Fisco com o “Pé na Areia” à caça de facturas nas praias

Peter Curbishley / Foter

A Autoridade Tributária está a levar a cabo, ao longo do Verão, uma operação de fiscalização nas praias do Algarve, com o intuito de fiscalizar se as actividades comerciais que se realizam, nomeadamente, no areal, passam factura.

Esta operação intitulada “Pé na Areia” tem como alvos as “actividades relacionadas com apoios balneares, prestação de serviços conexos (actividades recreativas, desportivas, massagens, etc.), venda ambulante e actividades marítimo-turísticas”, conforme destaca o Ministério das Finanças em comunicado.

A Autoridade Tributária, em colaboração com a Polícia Marítima, vão assim, “verificar o cumprimento das obrigações de facturação“, sustenta a mesma nota que salienta que a operação vai decorrer “nas praias algarvias e noutras zonas de jurisdição marítima”.

O objectivo é “promover e apoiar o cumprimento voluntário das obrigações declarativas e de pagamento” dos contribuintes, destaca o ministério, relevando ainda a intenção de “dissuadir e penalizar situações de incumprimento voluntário”.

Trata-se assim, de uma medida que tem como missão promover “um efeito dissuasor e pedagógico sobre os contribuintes”, destaca o ministério de Mário Centeno, que releva que estão “em curso e já programadas um conjunto de outras acções” no mesmo sentido.

ZAP

PARTILHAR

38 COMENTÁRIOS

  1. POIS É AMIGOS QUALQUER DIA ATÉ PARA IR C…. TEMOS QUE PEDIR FATURA!
    É CERTO QUE NOS BARES/CAFES ASSIM ACONTECA, MAS OBRIGAR O HOMEM DAS BOLINHAS DE BERLIM.PASSAR FATURA -NÃO LEMBRA O DIABO.
    PORQUÊ É QUE A AT E ASAE NÃO FISCALIZAM OS RESTAURANTES E BARES ESSE SIM.
    AINDA HA POUCAS SEMANAS TIVE UMA ZANGA NUM PORQUE ALEM DOS PREÇOS SEREM (UMA ROUBALEIRA) AI DA FATURA…
    FIZCALIZEM OS PREÇOS PRATICADOS NESSES RESTAURANTES E BARES ..E AI SIM .
    A VENDA DAS BOLAS DE BERLIM E BOLACHAS (DENTRO DOS PARAMETROS DA HIGIENE E QUALIDADE) É PRATICADA POR PESSOAS QUE POR VEZES SÓ ASSIM CONSEGUEM OBTER DINHEIRO PARA ALIMENTAR OS FAMILIARES.
    MAS, CLARO(JÁ ME ESQUECIA) OS DE BARRIGA CHEIA FICAM NOS GABINETES A PENSAR EM QUEM LIXAR…

    • Se vir algum inspector a importunar o vendedor das bolas de berlim espeto-lhe uma valente murráça nas trombas que depois de engolir os dentes, caga uma dentadura. O meu nome é ZÉ GORDO porque o meu fiel amigo de medir 34 cm é gordo com 8cm de diâmetro.

    • Para ir c…. e ter de pedir fartura não está aqui tão longe, pois já em muitos wcs da CP e de estações de camionagem tem que se colocar moeda pra entrar…

  2. Até que enfim uma medida correta. Não é dando margem ao pequeno crime, mesmo que seja só vender uma bola de berlim ou artigos nas feiras sem passar fatura, que se consegue endireitar o país. é controlando os grandes e pequenos negócios e por toda a gente a pagar os impostos devidos.

    • Acho bem! Assim teremos dinheiro público para enterrar em bancos atascados propositadamente pelos seu s sucessivos “””gestores””” até ser vendido em troca de um cabaz de fruta a um estrangeiro qualquer.

    • Sim.. pois, concordo plenamente. Mas há que ser coerente.. agora nesta época de festas, quantas fiscalizações já viram nas mesmas? Melhor ainda.. se já foram a alguma festa de verão.. quantas facturas os feirantes vos passaram?

