38 anos depois, Flamengo de Jorge Jesus está na final da Taça Libertadores

O Flamengo qualificou-se, esta quarta-feira, para a final da Taça Libertadores ao golear em casa o Grêmio por 5-0, na segunda mão das meias-finais.

Depois do empate por 1-1 em Porto Alegre, cinco golos garantiram aos cariocas a segunda presença numa final da Taça Libertadores, 38 anos depois, depois do triunfo de 1981.

Um tento de Bruno Henrique, a fechar a primeira parte, aos 42 minutos, e dois do ex-benfiquista Gabriel Barbosa, vulgo Gabigol, aos 46 e aos 56, o segundo de grande penalidade, deixaram a contenda resolvida ainda com mais de meia hora para jogar.

Até ao final, o Flamengo, orientado pelo português Jorge Jesus, passeou a sua classe e conseguiu chegar à goleada, com dois golos dos centrais, primeiro do espanhol Pablo Marí, aos 67 minutos, após canto de De Arrascaeta, e depois de Rodrigo Caio, aos 71, após um livre de Éverton Ribeiro.

Este foi maior triunfo caseiro de sempre face ao Grêmio e o 18.º jogo consecutivo sem perder do conjunto de Jesus: 15 vitórias e três empates, com 41-8 em golos, depois do 0-3 no reduto do Bahia, no passado dia 4 de agosto.

Na final, marcada para 23 de novembro, em Santiago do Chile, o Flamengo, vai enfrentar os argentinos do River Plate, campeões em título, que derrotaram os compatriotas do Boca Juniors na outra meia-final (2-0 e 0-1).

Para o Flamengo, será a segunda final da principal competição da América do Sul, e, para Jorge Jesus, a terceira de uma prova internacional de clubes, depois de duas derrotas pelo Benfica na Liga Europa, com Chelsea (2012/13) e Sevilha (2013/14).

“É a minha terceira final muito importante. Tive duas, infelizmente perdi, uma nos penáltis e outra aos 92 minutos. Só perde e ganha quem chega. Quem não chega, nunca vai perder. Entre a resolução, a tristeza e a satisfação, há muita proximidade. Em Portugal, costumamos dizer que vamos à final para ganhar. E é isso que pensamos”, afirmou o técnico português depois da vitória no Maracanã, citado pelo jornal A Bola.

Jesus, que foi ovacionado pelos adeptos no estádio, com os já habituais “Olê mister”, também não esqueceu dos adeptos que, além fronteiras, também torceram pelo clube. “Sei que o jogo foi transmitido em Portugal, começou pelas 01h00 da manhã, terminou pelas 03h00 e sei que as audiências foram top. Quero mandar um abraço para Portugal“.

Além de estar a um triunfo da final da ‘Champions’ da CONMEBOL, o conjunto do Rio de Janeiro segue destacado na liderança do campeonato brasileiro, dez pontos à frente do campeão Palmeiras, a onze jornadas do fim — será o primeiro desde 2009.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.