Protestos no Chile obrigam CONMEBOL a mudar final da Libertadores para o Peru

A CONMEBOL anunciou, esta terça-feira, que a final da Taça Libertadores vai realizar-se no Estádio Municipal de Lima, no Peru, a 23 de novembro.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) anunciou, esta terça-feira, que mudou o palco da final da Taça Libertadores, que iria realizar-se em Santiago, no Chile. O confronto entre o Flamengo e o River Plate vai agora realizar-se no Estádio Municipal de Lima, no Peru, a 23 de novembro.

No seu site oficial, a CONMEBOL confirma que a mudança foi feita por “circunstâncias de força maior e ordem pública, analisadas e avaliadas com prudência, considerando a segurança dos jogadores, do público e das delegações”, cita a Renascença.

A decisão reuniu o consenso dos presidentes dos dois clubes, das federações do Brasil, da Argentina e do Chile.

Em causa está a atual instabilidade que se vive na capital chilena, que tem sido palco de vários protestos da população contra o Governo do Presidente Sebastián Piñera e que já fez 20 mortos e mais de mil feridos.

Segundo o Diário de Notícias, a mudança de estádio acontece dias depois de a ministra dos Desportos chilena, Cecília Pérez, ter garantido que a final da Taça ia realizar-se em Santiago.

“Recebi uma chamada do presidente da CONMEBOL e confirmei-lhe, em nome do Presidente Sebastián Piñera, a nossa firme vontade e compromisso de acolher a final da Taça Libertadores no nosso país”, afirmou no final de outubro.

A declaração surge no mesmo dia em que o Governo chileno anunciou que também não iria acolher a 25.ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas.

38 anos depois, o Flamengo, orientado pelo treinador português Jorge Jesus, está na final da Taça Libertadores e irá enfrentar os argentinos do River Plate, campeões em título.

Para o Flamengo, será a segunda final da principal competição da América do Sul e, para Jorge Jesus, a terceira de uma prova internacional de clubes, depois de duas derrotas pelo Benfica na Liga Europa, com Chelsea (2012/13) e Sevilha (2013/14).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.