      O problema.. é que na areia são “n” inspectores e um vendedor.. nas festas são “n” vendedores para “n/x” inspectores. Na areia é o vendedor que apanha no nariz.. mas nas festas são os inspectores que são corridos! Não há coerência… e portanto são práticas de carácter e proveito (muito) discutível.

    • Crime? Não passar factura de uma bola ou café…Para mim estamos todos distraídos com assuntos menores: fiscalizem mas é as multinacionais.

      • Assuntos menores?!? Já pensou bem na quantidade de cafés e bolos entre outras coisas menores (como sandes, fotocopias, pão, produtos em feiras, etc) que são vendidos sem pagar impostos, agora multiplique isso por 365 dias e veja bem o volume que representa por ano em impostos… que uns poupam por conseguirem fugir, mas que outros têm que pagar a mais para poderem compensar!!!

    • Inteiramente de acordo com o que escreveu.
      Este gente ainda não entendeu que, se todos pagarem, todos pagamos menos impostos. Também não entenderam que um Estado Social só é viável se houver uma correcta e transversal cobrança de impostos.
      Haja paciência para tanta idiotice.

  3. Como é que o desgraçado das Bolas de Berlim vai passar factura!
    Passa a andar com um computador às costas?

    Deixem-se de tretas e fiscalizem as chamadas “camas paralelas” por esse Algarve e Costa Alentejana, e aí sim vão ter muito que fazer.
    Vejam só o exemplo de V.N.Milfontes que tem meia dúzia de alojamentos legais e todo o resto é paralelo.
    Todas as janelas têm um papelinho branco colado, o que quer dizer que alugam a casa, quartos, etc. e tudo com dinheiro na mão, sem facturas!

    Vamos lá perceber este país….

  4. Oh companheiros das Finanças, deixem lá o pessoal das bolas de berlim sossegados e paguem-me mas é o C******* DO IRS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Já desde os primórdios que os impostos não são mais do que uma arma para sacar o tutano ao Povo e entregar o resgate à corja de Ricos e Poderosos que nos exploram. E ainda têm a distinta lata de dizer que “servem” o País. O Mundo devia juntar-se em peso e recusar o pagamento de qualquer imposto, taxa, ou multa. Anarquia? Não. Apenas o reconhecimento de que o Poder não está nas mão de mais ninguém que não seja cada um de nós. Começámos a pagar o resgate e nunca nos devolveram os sequestrados. E os sequestrados somos nós…
    Questiona o Status, Procura a Verdade…

  6. Ólha olha agora há dois xtpo eu o original e a cópia da Xina
    Caro amigo muda de nome senão o Fisco vai-te catar na contrafacção. E é mesmo na praia.

  7. Andam a rapar o tacho para poderem depois fazer perdões fiscais de milhões aos amigos, para poderem fechar os olhos às manobras de planeamento fiscal abusivo, para poderem assobiar para o lado aos jagunços do capital internacional protegidos no Luxemburgo, na Holanda, nos paraísos fiscais. Vai daí APERTAM O GASGANETE aos descraçados que não sabem nem podem fugir, porque a vida destes pequenos ( os que andam pelos areais são conhecidos pelos sinais exteriores de riqueza ! ) depende destas minúsculas ajudas sazonais. O Fisco português excede-se na indignidade e na sabujice ordinária !

  8. Este é o xtpo original, para informação.
    O Zé do boné tem razão.
    Decoro profissional é o mínimo que se pode exigir às Finanças.Respeita para seres respeitado.

  9. Se a ASAE fosse fiscalizar os cestos do PIGODOCE LIDL e CONTINENTE que metem nojo! A esses covardolas deixem os pequenos em paz…! e se as Finanças fossem fiscalizar o IKEA? dá trabalho? Calões!

  10. deviam era inspecionar os bares da praia e respectivos restaurantes.

    Por uma garrafa de agua de 1,5 Lts paguei € 3,00 e nem a explanada usamos e nenhum foi para impostos.
    Isto chama-se roubar a duplicar, roubam o cliente e roubam o estado.
    So mamar

  11. E eu a pensar que já andavam na praia a distribuir contadores de consumo de sol para controlar e taxar o sol que cada um lá consome!

  12. Boas Tardes,
    Sugiro aos Fiscais que vão para a entrada da água e cobrem por cada banho…..
    Estamos a entrar no reino dos idiotas………..
    Alterem a lei e efetuem um Perdão Fiscal como o do Santos Silva…….
    Depois de pagar ficou com os milhões limpos não interessa de onde vieram…
    Possivelmente andou a vender bolas na Praia…..
    Já agora que tal cobrar a aluguer da areia onde se coloca a toalha, isso sim é que era serviço…..

  13. E o nosso povo é tão ignorante que não percebe que tudo isso é só para distrair a atenção. Em Portugal só quem paga impostos são os pequenos. Os grandes fogem e a população ainda apoia os governantes… Que tristeza…
    Aqui na Alemanha ninguém passa factura de pequenas vendas e é o país da Europa com a maior economia.

  14. Curioso que usualmente quem está contra a fiscalização, é quem tendencialmente procura escudar-se na falta da mesma para assim poder fugir também ao fisco. Também tenho pena dos homens das bolas mas conheço alguns que chegam a “facturar” cerca de mil euros por dia SEM IMPOSTOS………
    Será isto justo?

  15. Por este andar, não sei, mas com tanta idiotice e inteligência parda, só falta colocar um medidor de ar no nariz de cada cidadão e tributar pelo ar que respirar.

  16. Tenho pena que não tenham fiscalizado os milhões que foram desviados
    dos bancos, pelos amigos dos amigos e que agora se peça ao povo para pagar a factura desses desvios.
    infelizmente são todos farinha do mesmo saco, seja cor de rosa ou laranja e/ou etc…

  17. Pois é tUdo uma roubalheira, é bares, restaurantes, cafés, pastelarias, padarias, mecanicos, oficinas, cabeleireiros, perfumarias, mercearias e todos os demais….. Os supermercados, os bancos, os advogados, as profissões liberais, os solicitadores, os políticos, os bancários, os BANCOS, as empresas publico/privadas, eu sei lá quantos mais…..Só esses é que são os coitadinhos que ninguém fala neles, só o que tivemos que dar aos bancos para eles se aguentarem dá para cagar nos primeiros citados durante um MILHÃO DE ANOS….. Continuem a dormir e a empranhar pelos os ouvidos, neste caso já se empranha pelos os OLHO(S)

  18. Desculpem o meu desabafo, mas são mentes como o setubalense, o Zé Gordo e outros mais, que o país se encontra no estado actual.
    Eu mesmo que queira não consigo “fugir” ás tributações, ou melhor, ao fisco.
    Enquanto se derem louvores aos “espertos”, leia-se, fugitivos do fisco, não conseguiremos jamais defender-nos das nossas necessidades como país. Serão sempre os mesmos a ter que aguentar com tudo. VIVA PORTUGAL, mas com cabeça, tronco e membros, e já agora, com descontracção e estupidez natural..perceberam? Então tentem ajudar-nos. Obrigado

  19. Não sei porque é que algumas pessoas estão tão chateadas.
    Devem e tem que pagar impostos, então, eu também os pago F………

  20. Algo aqui ainda não foi abordado, é que as bolas de berlin e outros produtos já pagaram imposto aquando da compra do vendedor ambulante e dos bares da praia ao respectivo fornecedor, mas são as margens finais sobre o lucro que os vendedores ambulantes têm que não pagam o imposto sobre o valor acrescentado (iva). Concordo que todos devem pagar impostos, mas colocar 50 inspectores diariamente nas praias para catar uns trocos quando podiam colocar 10 inspectores nos bancos ou nas grandes empresas com offshores comprovadas e aí evitar que milhões não sejam declarados. As prioridades parecem estar trocadas, ou será que não? Será que desta forma se consegue saturar o sistema com processos pequenos para não haver tempo para tratar dos grandes? Esta malta é mais inteligente do que parece, é pena que assim o país nunca mais sai da lama e os pequenos nunca consigam entregar o seu dinheiro relativo a impostos com orgulho, o orgulho de contribuir para o nosso país amado e para a nossa sociedade mercedora.

