/

Finlândia. Sociais-democratas vencem com extrema-direita à perna

Jarno Kuusinen / EPA

Líder do Partido Social Democrata (SDP) finlandês, Antti Rinne

Este domingo, o Partido Social-Democrata (SDP) obteve uma vitória tímida nas eleições legislativas da Finlândia, com 17,7% dos votos.

O Partido Social-Democrata finlandês (SDP) venceu as eleições deste domingo por uma curta margem, com apenas 0,2% de diferença face ao segundo partido mais votado, o eurocético e populista Partido dos Finlandeses. Este resultado marca a primeira vitória do partido do centro-esquerda finlandês numas eleições legislativas nos últimos 20 anos.

No seu discurso de vitória, em Helsínquia, Antti Rinne, líder do SDP, afirmou que, “pela primeira vez desde 1999, somos o maior partido da Finlândia”.

“O SDP é o partido do primeiro-ministro”, decretou, quando estavam contados 97% dos votos e o seu partido seguia à frente com 17,8% dos votos, o que equivale a um mandato de 40 dos 101 deputados do Parlamento, segundo o Observador. O partido assumiu a liderança do processo de negociações para formar uma coligação governamental.

Em segundo lugar, ficou o Partido dos Finlandeses (antigo Verdadeiros Finlandeses), de extrema-direita, com 17,6% dos votos e menos um deputado. Em entrevista a uma rádio local, o líder Jussi Halla-aho deixou claro que está “aberto” a negociar, mas que mantém as suas linhas vermelhas.

“Não nos podemos juntar a um partido que não esteja comprometido com a redução da imigração danosa para a Finlândia, esse é um dos pontos”, afirmou.

Numas eleições com uma taxa de participação de 72%, os sociais-democratas conquistaram então 40 assentos no Parlamento, apenas mais um do que o Partido dos Finlandeses.

Antes das eleições deste domingo, a maioria dos partidos descartou qualquer coligação com o partido de extrema-direita. No entanto, no discurso de vitória, Rinne não excluiu liminarmente uma aliança com o partido da extrema-direita.

O ex-primeiro-ministro e líder do Partido Centro, Juha Sipilä, assumiu-se como um dos derrotados da noite, com o seu partido a ficar em quarto lugar, atrás do SDP, dos Finlandeses e do Partido da Coligação Nacional (centro-direita).

“Estou muito desiludido e o Centro é o maior perdedor nesta eleição. O povo falou”, disse Sipilä à YLE. À AFP, o antigo primeiro-ministro culpou as “difíceis decisões económicas” que o seu Governo tomou como responsáveis por este resultado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.