/

Fiscais das secretas suspeitos de crimes de corrupção

João Relvas / Lusa

Lucília Gago, procuradora-geral da República

O presidente e o próprio Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa são suspeitos de violação de segredo de Estado e crimes de corrupção.

O Ministério Público está a investigar o presidente e o Conselho de Fiscalização dos serviços de informações portugueses, avança a revista Sábado esta quinta-feira. Os fiscais das secretas são acusados de violação de segredo de Estado e crimes de corrupção.

O inquérito sob investigação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e da Polícia Judiciária (PJ) tem como principal suspeito o presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CFSIRP), Abílio Morgado.

Licenciado em Direito pela Universidade Católica, Abílio Morgado desempenhou altos cargos em quatro governos liderados pelo PSD e em duas presidências da República. Já foi assessor, chefe de gabinete, secretário de Estado da Defesa e da Administração Educativa, consultor para assuntos de Segurança Nacional do ex-Presidente da República Cavaco Silva e secretário do Conselho de Estado.

Está no cargo do CFSIRP desde dezembro de 2017, altura em que foi eleito para um mandato de quatro ano. É no exercício das suas funções que Abílio Morgado é suspeito de ter cometido crimes de corrupção.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.