  21. Exagero e medida desproporcionada. Em vez de aplicarem os recursos do estado em missões com valor acrescentado estão a gastar os recursos que são de todos com pobres desgraçados. Que controlem as condições higiénicas e a montantes as condições de fabrico caseiro parece-me correcto. O que eu cada vez mais extranho é que tanto doutor que não sabe ler nem escrever fica rico e bancário em Portugal e não vejo nem multas, nem julgamentos a tempo e horas. Acho muito bem que tragam receitas para o estado, mas se o director da ASAE não sabe o que anda a fazer substituam-no. É o mínimo que pedimos de um governo responsável. Dona Catarina por favor acorde.

  22. Salvo os estrangeiros, quase todos os portugueses pedem factura sobre as nossas de berlim e não vejo qual é o problema. Basta deixar os dados e levantar no final do dia a factura na pastelaria. Quem não pede está a iludir-se e gosta de pagar impostos.

  23. Tá certo. Mas Tinham que ter a coragem de fiscalizar os políticos como Sócrates e amigos, Os policias que levam as multas para casa,os inspectores das cartas de condução, a emel propriedade da ex mulher do filho de Mário Soares e esse também na sua fundação, casa etc, mas enfim ir para a praia é melhor assim também se ganha um bronze. Coragem meus senhores é o que falta neste pais para se fazer melhor. E não se esqueçam do protector… para os dentes por causa do gordo.

  24. Este pessoal tem mesmo visão muito limitada….então andam à caça do vendedor de bolas de berlim e deixam escapar milhões de bancos?!?! Oh páh pagar impostos sim mas não para eles gastarem a torto e a direito e mal gasto. Eu quero pagar impostos para que quando precisar do estado eles também ajudarem-me… o que acontece é o contrário…se eu precisar do estado mandam-me dar uma volta……então eu pergunto: para que pagar mais impostos se eles não governam o país? Dá ideia de que quanto mais dinheiro têm mais dinheiro gastam e mal..

  25. Até entendo o que muitos por aqui falam mas para esses basta lerem algumas noticias que andam pela net incluindo esta – Bastonário dos OTOC critica Estado por não passar faturas nem pagar
    multas (C/ÁUDIO E VÍDEO)
    Pois sou a favor de muita coisa mas primeiro estes é que deviam dar o exemplo e ponto final acho não haver discussão possível alias com tanta coisa mal no Pais neste momento isto é uma vergonha para a própria fiscalização que não devia passar ao lado do próprio estado.

  26. Outra ideia para os “ladrões-sem vergonha-do-fisco-que-são-os-únicos-funcionários-públicos-não-perseguidos-mas-premiados-à-percentagem” : taxar a ocupação da areia da praia ao m2 ! Com majoração sempre que a área tenha vista para raparigas em topless ou gajos com músculos e tatuagens . Depois oferecer às pequenas do topless e aos gajos dos músculos uma percentagem das taxas arrecadadas, pagas em Certificados Aforro ou Rifas para o próximo cargo na Secretaria de Estado dos Impostos. Se estamos no domínio do “vale-tudo-para-sacar-tudo” … porque não? Finalmente, o PR poderia condecorar ainda as tipas do topless que sacassem mais … Éramos ainda mais roubados, mas sempre víamos umas mamocas giras nas notícias…

  27. É triste de facto. Conheço vários países , e em nenhum deles existe tanta falta de coerência como no nosso.E uma perseguição a todos os níveis por todas as instituições do estado, finanças , segurança social, gnr. Neste momento vivemos num país onde foram criados mecanismos em que o estado pode actuar a qualquer momento de forma coerciva , tirar nos tudo a qualquer momento . Conheço pessoas que levaram penhora na casa porque se esqueceram de pagar 10€ de água ao munícipe . É uma autêntica vergonha.
    Acredito que somos um povo inteligente com enorme capacidade a todos os níveis . Isso vê- se no estrangeiro .
    Lamentavelmente a nível de governantes somos tão pequenos que mete nojo.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …