Financiadores norte-americanos deram milhões a grupos de direita no Reino Unido

Onze doadores norte-americanos deram mais de 3,7 milhões de dólares a grupos de direita no Reino Unido que se impuseram no debate sobre o Brexit e o futuro do comércio britânico com a União Europeia.

O The Guardian avança esta sexta-feira que onze doadores norte-americanos deram mais de 3,7 milhões de dólares, cerca de 3,36 milhões de euros, nos últimos cinco anos, a grupos de direita no Reino Unido que se impuseram no debate sobre o Brexit e o futuro do comércio britânico com a União Europeia.

Os financiadores, entretanto identificados, levantam grandes preocupações sobre a influência do financiamento estrangeiro na política britânica.

Estas doações foram concedidas a quatro think tanks (grupos de reflexão) e a uma organização que diz ser independente e representar os contribuintes britânicos comuns.

O jornal analisou documentos fiscais norte-americanos e outras declarações públicas e compilou uma lista parcial de doadores americanos a grupos britânicos desde 2014. Algumas doações foram tornadas públicas, mas estes grupos têm uma política de não divulgação dos seus doadores, por respeito à privacidade dos seus apoiantes. Só as tornam públicas quando assim é a vontade dos próprios doadores.

Os críticos defendem que os grupos britânicos não são totalmente transparentes sobre quem os financia. Entre eles, segundo o Expresso, estão incluídos o Institute of Economic Affairs (IEA), o Policy Exchange e o Instituto Adam Smith. Este último instituto incorpora um conjunto de think tanks que alavancaram algumas das privatizações mais controversas dos Governos conservadores de Margaret Thatcher e John Major.

Os doadores incluem fundações financiadas pelas fortunas de homens de negócios, incluindo a Chase Foundation do estado da Virgínia e a Rosenkranz Foundation.

Muitos deles doaram quantias avultadas a uma série de grupos americanos com a mesma orientação política e que, à semelhança dos grupos britânicos, promovem uma agenda de um mercado livre com impostos baixos, negócios pouco regulamentados e a privatização de serviços públicos, acrescenta o jornal britânico.

Em fevereiro deste ano, a reguladora Charity Commission fez um aviso formal ao IEA pela falta de equilíbrio e neutralidade num relatório que defendia uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo.

A advertência acabou por ser retirada e o relatório republicado com edições. Na sua versão original, o documento era apoiado por proeminentes deputados conservadores como o antigo ministro para o Brexit David Davis e o atual líder da Câmara dos Comuns, Jacob Rees-Mogg.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ora aí está. Gato escondido sempre lhe aparece o rabo. Há muito que vem parecendo estranho o fervor de Boris Johnson num brexit à bruta. Deve estar a ser bem pago por gente que não tem interesse nenhum numa Europa economicamente forte.

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …