanto, as Finanças ainda não cobram as multas dos transportes públicos.

A Autoridade Tributária e Aduaneira não consegue cobrar as multas passadas a quem anda nos transportes públicos sem bilhete há um ano, denuncia o Jornal de Notícias esta terça-feira. tudo por causa de uma falha informática que faz com que os autos não cheguem às Finanças.

Na prática, a plataforma do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), que centraliza todas as coimas, não se encontra operacional. Segundo o diário, o IMT garante que a construção do sistema está em fase final, mas não indica uma data para a entrada em vigor.

Desde o início do ano, mais de 60 mil pessoas em Lisboa e no Porto foram apanhadas a andar de transportes públicos sem título de transporte válido. No entanto, cerca de 80% das multas passadas no último ano estarão por liquidar.

Em 2018, a Carris, em Lisboa, emitiu quase 18 mil autos, o que corresponde a um acréscimo de 48,5% em relação ao período homólogo de 2017. No Metro de Lisboa, passaram-se 7182 multas até outubro. O ano de 2017 fechou com mais de 10 mil contraordenações.

Já na Invicta, o STCP contabiliza 3451 autos até outubro. No ano passado, os fiscais da operadora emitiram 5769 autos. Já o Metro do Porto regista uma subida significativa no incumprimento, de 27 501 e de 28 532 autos emitidos em 2016 e em 2017 respetivamente para mais de 34 mil multas.

O jornal adianta ainda que a maioria dos infratores ainda é apanhado a viajar sem bilhete. Esta infração é a que maior número de multas emitidas este ano pela Carris (77%) e nos metros de Lisboa e Porto (84% e 60%, respetivamente).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Um país com a web summit não resolve um problema informático que diminui cobrança? É só para inglês ver. Quem anda na linha fica cismento.

RESPONDER

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …

Trump Jr. diz que as mortes por covid-19 se reduziram a "quase nada". Têm morrido 1.000 pessoas por dia

Donald Trump Jr., o filho mais velho do Presidente norte-americano, afirmou esta quinta-feira que a taxa de mortalidade por covid-19 caiu para "quase nada nos Estados Unidos", num dia em que o país registou quase …

Agentes russos terão oferecido a ajuda de 10 mil soldados aos separatistas catalães

Alegados agentes russos terão oferecido à Catalunha a ajuda de 10 mil soldados durante a sua tentativa de independência da Espanha, em 2017, relataram na quarta-feira meios de comunicação espanhóis e europeus. As denúncias baseiam-se em …