Finanças vão inspecionar inventário de 10 mil empresas

Cerca de três mil funcionários das Finanças vão fazer, a partir desta sexta-feira, um “controlo rigoroso dos inventários” de dez mil empresas onde foram detetados indícios de evasão fiscal, e outras com dívidas fiscais, anunciou o Ministério das Finanças.

A operação “Stocks II” dá sequência a uma outra (“Stocks”), lançada em dezembro do ano passado, na qual foram fiscalizados os inventários de 10.131 empresas previamente selecionadas de norte a sul do país.

O Ministério das Finanças adianta que se pretende agora efetuar “o controlo rigoroso dos inventários de mais de 10 mil novas empresas que foram detetadas com indícios relevantes de evasão fiscal, bem como de empresas com dívidas fiscais, de forma a proceder às correções devidas e à instauração dos respetivos processos de infração fiscal”.

Durante a inspeção serão conferidos fisicamente os inventários que as empresas possuem em armazém, de forma a comprovar a veracidade das quantidades declaradas pelas empresas até ao passado dia 6 de fevereiro.

O objetivo é reforçar a eficácia do combate à economia paralela e o controlo de situações de subfaturação pelas empresas, com base no cruzamento de dados do sistema e-fatura e do sistema eletrónico de comunicação de documentos de transporte.

Segundo as Finanças, muitas das empresas acompanhadas na primeira fase regularizaram voluntariamente a sua situação tributária, o que permitiu um crescimento de cerca de 90% do valor do IVA entregue pelas empresas acompanhadas, inscritas no regime trimestral, e de cerca de 30% do valor do IVA das empresas.

No passado dia 13 de fevereiro, o Ministério das Finanças tinha anunciado que cerca de 95% das empresas obrigadas a comunicar eletronicamente os inventários tinham cumprido voluntariamente essa obrigação junto da Autoridade Tributária (AT).

O Orçamento do Estado para este ano obriga os sujeitos passivos com volume de negócios superior a 100.000 euros a comunicar eletronicamente à AT, até ao final do mês de janeiro de 2015, a inventariação das mercadorias que possuem em armazém, com discriminação obrigatória das respetivas quantidades.

Esta nova obrigação fiscal visa detetar esquemas de evasão fiscal das empresas através da não faturação de vendas e simulação de stock de mercadorias.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. entao nao vao fiscalizar o patromonio dos politicos o mau e quando os outros o fazem eles ate sao remediados naquilo que mostarm por detras ha sempre mais e mais esperamos para ver . coiotes e sanguessugas

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …